Imprimir

Notícias

13/07/2018 | 15h40m - Publicado por: Empoderadxs | Foto: Divulgação

Dia do Rock | Conheça 10 Hinos Empoderadores que fizeram história

Ritmo é um dos mais populares, pelo mundo

Dia do Rock | Conheça 10 Hinos Empoderadores que fizeram história - Divulgação
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

O  Empoderadxs fez uma seleção dos hinos do rock que fizeram história quebrando paradigmas e dando voz a causas que até então eram tabu ou pouco representadas na sociedade.

Aumenta o som e  confira!

Matéria original do site Empoderadxs, cedida gentilmente para OFuxico.

 

#01 I WANT TO BREAK FREE – QUEEN

Lançada em 1984 é um dos maiores hinos LGBT e do rock, por mais incrível que pareça não foi escrita por Freddy Mercury, e sim pelo baixista John Deacon. Durante a gravação da música que faz parte do álbum “The Works” a banda estava em crise, mas seguiram em frente sem problemas. Apesar de super bem aceito nas emissoras britânicas, o clipe do single chegou a ser censurado em alguns países como sendo “impróprio” na maioria dos canais norte americanos.

 

#02 EAT ME ALIVE – JUDAS PRIEST

Criada em 1969 a banda inglesa é uma das maiores bandas no cenário heavy metal. Surpreendendo à todos quando se declarou gay Rob Halford vocalista do Judas Priest trouxe visibilidade Queer ao metal ao continuar com ótimas letras e abordando (mesmo que de forma tímida) questões LGBT, além de liberação sexual. Conseguimos ver isso pelas músicas “Eat Me Alive”, “Pain and Pleasure” e “Turbo Lover”.

 

#03 O TEMPO NÃO PARA – CAZUZA

Cazuza, um dos cantores nacionais mais marcantes dos anos 90 apesar de ser gay nunca deixou isso muito explícito em suas canções, “O Tempo Não Para” talvez seja a música que apresentasse um mínimo de representatividade do cantor, mais especificamente no trecho: “Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro. Transformam o país inteiro num puteiro pois assim se ganha dinheiro”. Criada pós época da ditadura militar a música faz menção do quanto o moralismo e o conservadorismo ainda dominam a sociedade brasileira.

 

#04 ELVIRA PAGÃ – RITA LEE

Rita Lee é a cantora nacional com o maior número de músicas feministas em seu repertório, “Elvira Pagã” contesta a “moral e os bons costumes”na época e aborda a libido e desejos da mulher. A música repreende as expectativas e projeções do homem com relação à mulher “ideal” que é obediente e comportada aos olhos dele e da sociedade, isso é feito de maneira bem irônica e sarcástica na canção fazendo comparação com a própria Elvira Pagã que foi uma vedete da década de 1930.

 

#05 I LOVE ROCK AND ROLL – JOAN JETT

Ex-integrante da banda “The Runaways” Joan Jett seguiu em uma carreira solo de muito sucesso. “I Love Rock and Roll” foi originalmente gravada pela banda “The Arrow” porém ficou mais conhecida mundialmente na voz marcante de Joan e se tornou o maior single da cantora, a versão gravada em 1982 com sua banda “The Blackhearts” atingindo o primeiro lugar da Billboard e talvez seja um dos maiores clássicos do rock até hoje gravados por uma mulher.

 

#06 FOXY LADY – JIMI HENDRIX

Pioneiro do rock psicodélico dos anos 60 / 70, Jimi Hendrix é um dos grandes nomes conhecidos negros conhecidos dentro do rock and roll e era conhecido por suas performances incríveis e suas famosas guitarras incendiadas. Foxy Lady é um single de 1967 do álbum “Are You Experienced” e é erroneamente chamado de “Foxey Lady” unicamente por um erro de impressão na versão norte-americana do disco, erro reproduzido até hoje, inclusive em várias mídias do cantor.

 

#07 COMING CLEAN – GREEN DAY

O trio punk californiano é uma das maiores bandas representantes do estilo. A música “Coming Clean” fala sobre a bissexualidade do vocalista Billie Joe Armstrong e não é a única música explorando a sexualidade do vocalista dentro do álbum “Dookie”, no single “Basketcase” uma troca de pronomes proposital é feita para acentuar: “Que as coisas não são tão preto no branco como na época de nossos avós”, de acordo com Billie Joe.

 

#08 WHEN THE WHIP COMES DOWN – ROLLING STONES

A banda britânica foi criada no ano de 1962 em Londres e é considerada até os dias atuais como uma das bandas mais clássicas do rock e já vendeu cerca de 240 milhões de álbum pelo mundo. Lançou em 1978 o álbum “Some Girls” que contém uma das mais faladas músicas dos Stones na época de seu lançamento, pois aborda a relação de um homem gay contra o preconceito social.

 

#09 MENINOS E MENINAS – LEGIÃO URBANA

Criada em 1982 a banda Legião Urbana sempre causou muita polêmica com suas letras nos anos 80 e 90 no Brasil. O vocalista da banda Renato Russo era conhecido por ser abertamente bissexual e isso era refletido em algumas de suas músicas, assim como “Meninos e Meninas” que é considerado um hino bissexual pelo trecho de: ” Gosto de São Francisco e São Sebastião e eu gosto de meninos e meninas”.

 

#10 CHANGES – DAVID BOWIE

Bowie sempre foi a personificação do androginismo e uma de suas fases ele jurava que era um ser de outro planeta (que eu ainda tenho dúvida se não era) seja em suas performances como estilo. Em “Changes” David Bowie reforça o quão importante é se conhecer para poder ser você mesmo ainda que seja “diferente” se julgado pelos outros, siga seu ritmo e lide com suas questões com o tempo que achar mais prudente.

 







Instagram

Instagram

  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram

OFuxico