Notícias às 14:00

Especial: Saiba tudo sobre a novela Lado a Lado – Figurino e caracterização

Lado a Lado/TV Globo

Figurino e caracterização

"Era uma época de muita poesia". Foi assim que Beth Filipecki, figurinista responsável por Lado a Lado definiu o período em que se passa a novela. E para vestir o elenco que mistura núcleos de ricos e pobres – bem definidos pelas roupas que usavam – Beth e sua equipe montaram um acervo com cerca de 900 peças. Cores, formas, texturas e volumes distinguiam as classes sociais.

O que era moda na França e na Inglaterra, também fazia sucesso entre o povo por aqui. O Brasil estava no momento de seguir os moldes importados. Para as mulheres, um fino acabamento, acessórios, cores leves e muitas flores em organza e seda. Para deixar a roupa luxuosa, usava-se muito linho e tecidos finos. Já os homens, mesmo com o forte calor do Rio, optavam por  tendências vindas da Inglaterra, como ternos em lã.

O figurino feminino das altas classes era composto por diversas camadas de roupas, fazendo com que a mulher mudasse sua postura, ficasse com o corpo mais firme. Para adotar esse visual chique, elas usavam luvas, chapéus com muitas ornamentações, sombrinhas e, nos pés, calçavam botinhas. As mais pobres ambicionavam ser como as mais abastadas e copiavam suas roupas, mas com uma costura mais simples.

Constância, personagem de Patrícia Pillar, é o exemplo de um figurino mais sofisticado, mais elegante e com mais leveza. Os vestidos foram feitos com  muitas rendas, em cores claras, com transparências.

A jovem Laura (Marjorie Estiano) é uma moça de atitudes modernas e seu figurino acompanha isso.

Para o elenco do núcleo pobre, a equipe do figurino trabalhou  bem as roupas para que as peças carregassem  informações, parecessem gastas, velhas, muito usadas. Para isso é necessário um tinturamento especial, um envelhecimento e um desgaste.

As mulheres dessa classe social ousavam mais nos decotes, suas roupas eram como panos amarrados ao corpo, recosturados, emendados. Nos pés, dificilmente usavam sapatos.

No Teatro Alheira, Diva Celeste (Maria Padilha), Neusinha (Maria Clara Gueiros), Mario Cavalcanti (Paulo Betti) e Frederico (Tuca Andrada) tem um figurino mais contrastante com os demais, com mais cor, mais decotes, babados, volumes. “Nesse núcleo pudemos ousar mais. Os personagens tem  mais liberdade, são mais exagerados, com teatralidade. Tudo neles pode ser chamativo, enfeitado”, contaa figurinista 

Foi assistindo aos filmes “The Golden Ball” e “As Melhores Intenções”, que Carmen Bastos, supervisora de caracterização de Lado a Lado inspirou-se para compor os looks dos personagens da novela.

Os cabelos das mulheres no início do século XX eram, em geral, presos. Chapéus entravam para compor o visual e serviam como símbolos de ostentação. As mais ricas importavam da França e, quanto mais plumas, flores e ornamentações, mais chique era. Presilhas, pentes e fitas também eram muito usados nas madeixas.

Do núcleo rico, todas as atrizes usam meia peruca. Os cachos eram a moda da época, mas a direção da novela está trabalhando com  um conceito bastante natural e a caracterização não deixará os cabelos rígidos.

Patrícia Pillar clareou os cabelos para viver Constância. Marjorie Estiano usará um penteado semi preso para Laura. Já Camila Pitanga passará, diariamente, por um processo de quase duas horas de preparo do cabelo para viver a jovem Isabel: toda a parte da frente será frisada, deixando-o mais crespo.

Zezeh Barbosa e Sheron Menezzes, que interpretam Jurema e Berenice, respectivamente, usam muito torso amarrando os cabelos, o que era muito comum para os negros daquela época.

Para os homens, barba, cabelo e bigode são quesitos fundamentais para um visual de classe. Os mais ricos os mantém bem feitos, com o maior rigor. Thiago Fragoso, embora jovem, usa barba com cabelos bem escovados e claros.

A maquiagem quase não aparece em Lado a Lado. Com o calor do Rio, a ideia da caracterização é deixar o brilho natural da pele, evitar o pó, usando apenas um blush cremoso quando necessário. Nos lábios, o batom será apenas aplicado com os dedos, exatamente para não ter um contorno perfeito.

Liberdade maior poderá ser vista no núcleo do Teatro Alheira, onde a equipe da caracterização pôde ousar com muitas perucas e apliques de bigodes e cavanhaques para os homens. O mesmo acontece com a maquiagem, que ganha cor e brilho.

Notícias Relacionadas