Notícias

29/05/2006 | 01h37m - Publicado por: Angélica Feliciano | Foto: Angélica Feliciano

Gilberto Gil: Brasil é um filho do mundo que cresceu e agora quer falar

Gilberto Gil: Brasil é um filho do mundo que cresceu e agora quer falar - Angélica Feliciano

Berlim e Munique receberam uma dose extra de cultura, no último final de semana. O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve nas duas cidades em função do lançamento da Copa da Cultura, que começou no dia 25 de maio, na capital alemã Berlim.

A Copa da Cultura, um evento que promete reforçar a imagem do Brasil no exterior, é um intercâmbio cultural idealizado pelo Ministério da Cultura, que colocará o Brasil em destaque na Alemanha e na Europa, durante os jogos e todo o ano de 2006.

Entrevistado pela coluna Megabytes(site webavista), na Haus de Kunst (Casa de Cultura), em Munique, Gilberto Gil disse que o Brasil é como um filho (do mundo) que cresceu e agora quer falar:

"O mundo está querendo esta resposta brasileira, estão querendo escutar o Brasil e a alma brasileira. Querem entender e gostar do Brasil, cada vez mais. Querem gostar do Carnaval, do futebol e ir mais além",  disse ele.

Até o dia 9 de julho, uma extensa programação cultural, que apresentará filmes brasileiros, danças, lançamentos de livros, artes plásticas e outras artes do nosso paí­s, poderá ser apreciada não só pelos alemães, mas pelos turistas que passarão pela Alemanha durante a Copa.

Gil diz que o mundo está querendo gostar das coisas que estão mais escondidas no Brasil: "Coisas que estão mais na profundidade do dia-a-dia, da vida cotidiana, gostar dos pobres brasileiros, do povo simples, suas obras, suas propostas de vida. Pra isso tudo tem cada vez mais espaço no mundo inteiro", afirma.

Até o dia 31 de maio, o ministro cumpre sua agenda de compromissos internacionais na França, Alemanha e Espanha. Com tantos projetos e viagens, como ficará o cantor e compositor Gilberto Gil? Esse lado fica quieto, em hibernação. Saiu rapidamente para compor músicas, uma delas para a Seleção Brasileira. "Vocês ouvirão em breve", finaliza.

Angélica Feliciano
(correspondente Mega Bytes na Copa 2006)

Instagram

Instagram

  • @karinabacchi e @amaurygnunes fizeram a alegria das crianças da ONG Florescer, em Paraisópolis.
📷 Francisco Cepeda/ AgNews
  • @negodoborel se apresentou em palco da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e levantou uma multidão.
📷 Daniel Pinheiro/ AgNews
  • @camilaqueiroz foi pura elegância na reinauguração de loja da #Intimissimi, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.
📷 Roberto Filho/ Brazil News
  • @ticipinheiro acaba de lançar sua linha de joias. 📷 Manuela Scarpa/ Brazil News
  • @fernandalacerda_oficial ganha título de Musa da Ala Infantil da Gaviões da Fiel e desfilará no Carnaval 2019. A Mendigata foi nomeada na noite de sexta-feira.
📷 Caio Duran/RL Assessoria
  • Festinha da firma... na casa da chefa @estherrocha ... #ofuxico
  • O momento exato em que Rafael Ilha @rafael_ilha_oficial foi anunciado vencedor foi EMOCIONANTE. Confira o vídeo direto da sede!!!

OFuxico