Notícias às 15:28

Funeral de Stephen Hawking reúne centenas de pessoas

Divulgação

Neste sábado (31), centenas de pessoas marcaram presença no funeral do astrofísico britânico Stephen Hawking, em Cambridge, no Reino Unido.

Ele morreu  o último dia 14, aos 76 anos. Ele era portador da esclerose lateral amiotrófica.

A princípio, a cerimônia seria apenas para familiares e amigos na igreja St Mary the Great, da Universidade de Cambridge, perto do Gonville and Caius College, onde Stephen trabalhou durante mais de 50 anos.

"A vida e o trabalho de nosso pai significaram muitas coisas para muitas pessoas, religiosas e não religiosas. Por isto, a cerimônia será inclusiva e tradicional, refletindo a amplitude e diversidade de sua vida. Nosso pai viveu e trabalhou em Cambridge durante mais de 50 anos. Por isto decidimos organizar o funeral na cidade que tanto amava e que o amava", disseram em comunicado os filhos de Hawking, Lucy, Robert e Tim.

Stephen Hawking será cremado e suas cinzas serão enterradas na Abadia de Westminster, junto a grandes nomes da história da ciência, como Isaac Newton e Charles Darwin.

Nascido em 8 de janeiro de 1942, Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo por abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Era doutor em cosmologia. Pouco tempo antes de morrer, ocupava o lugar de Diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

No final da década de 1960, lançou a teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo,  pontos do cosmo extremamente densos e que, na verdade, não são realmente negros quando explodem e que podem soltar partículas e radiação antes de desaparecerem.

Em 2014 sua vida virou o filme A Teoria de Tudo, levando um Oscar.Detalhe curioso: Stephen Hawking nasceu no dia em que completaram 300 anos da morte de Galileu e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein.Ele mostrou sua enorme determinação por sobreviver durante anos com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa onde ele movia apenas um dedo e os olhos voluntariamente.

Para falar, ele utilizava um sintetizador eletrônico. Ele deixa 3 filhos e 3 netos.

Notícias Relacionadas