Notícias

07/11/2005 | 18h52m - Publicado por: Andréia Takano | Foto: Reprodução

Globo recua e admite censura, na cena do beijo homossexual de América

Globo recua e admite censura, na cena do beijo homossexual de América - Reprodução

A polêmica do veto do beijo entre os personagens homossexuais Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), no último capítulo da América, parece não ter fim.

Segundo afirmação inicial dada à imprensa por Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, a cena em questão sequer havia sido gravada para exibição no capítulo da última sexta-feira, dia 4. Já a autora Glória Perez se defendeu, afirmando que a cena do beijo entre os atores foi gravada, sim, repetidas vezes.

Porém, na tarde desta segunda-feira, dia 7, em comunicado enviado à imprensa pela Central Globo de Comunicação, a emissora recua ao admitir que a cena foi mesmo preterida, indo ao ar uma outra opção, aquela assistida pelo público: sem beijo. O comunicado diz ainda que a direção alertou autora e direção para que a cena fosse sutil e delicada, bem como admite a gravação de tomadas diferentes para avaliação e escolha na edição.

Confira o comunicado na íntegra: 

“A TV Globo se orgulha por ter sido pioneira e por ser ainda a única emissora a se utilizar da sua teledramaturgia para, sistematicamente, tratar de questões relevantes da realidade da nossa sociedade.
 
E, neste campo, não temos tabus, tratando de temas sem restrições, podendo citar, como exemplos, racismo, prostituição e até reforma agrária.
 
O tema homossexualismo chega a ser recorrente, constou seguidamente das três últimas novelas das oito, tendo sempre com premissa a crítica à homofobia. Temos certeza de que fomos bem sucedidos em todos esses exemplos.
 
No que se refere ao beijo entre dois personagens do mesmo sexo, no capítulo final de América, a direção da emissora, antes de qualquer gravação,  recomendou à autora e à direção da novela para que a cena fosse escrita com as mesmas sutileza e delicadeza com que o assunto foi tratado durante a novela.

Foram apresentadas gravações com diferentes formatos, que permitiam entender, com mais ou menos intensidade, que estaria ocorrendo um beijo.
 
A direção da TV Globo, ainda sim, determinou uma mudança na versão escolhida, optando pela abordagem que julgou mais apropriada para exibição numa novela das oito.
 
Com a certeza de que em nada prejudicou a mensagem geral que a autora passou sobre o tema”.

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico