Notícias

02/01/2010 | 15h05m - Publicado por:

Especial Dara e Herivelto - quem escreve

Especial Dara e Herivelto - quem escreve
Maria Adelaide do Amaral tem um vasto currículo entre peças teatrais, novelas e minisséries. Portuguesa radicada no Brasil, a autora, nascida na cidade de Porto em 1945, veio aos 12 anos, com a família, para a cidade de São Paulo, onde cursou Jornalismo na Fundação Cásper Líbero. Por 16 anos trabalhou na Editora Abril, até que começou a escrever suas primeiras peças, que hoje somam mais de 14 obras. Estreou na televisão em 1990, co-escrevendo a novela Meu Bem, Meu Mal, com Cassiano Gabus Mendes. Seu primeiro trabalho como autora titular foi em Anjo Mau, em 1997. Depois disso, entre outros trabalhos, foi responsável pelas minisséries A Muralha, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres, Um Só Coração, JK e Queridos Amigos. Agora, a autora embarca em um novo desafio, o de contar a história de Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, um casal com uma trajetória de muitos sucessos e também de muitas polêmicas.

”Eu fui propor uma minissérie sobre a Isaurinha Garcia, e o Mariozinho (Rocha) me perguntou: ‘Por que não Dalva de Oliveira’? Abracei a ideia, imediatamente. Eu cresci cantando Que Será da Luz Difusa do Abajur Lilás, Praça XI e outras composições de Herivelto que se tornaram grande sucesso na voz de Dalva de Oliveira. Cantarolava todo o repertório, principalmente o que dizia respeito ao rompimento”, contou Maria Adelaide.

Para ela, a maior dificuldade de se contar uma história de personagens reais que ainda estão tão recentes na memória popular, é manter um olhar compassivo sobre eles.

Sobretudo sobre o Herivelto Martins. Mas, a delícia é justamente este desafio, de mergulhar na alma e na intimidade dessas criaturas. Ao longo da minha longa carreira, que começou no teatro em 1978, escrevi bastante sobre personagens reais: Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral, Coco Chanel, Juscelino Kubitschek, Yolanda Penteado, Ciccilo Matarazzo, os modernistas e toda aquela galeria de personagens das minhas minisséries históricas. A sensação que tenho é que sempre escrevo sobre personagens reais, mesmo quando são fictícios. Além disso, criei cenas e personagens fictícios para esta minissérie, toda vez que isso se tornou necessário do ponto de vista dramatúrgico”, destacou.

Maria Adelaide aponta que a cena mais difícil de escrever foi a que as crianças, Pery e Bily, são mandadas para o internato por um juiz da Vara da Família.

“Também foi bastante desconfortável escrever algumas cenas em que Herivelto mentia e agredia Dalva. Mas, havia uma dinâmica um tanto complementar (e neurótica) entre os dois. Ele foi um marido delicadíssimo para Lurdes, sua segunda mulher”, ressalta.

A autora afirma que os jovens deverão gostar da história.

“Dalva e Herivelto são bem parecidos com algumas figuras que eles conhecem bem: Courtney Love e Kurt Cobain, Nancy e Sid Vicious e outros casais contemporâneos. Muda a moda, mas a paixão, o ciúme, a traição, a mágoa, o ressentimento pontuam as relações afetivas de todos os tempos”, disse.
Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico