Notícias às 10:03

Dennis Carvalho avalia estreia em tempos de muita disputa na audiência

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

O jeito expansivo e o farto sorriso de Dennis Carvalho são agregadores. Aos 48 anos de carreira, este ator e diretor paulistano não se intimida com uma possível baixa audiência em seu retorno para o horário das seis. Sempre rodeado de atores que trabalham com ele há anos, Dennis volta ao ar na direção geral de Lado a Lado, que estreia no próximo dia 10. Assinada pelos autores João Ximenez Braga e Claudia Lage, que pela primeira vez escrevem sozinhos uma trama, a história de época – supervisionada por Gilberto Braga – estreia em um período complicado, perto do horário de verão e com o horário político, que normalmente costumam derrubar a audiência dos folhetins. Mesmo assim, Dennis, que não dirigia uma trama das seis desde Como Uma Onda, em 2004, está confiante no projeto que retrata um período histórico inédito nas novelas: a Belle Époque.

"Vamos entrar em um momento difícil, mas temos o público cativo do horário. Apostamos muito na história de duas mulheres revolucionárias para a sua época", anima-se Dennis, referindo-se às protagonistas vividas por Marjorie Estiano e Camila Pitanga.

 No entanto, um dos maiores trunfos da trama é a assinatura de Walter Carvalho na direção de fotografia. Dennis, que há tempos tenta trabalhar com este cineasta, que é uma espécie de herdeiro do Cinema Novo, finalmente conseguiu conciliar as agendas.

"Estávamos nesse namoro há uns dois anos. Coincidiu de ele poder fazer essa novela de época. Vai ser bom porque o trabalho dele vai aparecer ainda mais. Como a luz é de cinema, a câmara, o tom da imagem e a cor também serão",adianta Dennis.

 Mas o verdadeiro tom da trama, que fala sobre grandes casos de amor, vai ser dado pelos panos de fundo que serão retratados na produção. Histórias de como nasceram as favelas no Rio, como chegou o futebol e o nascimento do samba dão a bossa necessária para trazer ainda mais charme ao período pós-abolicionista. Para retratar a arquitetura da época, a equipe de Dennis gravou diversas cenas externas em São Luís do Maranhão e em Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio.

"Em Petrópolis, a cidade parou para gravarmos. Fechamos ruas e a prefeitura nos ajudou bastante. Já no Maranhão, cercamos todo o Centro Histórico. Estava um calor desgraçado, mas foi legal",diverte-se o diretor, que assume que muitas vezes tem vontade de voltar para a frente das câmaras.

"Quando pinta um personagem legal, eu faço. Nessa novela, não vou fazer nada",avisa.


O começo da carreira de Dennis foi como ator na extinta TV Tupi, em 1964, em São Paulo, em vários teleteatros. Já em 1975, ele estreou na Globo como ator em Pecado Capital. No entanto, sua estreia como diretor foi acontecer três anos mais tarde, quando Daniel Filho o convidou para dirigir Dancin' Days, em 1978. Ele entrou na metade da trama e acabou começando uma grande parceria com o autor, Gilberto Braga, que se estende até hoje.

"Quando o Gilberto escreve uma cena, ele já sabe como eu vou dirigir. Temos uma afinidade enorme em tudo", ressalta.

 

Dennis Carvalho curte praia em família
       
 

 

Notícias Relacionadas