Notícias

19/11/2005 | 15h02m - Publicado por: Carlos Ramos | Foto: Felipe Panfili

Helena Rinaldi faz comédia francesa no teatro

Helena Rinaldi faz comédia francesa no teatro - Felipe Panfili

Mais identificada como atriz dramática, por causa de papéis de sucesso na televisão como a sofredora Raquel, de Mulheres Apaixonadas, Helena Ranaldi provará um outro lado de seu talento, numa comédia teatral. No dia 13 de janeiro de 2006, ao lado de um elenco de sete atores, ela estréia As Preciosas Ridículas, do francês Molière, no Teatro do SESI, no centro do Rio.

“No elenco estão também André Vali e Nildo Parente, à frente de um grande elenco. A direção será do Cláudio Torres Gonzaga”, contou Helena, enquanto se dirigia para o camarim de seu namorado, o cantor e músico Max Sette, que fez o pré-lançamento de seu CD Parábolas ao Vento, no Teatro Rival BR, na noite de segunda-feira, dia 14.

As Preciosas Ridículas

Escrita em 1658, As Preciosas Ridículas (Les Précieuses Ridicules) estreou em 1669, em Paris. A peça mostra os burgueses deslumbrados com a cultura dos aristocratas, e como os comerciantes da província – ignorantes e ingênuos – desejavam adquirir o requinte e os meneios falsamente elegantes dos fúteis salões da capital francesa. A comédia provocou estrondosas gargalhadas do público, mas trouxe para Molière a antipatia da deslumbrada burguesia, que se sentiu agredida pelo retrato implacável que ele pintou.

As Precisosas Ridículas inaugurou uma nova fase, na vida do comediante: a da crítica de costumes. O artificialismo, os interesses mesquinhos que geralmente regem as relações humanas, o desejo de ascensão social a qualquer preço e a ganância pelo dinheiro são desvendados pelo autor, nas cortantes tramas de suas comédias. Molière deixou outros clássicos que são montados no mundo inteiro até hoje, entre eles: O Tartufo, O Avarento, Escola de Mulheres, Escola de Maridos, Don Juan e o Burguês Fidalgo. 


Com essa dimensão de criticar os costumes, a comédia francesa ganhou outra posição entre os gêneros teatrais. Fazendo uma análise dos erros humanos, ela deixava de ser considerada um gênero menor e ingressava no rol das grandes manifestações artísticas, com a mesma dignidade das tragédias clássicas.

Instagram

Instagram

  • Nesta sexta-feira (25), o cantor @micael lançou o clipe da música Sem Ela Não Dá, e aproveitou a divulgação do trabalho para agradecer o carinho dos seguidores do #OFuxico. Veja!
  • @joaoboscoevinicius fizeram questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Super Homem Chora. Confira!
  • @xandaviao e @wesleysafadao fizeram questão de convidar os leitores de #OFuxico para conferir sua primeira parceria, feita para o hit Eu e a Torcida do Brasil, lançado nesta sexta-feira (25). Confira!
  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)

OFuxico