Notícias

08/01/2010 | 16h32m - Publicado por: Marina Forte | Foto: Ag.News

Hebe Camargo já circula pelo hospital onde será operada

Hebe Camargo já circula pelo hospital onde será operada

Hebe Camargo já circula pelo hospital onde será operada - Ag.News
Atualizada às 20h18
No início desta sexta-feira (8), Hebe Camargo deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A apresentadora do SBT fará uma cirurgia na manhã de sábado (9).

Acompanhada do filho Marcelo e do assessor e sobrinho Cláudio Tessuti, a apresentadora circulou pelos corredores do hospital, onde realiza os primeiros exames.
Pessoas próximas à Hebe preferem manter a discrição, não confirmando se ela será submetida à retirada de um tumor no estômago, como foi divulgado pela imprensa.
Porém, fontes do SBT contam que a apresentadora irá remover linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, da região do abdômen.
O Dr. Antônio Macedo fará a cirurgia.
Conhecida por sua saúde de ferro, Hebe não costuma ter nem gripes. Nas únicas internações de que se tem notícia, a apresentadora realizou apenas cirurgias plásticas. 

O que é a doença

Um linfonodo é parte do sistema linfático do corpo. No sistema linfático uma rede de vasos linfáticos carrega fluido claro chamado linfa. Os vasos linfáticos levam aos linfonodos, os quais são pequenos órgãos redondos que capturam células cancerosas, bactérias, ou outras substâncias danosas que podem estar na linfa. Grupos de linfonodos são encontrados no pescoço, axilas (linfonodos axilares), peito, abdômen e virilha.

Linfonodos sentinelas

Os sentinelas são os primeiros linfonodos onde provavelmente o câncer se espalha a partir do tumor primário. Células cancerosas podem aparecer no linfonodo sentinela antes de espalharem para outros linfonodos. Em alguns casos, pode haver mais de um linfonodo sentinela.
 
Biópsia de linfonodo sentinela
A biópsia de linfonodo sentinela é um procedimento no qual o linfonodo sentinela é removido e examinado sob microscópio para determinar se há células de câncer presentes. A biópsia de linfonodo sentinela é baseada na idéia que as células de câncer se espalham (metástase) de forma ordenada a partir do tumor primário para os linfonodos sentinelas, e então para outros linfonodos.

Resultado negativo da biópsia de linfonodo sentinela sugere que o câncer não se espalhou para os linfonodos. Resultado positivo indica que o câncer está presente no linfonodo sentinela, e pode estar também em outros linfonodos na mesma área. Essa informação pode ajudar o médico a determinar o estágio do câncer e desenvolver plano de tratamento adequado.

Benefícios da biópsia de linfonodo sentinela

Para entender os possíveis benefícios da biópsia de linfonodo sentinela, ajuda entender sobre a remoção padrão de linfonodos. A remoção padrão de linfonodos envolve cirurgia para retirar a maioria dos linfonodos na área do tumor. Por exemplo, a cirurgia para câncer de mama pode incluir a remoção de maioria dos linfonodos axilares. Isso é chamado dissecção de linfonodos axilares.
Se for feita uma biópsia de linfonodo sentinela e não forem encontradas células de câncer, o restante da área dos linfonodos pode não precisar ser removida. Uma vez que menos linfonodos são removidos, pode haver menos efeitos colaterais. Quando múltiplos linfonodos são removidos o paciente pode ter efeitos colaterais como linfedema (inchaço causado pelo excesso de acúmulo de fluidos), torpor, sensação persistente de queimação, infecção e dificuldade de movimentação na área afetada.

Fonte: site Copacabarunners
Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico