Notícias

10/10/2005 | 14h20m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: OFuxico

Exclusivo: Saiba detalhes dos bastidores das gravações de América

Exclusivo: Saiba detalhes dos bastidores das gravações de América - OFuxico


Convidada pessoalmente pela autora Glória Perez, a reportagem de nosso site pôde passar um dia inteirinho nos estúdios e na cidade cenográfica da novela América, no Projac, localizado na Barra da Tijuca (Rio).

A incursão ao mundo da novela das oito da Globo ocorreu no final da semana passada e que OFuxico conta em detalhes, a seguir:

Certamente, todo telespectador já deve ter se perguntado como é o clima de bastidores de uma novela. Será que a estrela do horário nobre tem tique nervoso? O galã erra texto? Quanto tempo se leva para gravar uma cena? Essas e outras questões foram observadas de perto por nossa reportagem.

A equipe de OFuxico chegou ao Projac – centro de produção da TV Globo – na zona oeste do Rio, ao meio-dia. Em dois estúdios, aconteciam gravações simultâneas. Mas, para nossa surpresa, as atividades não estavam começando àquela hora.

“A cada dia existe um cronograma. As gravações podem começar às 8h, como foi o caso hoje. E terminam entre 21h e 22h”, explica Marcello Travesso, um dos diretores da trama.

Fomos para o estúdio G, onde estava montada a casa de Vera (Totia Meirelles). Isso mesmo, montada! Com requinte de detalhes e a perfeição mostrada na telinha, a equipe de cenografia fica sempre atenta e a postos para qualquer eventualidade. A sala, a cozinha, um hall e, do outro lado, o quarto de Radar. Tudo como se fosse real.

Começa o ensaio. Antes do “gravando!”, os atores contam com a ajuda do diretor na marcação de cena – movimentação no set – e passam o texto. Totia ensaia com o texto em mãos. Marcos Frota se concentra um pouco mais afastado e lê atentamente suas falas. Duda Nagle deixa a cola em cima da mesa e recorre a ela toda hora. Cléo Pires, que também faz parte da cena, é a última a chegar. Deixando claro que “quem é dos seus não degenera”, a filha de Glória Pires cumprimenta todos com um alegre boa tarde, com licença. E toma sua posição no set. O texto? Cléo traz na ponta da língua! E só erra uma vez, ao contrário dos colegas. Mas, ensaio serve para isso mesmo. Às 13h55, termina o ensaio.

O assistente de estúdio, Marcílio Santana, toma as rédeas da situação. É ele que, através do ponto eletrônico, fica em contato com o diretor, na switcher. Totia Meireles pede água.

“Dá pra Totia tudo o que ela merece! Cadê aquele grande ator? Está na hora dele entrar em cena!”, grita Marcílio.

O ator em questão é o cão-guia Quartz. Depois de três meses de dieta, o cachorro exibe seus 39kg e a tratadora anuncia que ainda falta perder dois quilos.

“Ele engordou porque parou a rotina de treinos e exercícios diários, mas agora está recuperando a forma”, conta Flavia Scheleder.

Em seguida, 12 minutos para posicionamento de câmeras e ajustes de iluminação. O “gravando”, o momento crucial, não demora tanto. Por seis vezes, Totia Meirelles e Cléo Pires têm que refazer a cena em que Lurdinha e Vera discutem sobre a idade de Glauco e terminam se abraçando. Resolve-se a cena em 14 minutos, com pausa para retoques na maquiagem, colocação ou retirada de um acessório que não estava na situação anterior. No ar, a cena não chega nem a dois minutos de exibição.

Cléo Pires nunca esquecerá América

A responsabilidade de encarar a primeira novela no horário nobre e com um papel de repercussão, não inibe Cléo Pires. A intérprete de Lurdinha está tirando de letra o desafio e comemora o desempenho.

“Estou adorando tudo, desde os colegas, a atenção do diretor, a confiança da Glória Perez, a resposta do público. América é um trabalho que ficará pra sempre na minha memória. Está sendo o maior barato!”, afirma Cléo a OFuxico.

Celulari é só elogios à autora

Edson Celulari, que faz par romântico com a ninfeta, também elogia a trama.

“Glória foi muito feliz em acreditar e apostar nesse romance. As pessoas estão acostumadas a esse tipo de romance não dar certo. Ficam surpresas, quando se dão conta de que é pra valer. América tem muitas lições para o telespectador. A fé dos peões, a persistência do sonho, o amor sem fronteiras, a relação pai e filho. É mais um sucesso para a galeria das grandes novelas brasileiras”, diz Celulari.

Produção, o segredo do sucesso

Quando vê na telinha uma cena como a de Leonardo cantando em Boiadeiros, o telespectador não tem noção da trabalheira que dá para que tudo saia nos trinques. Da seleção de figurantes, passando pela decoração, as roupas e, claro, o acerto com o convidado, tudo cai nas mãos do experiente produtor Sérgio Madureira. Com mais de 30 novelas no currículo, Madureira trabalha com Glória Perez desde Partido Alto, trama que virou mania em 1984. 

“Estou acostumado com o trabalho dela, mas as novelas da Glória são sempre mais difíceis de produzir, porque têm mais cenas. Mas ela facilita o meu trabalho, porque fala tudo com antecedência. Antecipar os eventos é decisivo. Já tenho todos os finais de América nas minhas mãos, tenho tempo hábil para viabilizar tudo”, diz o produtor.

Madureira destaca que gosta muito das abordagens sociais nas novelas de Glória Perez. E se diz impressionado com a disponibilidade da autora em atender aos pedidos da equipe.

“O que me impressiona na Glória é a facilidade de escrever capítulos. Ela nunca atrasa. Ela faz em cinco horas. Ao mesmo tempo em que negocia coisas pelo telefone, está produzindo. E você abre os jornais no dia seguinte, lá está ela no show do Caetano, no jantar da Alcione, sabe lá Deus onde. Não sei como dá conta de tudo! Faz brincando, não está nem aí. E o melhor: aceita sugestões, aproveita idéias da equipe. Se tiver que cortar ou adaptar uma cena, ela faz na hora”, conta.

Cidade dos sonhos

Que bom seria se todo mundo pudesse, um dia, visitar o Projac. Ali, os sonhos parecem não ter fim. É norma do local não abordar os artistas em nenhuma dependência, mesmo nas ruas. Como uma cidade, com direito a ponto de ônibus, carrinhos elétricos, restaurantes, fábricas e gente, muita gente, o Projac é a oficina de sonhos da TV Globo. Quem não se encantaria em cruzar com Paula Burlamaqui ainda sem maquiagem, mas linda como na TV, usando roupas do dia-a-dia, como o dito popular, como qualquer mortal? E lembrar que Marcos Frota não é cego na vida real? Dá até vontade de oferecer ajuda! Pois é, essa magia toma conta do lugar. A cada passo, uma descoberta.

Como nada é para sempre, chega a hora de voltar à realidade.

Sonho materializado na tevê

Mas, para felicidade geral, basta chegar em casa e sintonizar a TV. Afinal, a vida passa por ali, na telinha, permitindo que o nosso sonho seja alimentado a cada momento. Cá pra nós: sonhar é bom demais!

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico