Notícias

20/11/2012 | 01h05m - Publicado por: Felipe Carvalho | Foto: AgNews

Glória Maria e Jean Paulo Santos são homenageados com Troféu Raça Negra

A filha de Martin Luter King também esteve presente para receber troféu dedicado ao seu pai

Glória Maria e Jean Paulo Santos são homenageados com Troféu Raça Negra - AgNews Abrir Galeria

Glória Maria e o ator mirim Jean Carlos Campos, o Cirilo da novelinha infantil Carrossel, do SBT, receberam na noite desta segunda-feira (19) um prêmio da 10ª edição do Troféu Raça Negra que reuniu vários famosos em uma cerimônia black tie na Sala São Paulo, no bairro da Luz, no centro da capital paulista. A premiação celebra a cultura negra e homenageia as personalidades que fizeram a diferença durante todo o ano para a valorização do negro.

A apresentadora e repórter do Globo Repórter que acaba de voltar de uma viagem de 25 dias pela Europa, acha que agora é um grande momento da história do negro já que Barack Obama se reelegeu ao cargo de presidente dos Estados Unidos.

"Este troféu está comemorando 10 anos e neste tempo resolveram homenagear algumas pessoas, entre elas eu! É um orgulho enorme, uma emoção maior ainda e estou louca para chegar em casa e mostrar para as minhas filhas 'olha, Laura e Maria o que a mamãe ganhou!'. Este é o reconhecimento de uma vida inteira tentando mostrar  que nós negros somos bacanas. Não existe diferença! A gente tem talento ou não, tem caráter ou não, ou somos legais ou não. Isso independe da cor da pele. Tenho durante anos tentado mostrar isso e, graças a Deus, agora parece que as pessoas estão reconhecendo e estou muito feliz."

Cacau Protásio, a Zezé de Avenida Brasil, da Globo, também recebeu uma homenagem pela sua brilhante atuação na novela e subiu ao palco para agradecer o prêmio. Ela dedicou o troféu a sua mãe que não pode estar no evento e ao ator Rafael Zulu que foi quem a ajudou a entrar no mundo da televisão.

"É a primeira vez que eu venho. Pra mim é muito importante porque é o Troféu Raça Negra, algo importante para a nossa cultura e um reconhecimento que a galera tem do nosso trabalho, de nossa caminhadas. Estou muito feliz  por estar aqui e espero que por muitos anos eu possa estar aqui, sendo convidada, recebendo prêmios, já que isso é maravilhoso!"

A atriz Elisa Lucinda, que fez seu último trabalho em Aquele Beijo, da Globo, também falou sobre a importância do Troféu. Ela afirmou que este é um momento que a 'negrada' se encontra e é uma oportunidade deles poderem serem vistos.

"Eu sempre brinco que em cada novela é um negro por elenco e, nesta última novela, tinha uma cena em que contracenavam cinco negros e não era uma senzala. Eu pensei 'melhorou muito!'. Esse prêmio é o nosso Oscar, a gente vem de limousine, não é uma festa para se reclamar nada, mas a gente faz para comemorar! Tem prêmios no jornalismo, no teatro,artes plásticas, literatura. Acho bom mesmo!"

Benedita da Silva, ex-prefeita do Rio de Janeiro, passou pelo tapete vermelho e comemorou mais uma edição da premiação. Ela declarou que a raça negra tem trazido para o cenário brasileiro grandes personalidades do movimento negro que fez com que a história fosse reescrita.

"Este é um grande momento de se homenagear e reconhecer essas nossas lideranças que estão acontecendo neste nosso país e que antes estavam no anonimato."

Já o ator Antonio Pitanga salientou que este evento se faz num momento muito representativo tal qual foi na época do Zumbi dos Palmares, onde tinham negros e brancos no Dia do Chamamento.

"Este, para mim, é o Dia do Chamamento, da autoestima, de colocar em uma posição consagradora. Se estamos fazendo isto há 10 anos é porque ainda não caiu a ficha dos meios de comunicação, do conjunto dos negros em várias áreas, em várias profissões sendo homenageados."

Robson Caetano, que foi um dos apresentadores do evento, disse que parece que foi 'ontem' quando a premiação começou no Teatro Municipal, concretizando o sonho de várias pessoas que vivem à margem.

"São pessoas que acabam alcançando uma posição de status na sociedade e muitos acabam se esquecendo que aqui cada um de nós saiamos daqui com a consciência de que temos algo a fazer."

A jornalista Joyce Ribeiro, do SBT, também foi uma das apresentadoras, e afirmou que é um grande prazer estar neste evento entregando troféus, ainda mais num ano tão especial no qual nasceu sua pequena filha, Malu, que hoje está com três meses.

"Já tive a honra de participar desta festa pela quarta vez e este ano é especial porque é a comemoração dos 10 anos. É sempre uma alegria porque, além de entregar o prêmio, a gente encontra amigos, sempre muito divertido, encontrar tanta gente boa que está brilhando e que faz um trabalho excepcional."

Quem também passou pela premiação foram os músicos Carlinhos Brown, os Racionais MCs, Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Priscila Marinho, Rafael Zulu, Margareth Menezes, Fabiana do Vôlei, entre outros.

Este ano o troféu tem como tema a memorável frase "I have a dream"  ("Eu Tenho um Sonho"), dita por Martin Luther King, Jr. em seu discurso em defesa dos direitos civis dos negros, realizado em 1963. Ele, que foi assassinado em 1968, foi um dos homenageados da noite e sua filha caçula, Berenice King, recebeu um prêmio em seu nome.

O evento contou ainda com shows de Sandra de Sá, Paula Lima e Luiz Melodia, além de musicais da orquestra da Sala São Paulo.

Troféu Raça Negra completa 10 anos com retrospectiva

Glória Maria e Jean Paulo santos são homenageados em noite de prêmios

Berenice King, filha de Martin Luther King e Benedita da Silva OFuxico

Instagram

Instagram

  • Com todo o seu carismático jeito de ser, @kaysar.dadour tem recebido muito carinho dos fãs. Confira, em #OFuxico, o que o sírio tem feito, já como vice-campeão do #bbb18!
  • Quer saber o que @gleicidamasceno anda fazendo, depois de ter se tornado a campeã do #bbb18? Clique em #OFuxico e veja!
  • Pouco menos de uma semana depois do término do #bbb18, #OFuxico decidiu mostrar um pouco do que @tio_ayrton e @anaclaraac estão fazendo, fora da casa mais vigiada do Brasil. Confira nossa matéria especial!
  • #OsGretchens estreou na última segunda-feira (23) no Multishow e nós, do OFuxico!, fizemos um resumão de tudo o que rolou e, claro, não poderia faltar os memes da galera na web. Corre para o site conferir! 😉
  • #gretchen convida rodo mundo pra assistir a estreia de #Osgretchen , hoje no #multishow @mariagretchen
  • @guguliberato manda o recado!!! Todo mundo ligado no @powercouplebrasil , na próxima terça-feira, na @recordtvoficial Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli

OFuxico