Notícias

27/03/2013 | 07h31m - Publicado por: Ará Rocha | Foto: Divulgação

Especial: Xuxa faz 50 anos de puro 'xuxesso'

Relembre a trajetória da Rainha dos Baixinhos

Especial: Xuxa faz 50 anos de puro 'xuxesso'  - Divulgação Abrir Galeria

Em 27 de março, de 1963, Maria da Graça Meneghel nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Portanto, nesta quarta-feira (27), uma das loiras mais amadas do Brasil, completa 50 anos de puro 'xuxesso'.

Logo que soube de um possível risco de morte de mãe e filha, o pai de Xuxa, Luís Floriano Meneghel, fez uma promessa: se tudo corresse bem, colocaria o nome de uma santa, Nossa Senhora das Graças, na filha. Ao chegar em casa com a bebezinha no colo, dona Alda disse ao filho mais velho, Bladimir:

"Olha o neném que comprei pra brincar com você".

O garoto resondeu: "Eu sei, é a minha Xuxa". Daí pra frente o apelido ficou. Mas, a apresentadora passou a se chamar, oficialmente, a partir de 1988,  Maria da Graça Xuxa Meneghel.

Especial Xuxa: 50 anos de sucessoAos 7 anos de vida, Xuxa se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Aos 16, começou sua carreira como modelo, posando para capa da revista arinho. Nos anos 80 deslanchou, ilustrando a capa de pouco mais de 80 revistas, além de um belíssimo ensaio nu para a revista Playboy em 1982, ganhando uma nova edição, na Argentina, em 1991. No ano de 1984, Xuxa assinou contrato como modelo da Ford Models nos Estados Unidos.

Xuxa foi namorada do Rei do futebol, Pelé, do inesquecível piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna e do empresário e ator Luciano Szafir, com quem teve uma filha, Sacha, hoje com 14 anos. Atualmente, assumiu namoro com o cantor Junno.

Seu sucesso na TV começou com um convite de Maurício Sherman, na época diretor da extinta Rede Manchete, para apresentar o Clube da Criança. Nessa época, se dividia entre desfiles como modelo fora do país e gravações da atração nos finais der semana, no Brasil. Seu carisma conquistou outra emissora, a Rede Globo, que a contratou em 1986 para apresentar um programa diário na casa: o Xou da Xuxa. A atração tinha suas marcas registradas: a apresentadora chegava em uma nave cor de rosa e deixava marcas de batom nas crianças com o jargão “Beijinho, beijinho”. Foi nessa época que ganhou o nome de Rainha dos Baixinhos.

Depois de 6 anos de exibição de seu programa na Globo, Xuxa conquistou a marca de 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante, com a venda de 18 milhões de cópias.

Com seu disco, Xou da Xuxa 3 (1988), - com hits cantados até hoje como  Ilariê, Abecedário da Xuxa, Arco-Íris r Brincar de Índio - terceiro lançado por ela, entrou para o Guinness Book Brazil com a marca de 3,5 milhões de cópias vendidas. Com tanto sucesso, ganhou um programa dominical na emissora, em 1989, o Bobeou Dançou. No mesmo ano, inaugurou a Fundação Xuxa Meneghel, no Rio.

O Xou da Xuxa foi exibido pela última vez na Globo em 1992.

O Xuxa Park foi ao ar pela primeira vez em 1995, aos sábados, marcando a volta de Xuxa à TV no Brasil, conquistando ainda mais o público infantil. No ano seguinte, o quadro Xuxa Hits vira uma nova atração, apresentada por Xuxa aos domingos.

Especial Xuxa: 50 anos de sucessoAo completar 10 anos de Rede Globo (1996), Xuxa ganhou dois especiais: Xuxa Park especial 10 anos (junho) com homenagens de amigos e produção, e Terça Nobre (julho), onde pode rever seus melhores momentos.

Em 1997 ocorreu a reformulação de seu Xuxa Hits, que se tornou Planeta Xuxaum verdadeiro boom na faixa dos adolescentes.

Tristeza

No dia 11 de janeiro de 2001, um incêndio destruiu todo o cenário do programa Xuxa Park. A atração saiu da grade de programação da emissora. No começo do ano seguinte, foi ao ar a última edição (esta com apenas 2 programas) do Planeta Verão e. na metade do mesmo ano, foi ao ar o último Planeta Xuxa, juntaente com o final da parceria da apresentadora com sua empresária, Marlene Mattos. Já em outubro estreia Xuxa no Mundo da Imaginação, atração diária, direcionado a crianças de 0 a 10 anos, com teor educativo.

Retorno

Em abril de 2005, estreia a primeira fase do programa TV Xuxa, com moldes dos antigos programas Xou da Xuxa e Xuxa Park e no ano seguinte, ao completar seus 20 anos de TV Globo, uma grande festa foi realizada em uma casa de shows, no Rio de Janeiro, reunindo amigos e convidados. Na época, também foi ao ar o Xuxa Festa, dirigido por Gringo Cardia e canções do XSPB 6.

De dezembro de 2007 à janeiro de 2008, Xuxa estreou seu Conexão Xuxa, baseado em seu extinto Planeta Xuxa.

A partir de 2008, tudo mudou: a apresentadora reestreou o programa TV Xuxa, totalmente reformulado e voltado para toda a família. A atração, no ar até hoje, aos sábados, traz entrevistas, atrações musicais e muitos convidados.

XSPB

Depois de dar à luz sua única filha, Sasha, em 28 de julho de 1998, .Xuxa entendeu que havia uma grande necessidade de vídeos para entretenimento das crianças e, em 2001, idealizou seu Xuxa Só Para Baixinhos, um kit que trazia DVD e CD. Depois disso, veio o XSPB 2, que conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil de 2002.

Com a aceitação do projeto, Xuxa ganha um programa diário, o Xuxa No Mundo da Imaginação. Ao lançar a terceira e quarta edição do projeto Só Para Baixinhos, trouxe para casa, mais duas vezes, o Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil (2003 e 2004).

Já a 5ª edição do projeto, batizada de Xuxa Circo, ganhou a Especial Xuxa: 50 anos de sucessoversão show e foi apresentada em casas de espetáculos que ficaram lotadas. O XSPB 6 – Xuxa Festa (2005), trouxe o remix de sucessos da loirinha. O projeto já chegou em sua 12ª. Edição.

Diversão

E junho de 2003, Xuxa inaugurou o seu Mundo da Xuxa, um parque de diversões localizado no Shopping SP Market, em São Paulo. É considerado o maior parque de diversões coberto da América Latina, com pouco mais de 18 atrações que agrada aos baixinhos e a seus pais também.

Xuxa internacional

Xuxa conquistou o mercado latino-americano com seu primeiro álbum, que trazia seu nome, lançado em espanhol

Em 1991, estreou na Argentina o El Show de Xuxa, atração exibida pela Telefé, que conquistou a grade de 17 países latinos e ainda o mercado hispânico nos Estados Unidos. Em 1992 ocorreu o lançamento do Xuxa Park, na Espanha e, no ano seguinte, foi lançado o programa Xuxa em inglês, para 121 canais dos Estados Unidos e foi vendido para Israel, Japão, Rússia, e outros 75 países.

Cinema

Em 1990 Xuxa lança nos cinemas o Lua de Cristal, sucesso de bilheteria que ultrapassou os 5 milhões de espectadores.  Depois desse vieram ainda O Mistério de Hobin Hood (1990),  Xuxa Pop Star (2000), Xuxa e os Duendes (2001), Xuxa e os Duendes 2 – No Caminhos das Fadas (2002), Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida (2004),  Xuxinha e Guto contra os Monstros do Espaço (2005), Xuxa Gêmeas (2006), Xuxa em Sonho de Menina (2007) e Xuxa e o Mistério de Feiurinha (2009) .

Empresária

Em 1982, Xuma montou o Xuxa Promoções e Produções Artísticas Ltda, empresa responsável pelo licenciamento de produtos que levam o nome da apresentadora e que detém os direitos de comercialização da marca, imagem e voz da Rainha dos Baixinhos no Brasil e no mundo e também atua como representande da artista em seus contratos.

A apresentadora é responsável também pelo Xuxa International Corporation, responsável pelo Mundo da Xuxa, da grife infantil Bicho Comeu, da empresa de promoções artísticas Beijinho Beijinho, da loja de licenciados Xuxa Store, além de investimentos imobiliários da Lar's Empreendimentos, os internacionais pela Xuxa Corporation e suas fazendas de agropecuária, agricultura, floricultura e fruticultura.

Especial Xuxa: 50 anos de sucesso

Instagram

Instagram

  • Wesley Safadão pediu perdão para a ex-mulher, Mileide Mihaile. Vem saber tudo em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram
  • Catia Paganote e Luane Dias estão na Roça em #afazenda. Quem você acha que deve permanecer no confinamento?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • Olha a dica: A Aquasport antecipa a #blackfriday com preços imbatíveis !
www.aquasport.com.br
  • A Fazenda: Formação da Roça rende chuva de memes na web. Confira! 📸: Reprodução/Record TV/A Fazenda http://www.ofuxico.com.br/noticias-sobre-famosos/a-fazenda-formacao-da-roca-rende-memes-muito-divertidos/2018/11/13-334690.html
  • Na noite desta segunda-feira, a #TVGlobo estreou a novela #OSetimoGuardiao!! Entre no #OFuxico e saiba a audiência do primeiro capítulo! Comente se você gostou da trama!
📷 Divulgação/ TV Globo
  • Rafael Ilha é o fazendeiro da semana. Quem você acha que que ele vai colocar na Roça, em #afazenda?
📷: Divulgação/A Fazenda/Record TV
  • William Bonner e Natasha Dantas se casaram, pela segunda vez, durante cerimônia realizada no Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o evento em #OFuxico!
📷: Reprodução/Instagram

OFuxico