Notícias às 10:10

Engajada, Maria Paula finaliza tese de mestrado

Divulgação

Na próxima segunda-feira (18), Maria Paula poderá ser vista na tela da Band como repórter do programa A Liga. Mas os fãs saudosos do extinto Casseta & Planeta Urgente também terão a oportunidade de vê-la ao lado dos antigos companheiros. Maria Paula reencontrará o grupo no novo programa deles no Multishow, um mockumentary (um falso documentário) sobre como estão os humoristas atualmente.

"O público é muito carinhoso. A galera mais velha me chama de Dona Casseta até hoje. Já a molecada fala mais do cinema, pois o filme De Pernas Pro Ar marcou bastante", disse ela ao jornal O Globo.

Maria Paula, além de conciliar as duas atrações tem virado noites escrevendo sua tese do mestrado de psicologia na Universidade de Brasília (UnB), cidade onde mora atualmente.

“São narrativas de mulheres que dão à luz dentro da cadeia. Há três anos venho trabalhando nisso, junto aos ministérios da Saúde e da Justiça. Faço palestras para elas sobre a importância da criação de vínculo afetivo com os bebês. Tem muito a ver com meu estudo em psicologia", explicou.

"Quando bebê é bem acolhido pela mãe, eles vão melhor na escola, se saem bem socialmente. Lá na frente, quando receberem um estímulo negativo, não responderão com agressividade, pois, se ganharam amor, vão lidar de forma equilibrada com as situações. As pesquisas comprovam isso. A base do meu trabalho são esses seis primeiros meses de vida. Incentivo as mães a amamentarem olhando para as crianças, a cantarem para elas".

O engajamento de Maria Paula, de 45 anos, nas questões sociais ganhou força quando nasceu sua primeira filha, Maria Luisa, hoje com 11. Ela foi convidada pelo Ministério da Saúde para uma campanha de incentivo ao aleitamento materno. Nesse período, soube que a legislação brasileira trabalhista só garantia quatro meses de licença-maternidade, apesar de o Ministério da Saúde recomentar seis. A atriz e apresentadora, então, lutou pela causa e a campanha acabou garantindo que funcionárias públicas tivessem legalmente direito ao benefício e que empresas privadas pudessem ganhar benefícios fiscais se mudassem suas regras.

"A partir daí, passei a fazer campanha em empresas e, quando isso acabou, fiquei pensando na população carcerária, que é invisível. Cada estado tem uma lei e cada penitenciária tem uma regra. Com isso, há mães que ficam com os filhos só dois meses depois de darem à luz e outras que conseguem seis. Então, tive a ideia de fazer esse estudo. Também participo de campanhas de doação de leite materno. É um trabalho de ativista que tenho há muitos anos", destacou ela ao jornal O Globo.

Apesar do contato constante com bebês, Maria Paula, que também é mãe de Felipe, de 7 anos (ambos frutos de seu casamento com o músico João Suplicy), garante que não pensa em ser mãe novamente. Em 2014, ela se casou com o também músico Victor Valansi, de 25 anos.

A Liga retorna na próxima segunda-feira com nova temporada
Maria Paula sobre A Liga: 'Vai direto ao ponto'
Maria Paula dá expediente como repórter no programa A Liga
Maria Paula vai gravar com Cassetas
Zeca Camargo e ex-VJ’s comemoram 25 anos da extinta MTV

Notícias Relacionadas