Notícias

16/04/2006 | 12h54m - Publicado por: Andréia Takano

Eurochannel exibe especial de Madredeus

Neste domingo, dia 16, às 21h, o canal pago Eurochannel exibe um especial sobre a banda portuguesa Madredeus. A atração reúne vídeo clipes como Vem, Oxalá, O Pastor, Cuidado, Alfama, Céu de Mouraria, Ao Longe Mar, Os Foliões, Vaca de Fogo, O Labirinto Parado, Haja o que Houver e, claro, Faluas do Tejo.

A música do Madredeus combina influências do fado com música erudita, popular contemporânea e popular brasileira, sobretudo a bossa nova.

Pedro Ayres Magalhães (violão) e Rodrigo Leão (teclados) formaram a banda em 1985; Francisco Ribeiro (violoncelo) e Gabriel Gomes (acordeón) juntaram-se a eles, um ano depois.

Na sua busca por uma vocalista, descobriram Teresa Salgueiro em uma casa noturna de Lisboa, quando cantava alguns fados em uma reunião informal de amigos. Teresa foi convidada para uma audição e, assim, surgiu o grupo, que ainda não tinha um nome. A proposta inicial de trabalho era a de uma oficina criativa: todos os músicos levariam suas idéias, para compor em conjunto os temas e arranjos.

Em 1987, o local de trabalho do grupo, o Teatro Ibérico (antiga igreja do Convento das Xabregas, no bairro lisboeta da Madredeus), serviu de estúdio de gravação para mais de 15 temas, reunidos em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os Dias da Madredeus e, daí, viria o nome do grupo.

O ano de 2000 marcou o lançamento do álbum Antologia, com canções de toda a discografia do grupo até então e duas inéditas: Oxalá e As Brumas do Futuro, tema de Capitães de Abril (2000), filme de estréia da atriz portuguesa Maria de Medeiros como diretora, sobre a Revolução dos Cravos.

Em 2001, o grupo lançou Movimento, o segundo álbum de estúdio com a nova formação. Depois desse, alguns álbuns experimentais que causaram calorosas discussões entre os fãs e críticos: Electronico, uma compilação de versões eletrônicas das canções do Madredeus, feitas por alguns dos músicos eletrônicos mais renomados da Europa, e Euforia, um álbum duplo com canções gravadas ao vivo pelo grupo, com a Orquestra Sinfônica da Rádio Flemish da Bélgica.

Em 2004, o Madredeus entrou em estúdio e gravou canções suficientes para dois álbuns: Um Amor Infinito, dedicado aos fãs, e Faluas do Tejo, considerado uma homenagem à cidade de Lisboa.


 

 

Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico