Notícias

23/12/2012 | 10h16m - Publicado por: Anna Bittencourt/ Pop Tevê para O Fuxico | Foto: Divulgação/TV Globo

Doce de Mãe retrata, com doçura e humor, a realidade da terceira idade

Elenco e direção falam sobre o especial da Globo

Doce de Mãe retrata, com doçura e humor, a realidade da terceira idade - Divulgação/TV Globo

O final do ano, especialmente o de 2012, com tantas promessas para o fim do mundo, costuma trazer uma certa melancolia e reflexão em torno do que foi feito antes e do que será feito a partir da meia noite do dia 31 de dezembro. Para o roteirista e diretor Jorge Furtado, o objetivo do especial Doce de Mãe é aceitar as diferenças e passar a conviver bem com elas.

"É um especial sobre a família, para a família", explica o autor do telefilme, escrito em parceria com Ana Luiza Azevedo e Miguel da Costa Franco.

Descrito por seus roteiristas como uma comédia triste, o especial gira em torno de Picucha, de Fernanda Montenegro, uma senhora com mais de 80 anos e seus quatro filhos. A graça da trama gira em torno de quem irá cuidar da matriarca, agora que Zaida, de Mirna Spritzer, sua empregada e fiel escudeira, se casará e mudará para outra cidade. Antes mesmo de ter o elenco definido, já era certo que caberia a Fernanda Montenegro interpretar a personagem central.

"A Picucha foi feita para ela. E ela adorou logo que leu a primeira versão do roteiro", conta Ana Luiza Azevedo.

Os demais atores também foram escolhidos a dedo.

"Foi uma mistura de quem já tinha trabalhado com a gente, com quem gostaríamos de trabalhar", revela Jorge Furtado.

A partir daí, foram escolhidos os intérpretes dos filhos: Marco Ricca, Louise Cardoso, Mateus Nachtergaele e Mariana Lima. Além dos que vivem os irmãos, o elenco ainda conta com Daniel de Oliveira na pele do morador de rua Jesus.

A produção foi gravada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em setembro. A decoração do apartamento de Picucha, onde acontecem a maioria das cenas, traz um ambiente que remete à casa das avós, com muitos retratos, detalhes e lembranças. 

"A decoração não representa uma época definida, mas a história de uma vida", revela o diretor de arte Fiapo Barth.

Para os autores, a ideia de abordar a terceira idade foi natural.

"É um assunto com qual todos nós nos deparamos e convivemos em algum momento da vida", explica Ana.

Ao longo da trama, o espectador é enganado com diversas pistas falsas, que indicam possíveis caminhos a serem tomados.

"O personagem da Fernanda, por ser muito amoroso, acaba modificando os filhos", adianta Louise Cardoso, que vive a filha mais velha e mais controladora de Picucha.

Elenco e autores fazem graça com a trama, que chega a ter o futuro da matriarca decidido em uma disputa de dados. Mas, para Marco Ricca, o tema deve ser tratado com cuidado.

"É um assunto muito sério no Brasil, porque a população envelheceu muito", explica o ator.

Doce de Mãe, com duração de 70 minutos, vai ao ar dia 27 de dezembro, logo após Salve Jorge. A princípio, o telefilme será a única vez que o público poderá ver esse jogo de empurra-empurra familiar. No entanto, a produção está sob análise da emissora e, dependendo da audiência, pode virar uma série já no segundo semestre de 2013. Embora atores, autores e diretores desejem a continuação da trama, a disponibilidade dos envolvidos para o próximo ano ainda não é certa. Fernanda Montenegro já está escalada para o remake de Saramandaia e Louise Cardoso fará Sangue Bom, que sucede Guerra dos Sexos.

Ainda sem nenhum projeto confirmado, Marco Ricca torce para a continuação da produção.

"Ano que vem, devo fazer uma novela. Mas, se Doce de Mãe vingar, com certeza dou preferência à série", garante.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico