Notícias

13/12/2012 | 12h28m - Publicado por: O Fuxico | Foto: Reprodução/Fotomontagem

Google homenageia Luiz Gonzaga pelos 100 anos de seu nascimento

O cantor e compositor mapeou a cultura popular em suas músicas

Google homenageia Luiz Gonzaga pelos 100 anos de seu nascimento - Reprodução/Fotomontagem

O Google usou seu logo para homenagear o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, nesta quinta-feira (13). Ao clicar no doodle, logo animado da página, é possível ver um conteúdo sobre a vida e obra do compositor, indexado.

Durante todo este ano Luiz Gonzaga tem sido homenageado em todo o país por seus 100 anos, que, se estivesse vivo completaria nesta quinta-feira, 13 de dezembro.

O Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma série que estreou no dia 30 de setembro em homenagem ao sanfoneiro. Um filme contando a história do cantor também celebrou o centenário, Gonzaga de Pai para Filho, dirigido por Breno Silveira, entrou em cartaz em outubro nos cinemas de todo Brasil.

Nesta quinta-feira (13), data em que o centenário se completa, Gonzaga recebe homenagens em sua terra natal, Pernambuco. No Teatro Luiz Mendonça, zona Sul de Recife, o escritor Sinval Sá vai lançar às 18h uma nova edição de seu livro "O sanfoneiro do Riacho da Brígida", que foi a primeira biografia de Luiz Gonzaga, lançada na década de 60. Às 20h, no mesmo teatro, será lançado um selo comemorativo nos Correios. A arte ilustrativa dos selos foi feita pelo artista Jô Oliveira, que se baseou na música Asa Branca para falar da vida do sanfoneiro. Serão 300 mil exemplares desse selo.

As obras de Gonzagão falam da vida, cultura e da geografia nordestina, mapeando assim seu principal personagem, o sertanejo. O cantor e sanfoneiro foi um dos principais responsáveis por difundir a música popular brasileira.

Ronnie Von e o Todo Seu homenageiam Luiz Gonzaga, nesta sexta-feira
Marina Elali apresenta show em homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas em Campinas
Malvino Salvador e Gabriel Braga Nunes conferem o filme Gonzaga – De Pai para Filho
Neto prepara shows do centenário de Luiz Gonzaga

Instagram

Instagram

  • Durante a festa da última quarta-feira (21) do #bbb18, Wagner e Gleici trocaram beijos e foram até parar debaixo do edredom.
E aí, você shippa esse casal #gleigner? 📷: Divulgação/TV Globo/BBB
  • Em conversa com colegas de confinamento, #Viegas criticou a ex-BBB Emilly Araújo, gerando revolta, entre os fãs da campeã do #bbb17, na internet. Leia mais em #OFuxico!
📷: Divulgação/TV Globo/BBB
  • #Nayara acabou sendo eliminada do #bbb18, em Paredão com Gleici e Mahmoud. O que vocês acharam desse resultado?
📷: Divulgação/TV Globo/BBB
  • Na pele de Eduardo Montalvani, o gatão @edsoncelularireal faz uma participação especial em #MalhaçãoVidasBrasileiras e um convite aos leitores de OFuxico. 📽@flaviacirino
  • Após tentar por quatro anos, #AliceMilagres passou no teste e está no elenco de #MalhaçãoVidasBrasileiras. A filha de #GoreteMilagres vive a doce Maria Alice e mandou um recadinho aos leitores de OFuxico. Confira! 📽@flaviacirino
  • O grupo de street dance de Leandro (Dhonata Augusto) também se apresentou para a Imprensa na praça em frente ao Colégio Sapiência, na coletiva de #MalhaçãoVidasBrasileiras. Confira! 📽@flaviacirino
  • #MalhaçãoVidasBrasileiras foi apresentada à imprensa de maneira inovadora: um show particular para repórteres e fotógrafos. OFuxico registrou o momento, confira!📽@flaviacirino

OFuxico