Notícias às 07:00

É Hoje! Gugu Liberato retorna à TV com entretenimento, jornalismo e diversão

Divulgação / Record
Gugu Liberato está de volta às telinhas a partir desta quarta-feira (25). O apresentador, que se consagrou como um dos maiores nomes da televisão aos domingos, agora promete dar o que falar nas noites de terças, quartas e quintas-feiras na Record.
 
Com a bagagem de quase 35 anos de TV, além de carisma e um público cativo, Gugu vai apostar em quadros inéditos, também nos que fizeram sucesso ao longo de sua carreira e ainda em reportagens especiais, incluindo entrevistas exclusivas.
 
A infância
 
Antônio Augusto Moraes Liberato nasceu em 10 de abril de 1959, em São Paulo. É filho caçula de Augusto Claudino Liberato e de dona Maria do Céu Moraes. Tem dois irmãos, Amândio Augusto e Aparecida Liberato, e três filhos: João Augusto e as gêmeas Sofia e Marina com Rose Miriam di Matteo.
 
Quando era criança, Gugu, que é descendente de imigrantes portugueses, acordava de madrugada para ligar o forno de uma padaria da qual o pai era sócio. Outra atividade era a venda e troca de gibis.
 
Aos 8 anos, costumava pegar flores na vizinhança, picotar as pétalas e misturá-las com álcool. Depois, acrescentava um pouco de perfume de sua mãe e vendia às empregadas domésticas do bairro.
 
Gugu foi coroinha na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro do Itaim-Bibi, em São Paulo. Especializou-se em recrutamento de outros coroinhas para casamento e batizados.
 
O início 
 
O primeiro emprego veio aos 12 anos como office-boy da imobiliária de Aparecido Rosa Lima. Nas horas vagas, começou a enviar sugestões de novas atrações para Silvio Santos que, após três semanas, decidiu aproveitar algumas ideias e pagar por elas. Cada sugestão valia 50 cruzeiros. Num único mês, Gugu chegou a ganhar quase mil cruzeiros, muito mais do que o próprio salário.
 
Aos 14 anos, foi contratado como assistente de produção de Silvio Santos. Aos 19, tornou-se produtor do Domingo no Parque e do Cidade Contra Cidade apresentados por Silvio na extinta TV Tupi. Chegou a desistir de tudo para cursar Odontologia, mas voltou atrás.
 
Apresentador
 
Quando retornou à comunicação, trabalhou na Rádio Progresso, na qual apresentou um programa criado por ele chamado Você Sabia?.
 
Pouco tempo depois, conseguiu um emprego de repórter no programa Caravela da Saudade da TV Record ganhando 6 mil cruzeiros. Silvio Santos ficou sabendo de sua volta e o contratou por 18 mil cruzeiros. Logo, Gugu começou a apresentar o quadro Semana do Presidente e acompanhar o então presidente João Figueiredo em suas viagens pelo exterior. 
 
Em 1981, passou a comandar o programa Sessão Premiada e, a partir daí, uma série de programas no SBT. O Viva a Noite tornou Gugu um ídolo nacional, especialmente entre as crianças. O fenômeno de audiência despertou o assédio de outras emissoras.
 
Em 1988, tinha assinado contrato com a Globo, porém, após ter mudado de casa e com o cenário pronto para a sua estreia na emissora, Silvio foi buscá-lo de volta para o SBT. A partir de então, a dupla começou a dividir as tardes de domingo.
 
Programas que marcaram
 
Gugu lançou vários programas em seu horário: Corrida Maluca, TV Animal, Big Domingo, Programa de Vídeos, Super Paradão, Play Game, Domingugu, Nações Unidas, Disco de Ouro e Domingo Legal. Trouxe de volta à telinha os programas Cidade Contra Cidade e Passa ou Repassa, antigos sucessos de Silvio. Aos sábados: Sabadão Sertanejo, Paradão e Sabadão.
 
O Domingo Legal foi o programa com o qual Gugu atingiu os maiores índices de audiência. Foi ao ar de 1993 a 2009 sob seu comando. Os maiores recordes foram os 47 pontos com um especial sobre a morte dos Mamonas Assassinas, 36 pontos com a rebelião do Carandiru em 2001, entre outros.
 
Táxi do Gugu, Prova da Banheira, Sentindo na Pele, Gugu na Minha Casa, Loucuras de Amor, Bom Dia Legal, Telegrama Legal, Labirinto de Cachorros e Mão no Bicho são alguns dos quadros cujas ideias até hoje costumam ser reproduzidos por programas de auditório. 
 
Produtos
 
Gugu sempre foi um atrativo para o mercado publicitário. O carinho e o respeito que os brasileiros sentem por ele sempre foram motivo para que fosse cobiçado pelas empresas para que emprestasse seu nome a produtos. Ao longo da carreira, Gugu lançou uma série quase incontável de brinquedos, gibis, LPs, além de um parque aquático, um parque de diversões. Sem contar na participação em sete filmes, a maioria ao lado dos Trapalhões e de Xuxa.
 
Record
 
Na primeira temporada pela Record, onde chegou em 2009, Gugu consolidou os quadros Sonhar Mais Um Sonho, De Volta Pro Meu Aconchego, Corrida Maluca, Desafio da Internet e o Desafio Musical, além de novos formatos. O Programa do Gugu ficou ao ar até junho de 2013.
 
Com as portas abertas para voltar e com um novo projeto, Gugu se reinventou e está de volta neste dia 25 de fevereiro num formato diferente. O programa será produzido e gerado direto de seus estúdios em Alphaville, em Barueri, na Grande São Paulo. Fãs e famosos desde então participam de um desafio nas redes sociais para dançar o Pintinho Amarelinho como forma de celebrar a reestreia do apresentador.
 
Gugu é o primeiro fruto da parceria entre a GGP (Gugu Produções) e a Record. Com direção-geral de Vildomar Batista, a atração será exibido ao vivo, às terças, quartas e quintas, às 21h45, após a novela Vitória.
 

Notícias Relacionadas