Notícias

13/12/2012 | 12h28m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução/Fotomontagem

Google homenageia Luiz Gonzaga pelos 100 anos de seu nascimento

O cantor e compositor mapeou a cultura popular em suas músicas

Google homenageia Luiz Gonzaga pelos 100 anos de seu nascimento - Reprodução/Fotomontagem

O Google usou seu logo para homenagear o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, nesta quinta-feira (13). Ao clicar no doodle, logo animado da página, é possível ver um conteúdo sobre a vida e obra do compositor, indexado.

Durante todo este ano Luiz Gonzaga tem sido homenageado em todo o país por seus 100 anos, que, se estivesse vivo completaria nesta quinta-feira, 13 de dezembro.

O Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma série que estreou no dia 30 de setembro em homenagem ao sanfoneiro. Um filme contando a história do cantor também celebrou o centenário, Gonzaga de Pai para Filho, dirigido por Breno Silveira, entrou em cartaz em outubro nos cinemas de todo Brasil.

Nesta quinta-feira (13), data em que o centenário se completa, Gonzaga recebe homenagens em sua terra natal, Pernambuco. No Teatro Luiz Mendonça, zona Sul de Recife, o escritor Sinval Sá vai lançar às 18h uma nova edição de seu livro "O sanfoneiro do Riacho da Brígida", que foi a primeira biografia de Luiz Gonzaga, lançada na década de 60. Às 20h, no mesmo teatro, será lançado um selo comemorativo nos Correios. A arte ilustrativa dos selos foi feita pelo artista Jô Oliveira, que se baseou na música Asa Branca para falar da vida do sanfoneiro. Serão 300 mil exemplares desse selo.

As obras de Gonzagão falam da vida, cultura e da geografia nordestina, mapeando assim seu principal personagem, o sertanejo. O cantor e sanfoneiro foi um dos principais responsáveis por difundir a música popular brasileira.

Ronnie Von e o Todo Seu homenageiam Luiz Gonzaga, nesta sexta-feira
Marina Elali apresenta show em homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas em Campinas
Malvino Salvador e Gabriel Braga Nunes conferem o filme Gonzaga – De Pai para Filho
Neto prepara shows do centenário de Luiz Gonzaga

Instagram

Instagram

  • Antes de cair no samba, junto com os outros integrantes do #Salgueiro, @araujovivianne mandou um beijo para os leitores de #OFuxico. Confira!
  • #justintimberlake abre a cerimônia do #Oscar e faz a platéia dançar  @theacademy20l7 #oscar2015
  • Enquanto se maquiava para o desfile da Escola de Samba #ParaisodoTuiti, da qual é rainha de bateria, #CarolMarins mandou um recado para #OFuxico. Veja!
  • A linda Ellen Rocche mandou beijinho e nosso repórter Luigi Civalli quase desmaiou de emoção!  #rosasdeouro #carnaval2017 @ellen_rocche
  • A gata #MilenaNogueira esquentando os tamborins para desfilar como Rainha da bateria do #impérioserrano #carnavalnorio #carnaval2017
  • Este ano a @mulhermelao curte o carnaval como foliã... nada de desfile. #carnavalnorio #carnaval2017
  • Sempre fofa, @quiteriachagas gravou um videozinho pra gente. Vai lá garota e arrebenta sambando como Rainha do #ImpérioSerrano

OFuxico