Notícias

03/09/2014 | 11h45m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução / TV Globo

Diretora de Desenvolvimento da Rede Globo anuncia aposentadoria

Emissora divulgou um comunicado oficial de agradecimento pela dedicação de Alice Maria

Diretora de Desenvolvimento da Rede Globo anuncia aposentadoria - Reprodução / TV Globo

A Diretora de Desenvolvimento de Programas Especiais da Globo anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira (2). Alice Maria atua na emissora desde 1969, logo depois do canal ir ao ar e foi a primeira mulher a assumir um cargo de direção no jornalismo da emissora, passando 20 anos no posto. Em comunicado oficial, Carlos Henrique Schroder e Ali Kamel, diretor geral e diretor de jornalismo e esporte, agradeceram a presença da jornalista e falaram sobre sua carreira brilhante na emissora. Ela foi uma das responsáveis pela criação do Globo News e cobriu eventos como a queda das Torres Gêmeas e a Guerra do Kosovo, na Europa. Confira o texto dos diretores.

"Depois de 48 anos de dedicação plena ao jornalismo de televisão, nossa companheira Alice-Maria decidiu se aposentar. 
A história de Alice se confunde com a própria história do telejornalismo brasileiro. Ela chegou à TV Globo em 1966, um ano após a inauguração da emissora, como estagiária. Ao lado de Armando Nogueira, esteve à frente do jornalismo da Globo por 20 anos, ajudando a criar o padrão de telejornalismo brasileiro, com excelência na forma e no conteúdo. Ao longo desses anos, Alice-Maria desempenhou todas as funções do jornalismo na emissora, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo de direção na Central Globo de Jornalismo.

Em 1969, Alice-Maria participou diretamente da criação do Jornal Nacional, o primeiro programa brasileiro exibido em rede nacional. Em 1973, assumiu a função de diretora de telejornais da Globo. Tornou-se responsável não só pelas notícias veiculadas, como pelos perfis editoriais dos programas e pela preparação dos repórteres de vídeo. Com isso, formou a primeira geração de talentos de vídeo do telejornalismo brasileiro, alguns dos quais no ar ainda hoje.

Incansável na busca da qualidade, Alice esteve atenta a todas as inovações tecnológicas ao longo desses anos e de todas as mudanças de formato que elas trouxeram ao nosso jornalismo. Com a precisão do conteúdo jornalístico, sempre teve exigência máxima. E, com esses parâmetros, liderou a cobertura de todos os momentos importantes da vida do Brasil e do Mundo até 1990, quando deixou a emissora por alguns anos.

Mas, já em 1996, Alice-Maria foi convidada por Evandro Carlos de Andrade para implantar e dirigir a GloboNews, o primeiro canal brasileiro de notícias 24 horas no ar, um projeto desenvolvido por um grupo da Central Globo de Jornalismo em tempo recorde. Com apenas 15 dias no ar, Alice e sua equipe enfrentaram o desafio de cobrir a queda do Fokker 100 da TAM, em São Paulo, um dos mais graves desastres da história da aviação brasileira. Depois vieram a morte da princesa Diana, em agosto de 1997; a guerra no Kosovo, em 1999; as eleições norte-americanas, em 2000 e em 2001, a histórica cobertura do atentado às torres gêmeas do World Trade Center. A GloboNews interrompeu sua programação para acompanhar os desdobramentos do ataque e mostrou, ao vivo, a segunda explosão, na torre sul do edifício.


Em julho de 2009, assumiu a Diretoria de Desenvolvimento de Programas Especiais, com a missão de desenvolver novos talentos de jornalismo, contribuir para a manutenção da qualidade nas coberturas de jornalismo e esportes e supervisionar programas com formato jornalístico voltados para a Responsabilidade Social, grade Cidadania, produzidos pela Globo - Globo Universidade e Ação - assim como os produzidos pela Fundação Roberto Marinho - Globo Educação, Globo Ecologia e Globo Ciência, transformados agora no 'Como Será?'.


Com talento raro e dedicação ilimitada, Alice-Maria nos deixa um legado de busca permanente da qualidade. À ela, nossos mais sinceros agradecimentos  e toda a nossa admiração, com os melhores votos de felicidades nessa nova etapa da sua vida.   

Carlos Henrique Schroder e Ali Kamel

Rio de Janeiro, 02 de setembro de 2014”, escreveram os executivos.

A Globo ainda não anunciou o substituto oficial do cargo de Alice Maria. Por enquanto, Mariano Boni, diretor executivo da empresa, fica no posto aberto pela jornalista.

Othon Bastos segue internado, no Rio de Janeiro
Bárbara Paz dá sorriso tímido a paparazzo antes de deixar o Rio de Janeiro
O Dono do Mundo sucede Dancin Days, no Canal Viva
Império: Du fica grávida de João Lucas

Instagram

Instagram

  • A última festa de #afazenda também fez a internet ficar repleta de memes, principalmente quando se trata do Twitter. Confira alguns dos comentários mais divertidos, sobre tal assunto, em #OFuxico!
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • A mamãe coruja @sabrinasato deixou os fãs ainda mais encantados e derretidos, ao compartilhar uma linda foto com a filha, Zoe. Confira em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • @arlindocruzobem é registrado tomando sorvete e momento emociona fãs. Veja mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • @drmarcosharter usou o Instagram para falar de @nadjapessoa e parabenizar a @recordtvoficial, por mais uma edição de #afazenda. Confira mais em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Principalmente por meio de seu perfil oficial no Twitter, @boninhooficialbbb tem dado algumas dicas sobre o #bbb19. Leia mais sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Divulgação/TV Globo/BBB
  • A última festa de #AFazenda foi marcada por várias brigas e discussões, dando muito o que falar, principalmente na internet. Saiba tudo sobre o assunto clicando em #OFuxico!
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • @wanessa fez uma super festa para celebrar o aniversário do filho mais velho, José Marcus. Veja mais detalhes do evento em #OFuxico!
📷: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico