Notícias às 11:06

Fernanda Torres se desculpa por crítica a discurso feminista

Ag News

Na última terça-feira (23), Fernanda Torres publicou um texto intitulado Mulheres, no qual desaprovava a "vitimização do discurso feminista". A filha de Fernanda Montenegro descreveu as dificuldades que mães, sejam solteiras ou casadas, passam ao criar filhos após o fim do que chama de "casamento indissolúvel".

Depois disso, ela escreveu que o machismo não lhe incomoda, argumentando que "reclamar do homem é inútil" e usou como exemplo uma antiga babá, Irene, que era "um avião de mulher", para quem o assédio sofrido na rua "era um poder admirável que ela possuía e que nunca cheguei a experimentar". Alvo de inúmeras críticas, a atriz voltou a escrever sobre o assunto na última quarta-feira (24), em um novo artigo, ao qual deu o título de Mea Culpa. Nele, Fernanda afirmou que refletiu sobre a discussão.

"Venho aqui pedir desculpas. Jamais pensei que ele seria uma afronta tão profunda a nós mulheres. Não o teria escrito se achasse que era esse o caso. As críticas procedem, quando dizem que eu escrevi do ponto de vista de uma mulher branca de classe média. É o que sou", escreveu.

Fernanda admitiu no texto que cresceu num ambiente de extrema liberdade, graças à ajuda de movimentos feministas anteriores a ela.

"Minha mãe sempre trabalhou, teve um casamento que nunca tirou o seu direito profissional, eu cresci num ambiente de extrema liberdade, conquistada, diga-se, com a ajuda de movimentos feministas anteriores a mim. Era uma época de um machismo muito arraigado, do qual guardo heranças, mas que, lamentavelmente, ainda à época não estava identificado de forma direta com o estupro e a violência, o baixo salário, o racismo, e reafirmo a importância dos movimentos que lutam pela melhoria das condições de vida da mulher e das minorias no Brasil. Sou mulher e não gostaria de ser vista como inimiga desses movimentos, e nem de vê-los como tal, porque isso não corresponde à realidade do meu sentir".

A atriz afirmou ter avaliado as críticas ao seu posicionamento.

“Refleti durante toda semana e o que me cabe são profundas desculpas. Procurarei estar atenta e comprometida com essas reivindicações”.

O texto foi publicado no blog #AgoraÉQueSãoElas do jornal Folha de S. Paulo.

Susto! Fernanda Torres fratura vértebra, mas passa bem
Recuperada, Fernanda Torres reestreia peça
Fernanda Torres estreia como roteirista na Globo

Notícias Relacionadas