Notícias às 10:37

Eliana batiza o filho Arthur em igreja Anglicana

Ag.News

O filho de Eliana faz 2 anos neste sábado (10), mas só agora foi batizado. Todo estiloso, usando um terninho branco com gravatinha borboleta e cabelinho arrepiado, Artur foi batizado na manhã de hoje, na Catedral Anglicana, em São Paulo.

Também usando traje branco, a apresentadora do SBT posou para fotos na porta da igreja com seu herdeiro e o marido, João Boscoli.

A Igreja Anglicana

Na Inglaterra, no ano de 1533,  o rei Henrique 8º decidiu romper com a Igreja Católica e fundar uma nova igreja. Ele quis  se divorciar da esposa e se casar com a amante. Desde então, a Anglicana segue com regras diferentes da igreja católica: tem mulheres entre seus sacerdotes,  admite gays no clero e já celebra casamento entre homossexuais. Por ser tão moderna, arrebanhou milhões de fiéis pelos 5 continentes. Ao contrário da igreja católica, batiza filhos de casais que não são oficialmente casados e casa pessoas separadas.

O rei Henrique 8o era casado havia 24 anos com Catarina de Aragão. Com ela, teve seis filhos, mas só um deles, uma menina, sobreviveu. Preocupado com o futuro do trono, Henrique deixou-se encantar por Ana Bolena – uma dama educada, culta, jovem e louca para subir na vida. O rei pediu o divórcio. O papa Clemente 7º negou. E ainda se recusou a abençoar a sua segunda união. Henrique 8º não pensou duas vezes: cortou relações com Roma e se declarou o chefe de uma nova Igreja – a Igreja Anglicana.

Esta seria uma versão muito simplista, segundo os anglicanos. Para eles, o desejo de separação já estava presente bem antes desse episódio. Desde o século 2, para ser mais exato. Naquele tempo, ainda não havia a religião católica. Existia apenas o cristianismo. Onde os apóstolos paravam, construíam uma igreja, que ganhava o nome do povo local. Na Grã-Bretanha, virou Igreja Celta: uma adaptação do cristianismo aos costumes, crenças e tradições da região.

No século 6, já a mando da Igreja Católica, santo Agostinho se estabeleceu na cidade inglesa de Cantuária, com o objetivo de converter os anglo-saxões. Virou o arcebispo de Cantuária e colocou a Inglaterra sob a tutela do Vaticano.

 Foi assim por quase 1 000 anos, até que o rei, particularmente afetado pelas regras do catolicismo, decidiu proclamar a independência. Nascia a igreja mais liberal do século 16.

Os anglicanos acreditam na Santíssima Trindade e seguem, como todos os cristãos, as Sagradas Escrituras. Entre o catolicismo e o protestantismo, escolheram o caminho do meio. Dos católicos, pegaram a sua hierarquia de padres, bispos e arcebispos. Mas, como os protestantes, eles não aceitam a autoridade do papa (veja o boxe da pág.82). A figura que mais se aproxima disso é o arcebispo de Cantuária – nome herdado de santo Agostinho –, que passa recomendações e mantém a unidade da Igreja no mundo. Mas não impõe nenhuma decisão.

 Cada província (o grupo de cada país) é livre para questionar as recomendações do líder, que só entram em vigor após serem discutidas entre representantes do clero e dos leigos. Tudo por respeito à filosofia anglicana, que pressupõe a crença inabalável na maturidade dos fiéis. À Igreja cabe apenas a função de orientar os membros por meio do conhecimento do evangelho.

A Comunhão Anglicana está presente em 160 países de todos os continentes. Ao todo, são 80 milhões de fiéis, sendo a 3ª maior comunidade cristã do mundo.

 

 Eliana se emociona em gravação no edifício Copan
Eliana raspa cabelo de Danilo Gentili
Eliana circula em shopping com fantasia de tigre
Eliana grava programa sobre os 63 anos da AACD

Eliana batiza o filho Arthur em igreja Anglicana

Eliana batiza o filho Arthur em igreja Anglicana

Eliana batiza o filho Arthur em igreja Anglicana
 

Notícias Relacionadas