Notícias

14/02/2011 | 13h28m - Publicado por: Felipe Abílio | Foto: Reprodução

Emocionado, Ronaldo anuncia sua saída do futebol ao lado dos filhos

Aos 34 anos o jogador pendura as chuteiras

Emocionado, Ronaldo anuncia sua saída do futebol ao lado dos filhos - Reprodução

Aos 34 anos, Ronaldo convocou uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (14), no centro de treinamento do Corinthians, em São Paulo, para anunciar sua aposentadoria. Bastante emocionado - ele chegou a derramar lágrimas - Fenômeno teve ao seu lado na mesa os dois filhos: Ronald, de sua relação com Milene Domingues e Alex, descoberto recentemente após exame de DNA. A despedida foi ao ar em rede nacional pelas emissoras de tevê.

Com 18 anos de carreira, contusões e aumento de peso, o craque decidiu parar de jogar. O anúncio causou surpresa nos torcedores, três anos após Ronaldo ter sido anunciado como reforço do Corinthians. Hoje, com oito cirurgias no corpo e muitas brigas com a balança e passagens por times europeus de peso como Milan e Real Madrid, o jogador pendura as chuteiras. Antes, porém, fez questão de se despedir dos torcedores. Iniciou a coletiva sorrindo, mas no final se emocionou e chorou.

“Estamos prontos?”, questionou Ronaldo ao sentar na cadeira e em seguida começou a falar. “Como devem imaginar, ouviram falar nesse fim de semana, estou aqui hoje para dizer que estou encerrando minha carreira como jogador profissional, e essa carreira foi linda, maravilhosa, emocionante, tive muitas derrotas infinitas vitórias, fiz muito amigos, não lembro de ter feito nenhum inimigo e enfim, antecipando o fim da minha carreira por alguns motivos importantes.”

O jogador revelou que um dos motivos de sua paralisação foram as várias lesões e que o problema com a balança é por causa de hipotireoidismo, distúrbio que ele nunca havia revelado que sofria.

“Todos sabem aqui do meu histórico, tenho nos últimos dois anos uma sequência muito grande de lesões, que vão de uma perna para outra, de um músculo para outro, e essas dores me fizeram antecipar o fim da minha carreira. Há quatro anos no Milan eu descobri que sofria de um distúrbio que se chama hipotireoidismo e é um distúrbio que desacelera o metabolismo, e que para controlar esse distúrbio teria que tomar uns hormônios, que no futebol não é permitido, porque seria doping. Muitos devem estar arrependidos por terem feito chacotas com meu peso, eu não guardo mágoa de ninguém, só queria explicar isso no último dia da minha carreira."

Ao chegar à parte dos agradecimentos, Ronaldo ficou visivelmente emocionado, principalmente ao se referir ao Corinthians, time que joga desde que voltou ao Brasil.

“Tenho muitos agradecimentos a fazer aqui, todos os clubes, São Cristóvão, Cruzeiro, PSD da Holanda, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan, e ao Corinthians. Quando decidi entrar no Corinthians, eles poderiam trazer o contrato em branco que eu assinaria. Quero agradecer toda a torcida brasileira que vibrou comigo, torceu, chorou junto, caiu comigo quando cai e em especial a do Corinthians, porque ser uma torcida tão empolgante, tão apaixonada, tão entregue... É um time de futebol que certamente essa cobrança e os resultados fazem essa torcida também um pouco, às vezes, agressiva e fora do controle, algumas vezes também. Em outras entrevistas eu falei que não imaginava realmente ter vivido sem o Corinthians, quero agradecer ao presidente e pedir desculpas publicamente por ter fracassado no projeto Libertadores e dizer que a história aqui foi linda, foi maravilhosa, que continuarei ligado e vinculado ao clube da maneira que eles quiserem. Torcendo no estádio, pelo Corinthians.”

Opine: Ronaldo anuncia que vai deixar o futebol

Numerologia: Ronaldo deixa o futebol movido pela energia do recolhimento

O jogador não perdeu a oportunidade ainda de agradecer aos críticos, muitas vezes cruéis com seu desempenho em campo de uns tempos pra cá, e disse que eles o ajudaram a ser mais esperto.

“Quero agradecer aos críticos em geral, todos que criticaram e que me ajudaram a ser mais esperto em cada momento da minha vida”.

 

Sobre o futuro, o jogador falou que vai continuar cuidando de sua agência, que empresaria jogadores em início de carreira e anunciou o lançamento de sua fundação para crianças, Criando Fenômenos.

“Essa semana depois de mais uma lesão, estava refletindo em casa, decidi que era o momento, que já tinha dado o máximo, onde eu nunca imaginei que poderia chegar. Na quinta-feira, quando eu decidi finalizar minha carreira, parecia que eu estava em uma UTI em estado terminal e agora esse anúncio foi a minha primeira morte, é muito duro você abandonar algo que te fez tão feliz, que você tem tanto amor e que você poderia ainda seguir, eu queria muito, mas tenho que assumir algumas derrotas, eu perdi para o meu corpo e esse é o momento. Meu futuro está bem organizado, vou me dedicar à minha agência, daqui há um tempo vamos anunciar a fundação Criando Fenômenos, que eu espero me dedicar muito tempo e é isso”.

BBB11: A mais completa cobertura do Big Brother Brasil e tudo sobre famosos você encontra em O Fuxico!

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico