Notícias às 11:03

Famosos comemoram arquivamento do projeto da ‘cura gay’

Ag.News

Por votação simbólica, a Câmara aprovou na noite de terça-feira (2), em plenário, o arquivamento temporário do projeto chamado de “cura gay”. Até o PSC, partido do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marco Feliciano (SP), encaminhou pela retirada da matéria da pauta de votações. Apenas o PSOL, como uma reação de protesto, votou contra.

O projeto da cura gay foi colocado na pauta para ser derrotado após decisão dos líderes. O autor da proposta, deputado João Campos (PSDB-GO), protocolou pedido para retirada da proposta, mas regimentalmente, aja que foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos, o plenário tinha de dar aval para a retirada de pauta. A proposta derrubava trechos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que impede profissionais de tratarem homossexuais.

O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) encaminhou a posição do partido no momento da votação. O partido não queria que o projeto saísse da pauta, em uma manobra da bancada evangélica para permitir que a proposta possa voltar a ser votada no ano que vem. A proposta do PSOL era de que o mérito do projeto fosse votado, para ser derrubado e arquivado definitivamente.

"A maioria dos deputados está votando ‘sim’ a contragosto. Se as ruas não tivessem se manifestado, ele (o projeto) não teria ido à plenário. Os fundamentalistas agora estão dizendo ‘sim’. É preciso que não se permita que esse projeto seja reapresentado em 2014. Que jogue no lixo da história, de onde não deveria ter saído” disse Wyllys ao jornal O Globo.

Feliciano comentou pelo Twitter a decisão do deputado João Campos, de retirar o projeto de tramitação. O presidente da Comissão de Direitos Humanos destacou que o projeto poderá voltar a ser colocado em votação, o que ele avalia que irá acontecer na próxima legislatura. Isso porque, para Feliciano, as eleições do ano que vem devem eleger mais parlamentares evangélicos.

“O PDC não foi ARQUIVADO mas RETIRADO, e pode voltar. E voltará na próxima legislatura quando teremos um número maior de deputados evangélicos. Essa perseguição de parte da mídia e dos ativistas nos FORTALECEU e nosso povo acordou. Nos aguarde em 2015! Viremos com força dobrada”, escreveu.

Feliciano ainda afirmou ser positiva a retirada do projeto de tramitação, pois isso evita que a aprovação do projeto chamado de “cura gay” possa ser usado para afirmar que a bancada evangélica tentou tirar o foco de projetos criados em resposta às manifestações recentes em todo o país.

Nas redes sociais, artistas comentaram o fato. David Brasil brincou postando uma gravura de um remédio. Thammy Miranda também disse que está “doente”. 

Notícias Relacionadas