Notícias

24/06/2006 | 11h42m - Publicado por: Ará Rocha

Doenças do Coração: saiba como cuidar de seu bom amigo

Doenças do Coração: saiba como cuidar de seu bom amigo

O coração é um dos órgãos vitais do nosso corpo. Ele é o responsável pelo bombeamento de sangue oxigenado (ou arterial) que vem dos pulmões para toda a circulação. Mas é preciso atenção para que este “aparelho” funcione corretamente.

Se uma pessoa não possui uma dieta equilibrada, tem aumento de colesterol, vida sedentária e estressante, fuma e não pratica atividades físicas regularmente, o coração pode dar um sinal de alerta de que alguma coisa está errada. Em alguns casos, este sinal chega tarde demais.

A reportagem de OFuxico conversou com o Dr. Hussein Hassan Yaktine, Cardiologista Intervencionista do Centro de Cardiologia Clínica que leva seu nome, para saber um pouco sobre as doenças do coração. Um alerta: mulheres na fase da menopausa se equiparam ao homem, em relação ao risco de sofrer um infarto.

OFuxico - Quais são as doenças mais constantes do coração?
Dr. Hussein Hassan Yaktine - Dentro das doenças cardiovasculares, as mais constantes são as doenças isquêmicas coronarianas, hipertensão arterial sistêmica, insuficiência cardíaca congestiva (incapacidade do coração de bombear o sangue em quantidade suficiente para o corpo, diminuindo o fluxo do sangue aos órgãos vitais, como cérebro, rins e o próprio coração, além de outros tecidos e órgãos) e dislipidemia (aumento anormal da taxa de lipídios no sangue). Seguida das valvulopatias (insuficiência mitral) e miocardiopatias (distúrbios da função miocárdica).

OF - Que tipo afeta mais o homem e qual afeta a mulher?
Dr. Hussein - A doença ateromatosa coronariana na mulher passa a ter mais significância após a menopausa. O motivo é a perda do efeito protetor hormonal. Nesse caso, a mulher se equipara na incidência de infarto em relação ao homens.

OF - Infarto e ataque cardíaco é a mesma coisa?
Dr. Hussein -  O infarto é a expressividade de uma obstrução coronariana. Já o ataque cardíaco  poderá ser conseqüência de um infarto, ou secundário a uma arritmia cardíaca que não seja necessariamente resultante de uma coronariopatia obstrutiva.

OF - Há uma maneira de se precaver de um infarto?
Dr. Hussein - Sim, as pessoas devem manter uma boa qualidade de vida, evitar ou controlar os fatores de risco cardiovasculares como tabagismo, obesidade, diabetes, sedentarismo, hipertensão arterial e stress; e realizar check up cardiológico completo anual.

OF - Quais os sintomas de um infarto?
Dr. Hussein - Os sintomas clássicos são dor no peito de forte intensidade, podendo irradiar para braço esquerdo, mandíbula, pescoço e para as costas. Associado ou não com falta de ar, suor frio, náuseas, vômitos e palpitações. Em pacientes diabéticos e já revascularizados, muitas vezes os sintomas de infarto podem ser apenas uma falta de ar ou desconforto leve no peito.

OF - Qual o tratamento e os cuidados de uma pessoa que já sofreu infarto?
Dr. Hussein - Os cuidados são: tomar as medicações prescritas pelo seu médico, dieta alimentar, controle rigoroso dos níveis de colesterol e glicemia, atividade física programada, parar de fumar (caso seja tabagista) e manter regularidade nas consultas médicas.

OF - Quando se coloca a ponte de safena?
Dr. Hussein -  A cirurgia de revascularização miocárdica está indicada em casos de lesões coronarianas complexas.

OF - A cirurgia de ponte de safena demora, em média, quantas horas? Como é a recuperação?
Dr. Hussein - Tanto o tempo da cirurgia quanto à recuperação dependem da gravidade do caso. Casos mais complexos, a cirurgia de revascularização miocárdica poderá durar mais de cinco horas e a recuperação mais trabalhosa, com maior permanência na unidade de terapia intensiva. Existem casos mais simples que podem receber alta hospitalar em uma semana. Na residência do paciente, alguns cuidados terão que ser seguidos desde alimentação (dieta equilibrada), fisioterapia respiratória e motora e cuidados até para dormir, devido à incisão cirúrgica.

OF - É verdade que existem infartos mais fraquinhos que outros e que estes seriam um aviso de que um infarto mais forte está por chegar?
Dr. Hussein - As síndromes coronarianas iniciam-se pela ruptura de uma placa instável de ateromatose (gordura). Esta ruptura promove a formação de um trombo, que poderá ser de forma intermitente - resultando em uma angina instável - ou oclusão completa, no caso do infarto, que dependendo do grau e duração da oclusão e se há circulação colateral ou não, é que será o ponto chave da gravidade e intensidade do infarto.

OF - Quais os cuidados para se ter um coração saudável?
Dr. Hussein - Os cuidados consistem em uma dieta equilibrada, redução do colesterol ruim, controle dos níveis pressóricos, redução do stress, parar de fumar, controle da glicemia e atividade física regular.

OF - Como agir no caso de socorro a uma pessoa que está enfartando?
Dr. Hussein - A preservação do músculo cardíaco é tempo dependente, com maior benefício nas primeiras horas e o sentido de urgência é fundamental. Portanto, ao iniciar os sintomas, o paciente deverá tomar dois comprimidos de aspirina e procurar atendimento médico de emergência para iniciar a terapia de reperfusão.

Infarto X Gente Famosa 

Em uma pequena lista, podemos citar nomes de alguns artistas que sofreram um infarto. Alguns deles morreram, por conta da gravidade do ataque que sofreram.

No último dia 17, o humorista Bussunda, 43 anos, do Casseta e Planeta, morreu vítima de um infarto, enquanto jogava bola com seus amigos na Alemanha, onde estava realizando gravações da Copa do Mundo para a atração da Rede Globo.


Em 03 de outubro de 2005, morreu a Rainha do Rádio, Emilinha Borba, também vítima de um infarto. A cantora tinha 82 anos.

No dia 22 de dezembro de 2005, o cineasta, roteirista e produtor brasileiro José Antônio Garcia morreu, vítima de um infarto sofrido na segunda-feira anterior, dia 19 de dezembro. José Antônio atuava na área de cinema desde 1956. Em 1984 ele dirigiu diversos filmes publicitários para a Globotec e em 1988 fundou a sua produtora Estúdio Contato, em sociedade com Alexandre Oliveira.

O ator Guilherme Corrêa, marido da atriz Ana Rosa, morreu na madrugada do dia 2 de fevereiro deste ano. Ele estava internado numa clínica da Barra, no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto.

A cantora Marlene foi internada em 27 de outubro de 2005, por conta de uma crise de hipertensão e insuficiência cardíaca. Depois de ter sido submetida a uma angioplastia coronariana para colocação de três stents (pequenas molas utilizadas para abertura de artérias obstruídas por placas de colesterol), recebeu alta médica.

Em fevereiro deste ano, o ator e diretor Perry Salles, ex-marido de Vera Fischer, sofreu um infarto em casa e teve que passar por uma cirurgia para o implante de um stent.

Em 1999, Cláudia Jimenez sofreu um enfarto. A atriz passou por uma cirurgia cardíaca, na qual colocou cinco pontes no coração – duas mamárias, duas radiais (do braço) e uma safena (da perna). Cinco anos depois, Claudia Foi internada com fortes dores no peito e passou por um cateterismo, que comprovou que não havia obstrução das veias. Daí por diante ficou adepta a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Neste mês, o ator Jerry Lewis sofreu um ataque cardíaco, na semana passada, quando viajava de Nova Iorque a Los Angeles. Aos 80 anos, Lewis sofre de fibrose pulmonar, o que o faz tomar medicamentos muito fortes. Ele foi hospitalizado em San Diego, após sentir-se mal.

Após sofrer um Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e ter passado por cirurgia, a atriz Aracy Cardoso Fróes, de 73 anos, recebeu alta médica e retornou à sua casa.


Pessoas interessadas em agendar uma consulta com o Dr. Hussein Hassan Yaktine, o telefone de contato é (11) 3057-4000.

Imagens retiradas do site do Hospital do Coração: http://www.hcor.com.br/index.asp

Instagram

Instagram

  • #gretchen convida rodo mundo pra assistir a estreia de #Osgretchen , hoje no #multishow @mariagretchen
  • @guguliberato manda o recado!!! Todo mundo ligado no @powercouplebrasil , na próxima terça-feira, na @recordtvoficial Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli

OFuxico