Notícias

24/09/2012 | 08h00m - Publicado por: Luana Borges/PopTevê para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

Fernando Pavão analisa seu trabalho como protagonista de Máscaras

Ator faz um balanço de sua tragetória na trama da Record

Fernando Pavão analisa seu trabalho como protagonista de Máscaras - Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias

Nem sempre o sucesso de uma novela é proporcional ao contentamento dos atores do elenco. A baixa audiência de Máscaras foi determinante para que a Record decidisse encurtar sua exibição – a trama, que chegou a marcar média de 3 pontos, inicialmente estava prevista para terminar no início de 2013, mas exibe o último capítulo no dia 2 de outubro. Os percalços do folhetim, no entanto, não abalaram Fernando Pavão. O intérprete de Otávio está bem satisfeito com o trabalho.

"Meu balanço é o mais positivo possível pela experiência de ter feito um protagonista de uma novela do Lauro César Muniz, com tudo que a gente conhece, com um elenco tão competente. Só trago boas lembranças", enaltece.

Para Pavão, inclusive, este é o papel mais difícil que já viveu na tevê. Afinal, a trama dele passou por várias reviravoltas. Na história, o personagem começou como um fazendeiro comum, cujo principal conflito era a busca pela mulher e filho desaparecidos. Depois, trocou de identidade com o vilão Martin, de Heitor Martinez. Até o momento em que se envolveu em uma organização mundial que pretendia matar o presidente dos Estados Unidos.

"É um personagem que me exigiu muito. Com esse lado policianesco, é difícil achar um tom realista sem cair no fantasioso. E tive o cuidado de manter uma coisa crível", explica.

O Fuxico – Houve uma mudança na direção de Máscaras no meio do ano. Com a saída de Ignácio Coqueiro, Edgar Miranda assumiu o posto. Isso trouxe algum tipo de dificuldade na rotina de um trabalho que já estava estabelecido até então?

Fernando Pavão – Acho que não foi difícil porque todos nós tínhamos o mesmo objetivo. Tanto o elenco como o Edgar. Queríamos fazer o melhor trabalho. Partindo desse princípio, fomos na mesma direção. O Edgar entrou quando já tínhamos um trabalho construído e os atores tinham seus personagens bem elaborados. Ele soube respeitar isso e acrescentou o nome dele à novela.

OF – Como protagonista da trama, em algum momento você ficou preocupado com a baixa audiência?

FP – Em nenhum momento a audiência me preocupou. Eu, pelo menos, não pauto meu trabalho pela audiência. Ela parte de uma série de fatores. Às vezes, a gente não entende porque certos produtos têm uma boa audiência e outros não. Não temos como medir a qualidade pela audiência.

OF – A trama do seu personagem é complexa e, a cada capítulo, muita coisa acontece. Que tipo de resposta do público você costuma receber?

FP – Sinto que as pessoas percebem a dificuldade da trama. Não é uma novela fácil. Esse lado policianesco realmente é complexo, mas instiga, faz pensar. As pessoas dizem: "Eu achava difícil no começo, mas comecei a prestar atenção e ela tem uma coisa...". Uma vez, o Petrônio (Gontijo) falou que uma moça que estava arrumando o quarto dele disse: "Nossa, faz tanto tempo que eu não vejo uma novela que me faz pensar, que me deixa curiosa, querendo descobrir as coisas". Isso é legal. Particularmente, como espectador, é um tema que me atrai.

OF – Este é o seu segundo protagonista seguido na Record – ano passado, você viveu o personagem-título de Sansão e Dalila. Como avalia a sua trajetória na emissora?

FP – Desde que entrei aqui, em 2007, só fiz bons personagens. É uma emissora que me dá todas as condições para trabalhar. Nós, atores, conseguimos estabelecer uma parceria na Record. Já trabalhei em todas as emissoras e nunca senti isso em nenhum lugar, esse clima de amizade, de "vamos fazer", de "vamos brigar pelo nosso produto". Realmente isso é difícil em um ambiente de trabalho. Em outras emissoras, nunca encontrei.

Fernando Pavão será protagonista em nova novela da Record
Fernando Pavão de Poder Paralelo desfila na Porto da Pedra

Fernando Pavão analisa seu trabalho como protagonista de Máscaras
 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico