Notícias

01/01/2012 | 13h54m - Publicado por: Ofuxico | Foto: Lado a Lado/TV Globo

Especial: Saiba tudo sobre a novela Lado a Lado - História

Especial: Saiba tudo sobre a novela Lado a Lado - História - Lado a Lado/TV Globo

A amizade é o eixo que guia Lado a Lado, nova novela da faixa das 18h, que será exibida na Globo a partir do dia 10 de setembro. Assinada por João Ximenes Braga e Claudia Lages, conta a história de Laura e Isabel, mulheres à frente do seu tempo e que representam o “embrião da nova mulher”. No final do século 19, as mulheres passam a ficar mais próximas umas das outras, são mais solidárias. A amizade entre as personagens, embora sejam de classes sociais diferentes, é verdadeira, pura e sólida. Vivendo em mundos diferentes, Laura e Isabel tem o mesmo desejo: liberdade. É, também, uma história de amor, de lutas e conquistas.

Isabel e Laura, mulheres à frente de seu tempo

A noite cai na Pedra do Sal, na Saúde O som dos tambores ecoa. Isabel (Camila Pitanga) se solta, roda, samba. Criada em um cortiço, pobre, filha de ex-escravo, cresceu vendo o pai, seu Afonso (Milton Gonçalves) trabalhar duro para educá-la da melhor maneira. Nada e nem ninguém é capaz de tirar o brilho de seus olhos, a sua vontade de vencer e de conquistar a sua liberdade. A chegada da República traz pra ela e os seus um novo sopro de esperança.

Desde os 14 anos, seguindo o exemplo do pai, ela trabalha na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall) como empregada doméstica. Foi com ela que aprendeu boas maneiras e também algumas palavras de francês. Mas é na roda de samba que Isabel espanta seus males e alimenta sua ânsia de viver. E é em um dia de samba, transbordando alegria, que Isabel esbarra pela primeira vez em  Zé Maria (Lázaro Ramos), rapaz simples, trabalha na barbearia com Seu Afonso, mas guarda um segredo: também conhecido como Zé Navalha, é capoeirista, e dos mais habilidosos. Considerada uma arma com a marca da marginalidade, a capoeira era proibida por lei na época e, consequentemente, quem a pratica é bandido.

Zé apaixona-se logo à primeira vista. Isabel, tinhosa, a princípio não lhe dá muita confiança. Mas o jeito sedutor do moço acaba acendendo uma luz em seu coração. Apesar do forte sentimento que sentem um pelo outro, a relação dos dois enfrentará muitos obstáculos.

Na casa de Laura (Marjorie Estiano) a noite também é quente, mas silenciosa. Nenhum sinal de música. Mas há a mesma vontade de ser livre, os mesmos sonhos de igualdade. Seu desejo é estudar e trabalhar para ser independente e, um dia, tornar-se escritora. Mora com os pais, os ex-barões do café Assunção (Werner Schünemann), Constância (Patrícia Pillar) e o irmão Albertinho (Rafael Cardoso) em um belo casarão. Mas luxo e riqueza não são suficientes para a felicidade da moça, que não se acomoda.

Recém-formada no curso Normal, encontra alegria quando está cercada de livros e dando aulas. Mas para sua mãe, que não aceita o jeito "revolucionário" da filha, essa atividade é apenas um passatempo com prazo de validade determinado: o dia de seu casamento com Edgar (Thiago Fragoso).

O navio demorou a chegar ao Brasil e Edgar voltou de Portugal exatamente no dia do casório. Já não havia mais tempo para conversas. Os dois namoraram na adolescência, antes dele embarcar para Europa para estudar Direito e, naquela época ele a pediu em casamento.
Em Portugal, Edgar trabalhou com jornalismo - sua verdadeira paixão. Ele volta ao Brasil para honrar seu compromisso, porém, com um segredo que o prende às terras lusitanas.

O início de uma sólida amizade

Coincidência - ou destino – Isabel e Laura estão na mesma igreja. Isabel, iluminada pela paixão, está à espera de seu grande amor. Casar-se ali é, de fato, a realização de um grande sonho. Mas se para Isabel o sentimento que nutre por Zé Maria é uma grande certeza em sua vida, para Laura, viver ao lado de Edgar é uma imensa dúvida.

Isabel é tomada pela tristeza quando Zé Maria se atrasa para o casamento. Laura, por sua vez, angustiada com a eminente chegada de Edgar. Apesar do momento trágico, nasce a solidariedade. Não há mais desigualdade, só sentimentos. Na sacristia, elas trocam palavras de esperança, de afeto. E nasce ali uma sólida amizade que nem mesmo a força reacionária de Constância seria capaz de destruir.

A força de Constância

A ex Baronesa é mãe dominadora que sufoca Laura e mima Albertinho (Rafael Cardoso). Tudo o que faz, a seu ver, é para o bem de sua família, mesmo que para isso seja preciso passar por cima de uns e outros. Sempre contando com a cumplicidade e companhia de suas irmãs, Celinha (Isabela Garcia) e Carlota (Christiana Guinle).

O casamento de Laura com Edgar, um rapaz rico, filho de Senador de República, pode significar a ascensão social de sua família. A felicidade de Laura, portanto, seria a salvação de todos. Para Constância, os Assunção precisam fazer parte da vida política do país e ela fará o possível para que isso aconteça.

Encontros e Desencontros

Isabel não perdeu somente o seu grande amor. O cortiço onde mora foi invadido e derrubado justamente no dia de seu casamento. Em seu lugar será aberta uma grande avenida. Ela e todos os moradores perderam suas casas e quase tudo o que construíram ao longo de uma vida.

Com o fim da Monarquia e a chegada da República, o Rio de Janeiro enfrenta um momento de grandes transformações. Que o diga Constância. Para quem um dia viveu o apogeu do café, ostentando o título de Baronesa e foi criada em um mundo de diferenças, é difícil aceitar essa nova realidade.

Já para o senador Bonifácio (Cassio Gabus Mendes), pai de Edgar, o novo regime representa excelentes oportunidades. Empresário de sucesso, ele quer Edgar, seu primogênito, assumindo os negócios da família em vez de Fernando (Caio Blat), seu filho mais novo, que não tem o menor interesse por trabalho ou estudos. Ao trazer o futebol para o Brasil, sua única vocação passa a ser o esporte e, consequentemente, jogar bola com seus amigos Albertinho (Rafael Cardoso), Umberto (Klebber Toledo) e Teodoro (Daniel Dalcin).

O Morro da Providência

Lugar de gente do bem. Isabel  divide seus dias entre o trabalho na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall), uma senhora francesa muito chique, e a roda de samba ao lado de seus amigos no Morro. É lá que ela se esquece dos problemas e encontra a alegria de viver e de buscar sua liberdade, soltando o corpo na dança, ouvindo os conselhos de Jurema (Zezeh Barbosa) e recebendo o carinho de Seu Afonso. E nem mesmo a inveja e as maldades de Berenice (Sheron Menezzes) a derrubam.

Desde a época em que viviam no cortiço, Berenice não tirava os olhos de Isabel cobiçando tudo o que ela tinha: sua beleza, sua sabedoria e, claro, o Zé. E nem mesmo a dor de terem perdido a casa amoleceu o coração dela, que está determinada atrapalhar os planos de Isabel.

A casa de tia Jurema é o "coração" do morro. É lá que o povo se junta para formar as mais animadas rodas de samba, comer e festejar a vida.

Paris ou Rio? O charme dos teatros

O teatro, assim como em Paris, está em alta no Rio de Janeiro. O sonho de Mario Cavalcanti (Paulo Betti) de ter o seu próprio teatro, não poderia se concretizar em outro lugar que não a Rua do Ouvidor, centro cultural e econômico da capital da República. Ainda que pequeno e simples, o Teatro Alheira seria o palco onde Diva Celeste (Maria Padilha), famosa atriz cômica, brilharia novamente. Mas no meio de seu caminho existe uma pedra: Eliete (Maria Eduarda), uma jovem – e bonita – atriz que pode roubar a cena.

Frederico (Tuca Andrada) - o galã da companhia - e Mario vivem às turras disputando a atenção e o coração de Diva. E para complicar ainda mais a vida dela, Neusinha (Maria Clara Gueiros) chega como camareira, mas, no fundo, sua ambição é de se tornar uma grande atriz e ser a estrela do Alheira. Está armada a confusão!

Instagram

Instagram

  • @ladyfontenelle e @jonathancostaoficial celebram dois anos de Salvatore 📷: Divulgação/AgNews/Anderson Borde
  • @sandyoficial brilha em apresentação especial com a banda Angra
📸Manuela Scarpa/Brazil News
  • @latino e sua noiva estiveram em São Paulo para começar um tratamento de rejuvenescimento com laser. O cantor brincou com o especialista. Confira!
  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News

OFuxico