Notícias

04/10/2005 | 14h49m - Publicado por: Daniele Barreira

Grupo Síndrome de Down rebate explicação da MTV

Depois do comunicado da MTV Brasil, enviado à imprensa através de seu assessor, sobre um mal-entendido ocorrido no Vídeo Music Brasil, que aconteceu no dia 29 de setembro, em São Paulo, com a palavra “mongolóide”, o Grupo Síndrome de Down rebateu:

Confira na íntegra:

"Prezado Edgar,

Gostaria de agradecer a sua resposta, mas também de ressaltar algumas questões:
 
1. A MTV reprisou o programa sem fazer nenhuma observação ou correção a respeito. O mesmo programa está disponível no site da MTV: com ou sem a frase infeliz?

2. Sobre Síndrome de Down: A Síndrome de Down é um arranjo cromossômico que ocorre naturalmente e que sempre fez parte da condição humana, sua ocorrência é universal entre todas as raças e gêneros e ocorre, aproximadamente, em 1 a cada 800 nascimentos.
 
3. A SD não é nenhuma doença, nem desordem, defeito ou condição médica. É inapropriado e ofensivo se referir às pessoas com SD como "afligidas por" ou "sofrendo de" SD.
 
4. As pessoas com Síndrome de Down são pessoas, não portadoras, a síndrome é inerente a eles e não algo que eles carreguem consigo (eu sou portador da minha carteira de identidade...e posso largá-la quando quiser). Essa observação é válida para qualquer deficiência.
 
5. A Síndrome de Down afeta comumente o estilo de aprendizagem, apesar das diferenças serem extremamente variáveis e individuais, assim como as características físicas e cuidados médios. O desafio mais significativo é o de achar o método mais eficiente e produtivo para cada indivíduo. A identificação do melhor método de ensino para cada criança começa idealmente logo após o nascimento através de programas de estimulação precoce.
 
6. Hoje a maioria das crianças com SD é alfabetizada, freqüenta escolas regulares (tenho certeza que seus colegas não os tratam com essa terminologia), alguns estão completando o 2º grau, já temos casos de estudantes universitários. Muitos até assistem à MTV.
 
Assim como sugeriram alguns colegas e amigos eu continuo esperando alguma atitude mais consistente da parte de vocês. A gafe aconteceu no programa de maior audiência do ano da MTV. Não acho justo que as desculpas sejam privadas.
 
Um abraço,

Fábio Adiron"

Instagram

Instagram

  • @justinbieber foi clicado chorando ao telefone, na porta do apartamento de sua agora noiva, @haileybaldwin. Por que será que o astro estava aos prantos? Saiba tudo clicando em #OFuxico.
📷: Grosby Group
  • Edgar Vivar, o eterno Seu Barriga, do seriado Chaves,  abriu o jogo sobre como se sente, na emissora Televisa. Leia tudo sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Neide Boa Sorte chegou para gravar episódios inéditos!! @eduardomartini #tvfuxico #fuxicodaneide
  • Que chiques! @brunogagliasso e @gio_ewbank marcaram presença na festa em comemoração aos 20 anos dos perfumes de @antoniobanderasoficial, na Espanha. Confira mais detalhes em #OFuxico!
  • Por meio de suas redes sociais oficiais, após muitas especulações, @justinbieber anunciou, oficialmente, seu noivado com @haileybaldwin. Confira mais em #OFuxico! Quem aí shippa esse casal?
📷: Reprodução/Instagram
  • George Clooney, sofreu um acidente de moto, nesta terça-feira (10), na região da Sardenha, na Itália. Saiba mais informações clicando em #OFuxico!
📷: Grosby Group
  • @cristiano deixou o Real Madrid e vai passar a jogar pela Juventus. Leia mais detalhes sobre essa novidade clicando em #OFuxico!

OFuxico