Notícias

14/09/2013 | 11h00m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Ag News

Dedé Santana desabafa: “O circo está agonizando”

Ator fala sobre as dificuldades que os artistas circenses têm enfrentado

Dedé Santana desabafa: “O circo está agonizando” - Ag News

Nascido e criado na lona de um circo, Dedé Santana não se conforma em ver como a arte circense está chegando ao fim.

Em conversa com O Fuxico, Dedé contou que, vira e mexe, um amigo faz contato e o convida para uma participação em sua lona.

“Tenho feito shows pelo Brasil, com muitos amigos que foram criados em circo comigo. Nossa, é muito mágico, as pessoas se emocionam e se divertem. Me sinto muito à vontade no picadeiro de um circo. pois o picadeiro ainda é a maior cultura do nosso país. Pena que pouco valorizada”, disse Dedé.

O humorista contou que sente muito triste ao ver o circo se acabando aos poucos.

“Infelizmente o circo está agonizando. Não há valorização no espetáculo brasileiro. Para ter uma ideia, quando um circo de fora do país chega, como o Soleil, por exemplo, eles recebem apoio de todos os lados como prefeitura, bancos e cobram valores altos por seus ingressos. Os nossos cobram R$10 pelo ingresso. É triste isso”.

Questionado se ainda há como salvar o circo brasileiro, Dedé diz:

“Se o governo e a prefeitura ajudar sim. Sem ajuda, não dá, pois tudo é muito caro: aluguel do terreno, taxa da prefeituta, equipe de bombeiro, polícia, ambulância, tudo tem gastos que o circo não consegue arcar. Os poucos artistas bons que tempos estão partindo para o Circ du Soleil. Os bons artistas do globo da morte estão em Las Vegas. A arte mais popular que existe está morrendo”.

Dedé acha ainda que deveria haver uma fiscalização maior e a legalização de uso de animais nas lonas, sempre com acompanhamento específico para ver que não há maus tratos.

“Deviam regulamentar quem pode e quem não pode ter animais de circo. Claro que existem pessoas que maltratam os bichinhos, mas para isso deveria ter fiscalização e punição. Pois tem muita gente do bem, que alimenta, trata, ama os animais que trabalham nas lonas e que são injustiçados. Para retirar os animais, os fiscais batem em famílias, tomam animais. Para tudo tem que ter uma regra. Quer saber? Os animais que tiraram do circo, todos, morreram, infelizmente. Porque tinham cuidados, alimentação e apego aos seus tratadores. Em Miami eu fui a um tcirco e me encantei: sentado na plateia, de repente entram 30 elefantes, cada um com uma mulher linda conduzindo. Aqui não pode ter cachorro, ponei. Isso chama atenção das crianças. Ah, também estão proibindo as crianças de trabalharem também. Daí não tem como ter um bom palhaço, se ele esta com os pais e quer começar a trabalhar em circo, não há autorização”.

Dedé contou que Tiririca, um dos deputados eleitos co0m o maior numero de votos, bem que tentou melhorar as condições do circo, mas não teve sucesso.

“Tiririca tentou ajudar no congresso e não conseguiu. O que conseguiu foi mínimo. O circo é lindo e faz muita falta para a grande cultura do Brasil. Em santa Catarina e Rio Grande do Sul, por exemplo, existem muitos circos. Vários atores de TV e cinema famosos começaram no circo. Oscarito foi o maior comediante que tivemos e antes, era palhaço de circo. Outros tantos grandes, vieram do circo. Pena que está acabando”, finaliza.

Dedé Santana e Renato Aragão filmam na Espanha
Dedé Santana participa de filme ao lado da filha
Dedé Santana participa de especiais da Globo

Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico