Notícias

12/11/2009 | 20h10m - Publicado por: Michel Telles, de Salvador

Famosos prestigiam a maior moqueca do Brasil

Famosos prestigiam a maior moqueca do Brasil

Mais de 200 quilos de moqueca. É o que prometem preparar as catadoras de mariscos de Salinas da Margarida, município distante 270 km de Salvador (BA), no próximo sábado(14), a partir das 12 horas. A atração turístico-gastronômica faz parte da programação do VIII Festival de Mariscos, que movimenta a região entre os dias 13 e 15 de novembro. Em 2009, outra grande novidade é a programação musical gratuita e agitada, com talentos regionais e bandas como Negra Cor, Mametto, Motumbá, Voa Dois e Diamba.

Os quitutes contemporâneos da festa gastronômica são assinados por chefs renomados, que misturam ingredientes exóticos e mariscos típicos da região. Além do prato gigante, durante o festival, camarões, chumbinhos, siris, ostras, sururus, grelos, robalos, arraias, tainhas e uma infinidade de pescados terão preços diferenciados.

Programação - Além de incentivar o consumo de pescado da região e a geração de empregos temporários, o evento promove as manifestações culturais de Salinas da Margarida. Enquanto as artesãs da região vendem, a preços promocionais, cerâmicas, cestas e bolsas, grupos folclóricos dividem o palco com apresentações de capoeira, caratê, maculelê, samba de roda, dança da peneira e a famosa Fanfarra Fansam.

“Queremos valorizar, difundir e democratizar a rica produção artístico-cultural salinense”, disse o Prefeito Wilson Ribeiro Pedreira.

Competições irreverentes também fazem parte da programação de atividades do evento. Entre elas estão as que elegem o mais rápido catador de chumbinho, os mais velhos pescador e marisqueira em atividade, a garota marisco e o mais belo pescador. A única exigência para participar do concurso é ser morador do município ou ser filho e filha de pescadores e marisqueiros da região.

Todos os concursos terão premiações para os três primeiros colocados, em cada categoria. Ainda dentro das atrações, o ponto alto da festa é a chegada da regata de veleiros, vinda do clube Angra dos Veleiros, localizado em Salvador, no bairro da Ribeira, com premiações aos primeiros colocados em cada classe.


A cidade – Salinas da Margarida fica no sul do Recôncavo Baiano, na Contra Costa de Itaparica, fazendo margem com o encontro das águas do Oceano Atlântico com o Rio Paraguaçu. Salinas de Margarida está a cerca de 270 km de Salvador e tem como municípios limítrofes Saubara, Maragojipe, Nazaré, Aratuípe e Jaguaripe, incluindo o limite marítimo a Ilha de Itaparica com os municípios de Itaparica e Vera Cruz.

De uma beleza natural ímpar, Salinas da Margarida é um paraíso ecológico camuflado pela sua própria preservação. Praias quase desertas escondem a maior riqueza e fonte de renda da região: os mariscos.

Shows:

Sexta – A banda Negra Cor dá o tom da abertura do festival, com muito pop, rock, hip hop, som eletrônico, axé e música negra. O público também vai poder ouvir músicas inéditas, que serão lançadas no primeiro álbum da banda ainda este mês.

Mametto continua a festa, mesclando uma percussão bem marcada com música pop nacional e internacional. Roberto Mendes promete encerrar o dia com muito samba do recôncavo, a chula, que há anos conquista artistas como Maria Bethânia e Caetano Veloso. Também estão previstas apresentações das bandas Nairê e Mocidade Unidos de Cairu.

Sábado e domingo – A Motumbá abre o sábado e promete fazer a galera dançar com seus ritmos afro-pop-caribenhos. A agitação segue com a Voa Dois, revelação do Carnaval 2009, que vai animar ainda mais o festival com muito axé. Além destas bandas, são esperados o grupo Barlavento, Mandaia e Asas de Ouro.

No último dia do festival, domingo, o Saiddy Bamba vai representear o pagode baiano cantando os principais sucessos do grupo. A Diamba fecha a festa com as energias positivas do reggae, usando toda a experiência de quem já está na estrada há 10 anos. Os grupos Magia e Na d’ Boa encerram com chave de ouro.

Programação:
13.11 | SEXTA-FEIRA
Negra Cor
Mametto
Nairê
Mocidade Unidos de Cairu
Roberto Mendes

14.11 | SÁBADO
Motumbá
Voa dois
Grupo Barlavento
Mandaia
Asas de Ouro

15.11 | Domingo
Saiddy Bamba
Diamba
Magia
Na d’ Boa

Instagram

Instagram

  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo

OFuxico