Notícias às 11:28

Déo Garcez e Nívia Helen apresentam espetáculo em universidades

Divulgação

Conhecido por sua atuação em novelas como Xica da Silva, Mandacaru, O Cravo e A Rosa, além dos remakes de Escrava Isaura e Carrossel, Déo Garcez tem se dedicado com afinco ao teatro.

O ator maranhense, ao lado da atriz Nívia Helen, tem emocionado plateias com a peça  Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade. O espetáculo tem sido montado em instituições de ensino, além de teatros.

Em cena, os atores contam a história de Luiz Gama, um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe uma escrava alforriada, Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai.

Um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, Luiz Gama foi reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB. Ele foi também a primeira voz negra da literatura brasileira. 

Após a peça os atores realizam um debate com alunos e professores.

Notícias Relacionadas