Notícias

31/05/2006 | 11h15m - Publicado por: Tatiana Amin

Ganhador de duas Palmas de Ouro morre, em Tóquio

Morreu na última terça-feira, dia 30, de câncer, aos 79 anos, em Tóquio, o cineasta japonês Shohei Imamura. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, seu último filme foi um episódio de 11 de Setembro (2002), que reunia 11 diretores de diferentes países, que abordava a dura reflexão sobre o significado dos ataques terroristas.

Imamura foi um dos raros cineastas a conquistar por duas vezes a Palma de Ouro em Cannes, a primeira por Balada de Narayama (1983) e a segunda por A Enguia (1997), este último um drama sobre um marido ciumento que vai parar na prisão por homicídio e, ao sair, permanece mentalmente enclausurado.

O universo do cineasta é povoado por gente assim: desvalidos, prostitutas e renegados sociais. Ainda de acordo com a publicação, seu humanismo foi um legado do mestre Yasujiro Ozu. Mas, ao contrário do seu mestre, ele costumava envolver o espectador na loucura passional de seus personagens, como a mulher que faz jorrar água quente na hora do gozo, em Água Quente sob uma Ponte Vermelha (2000), um insólito e poético filme, como todos de Imamura.

Instagram

Instagram

  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo
  • @simoneses e @simaria se encontraram com a imprensa em São Paulo para falarem da volta aos palcos. Ambas soltaram as vozes!

OFuxico