Notícias às 19:00

Ícone! As contribuições de Walt Disney para o entretenimento

Divulgação

Temos Mickey Mouse, o simpático camundongo com a sua amada Minnie e o mascote Pluto, ou o atrapalhado cachorro Pateta; o esquentadinho Pato Donald; o papagaio 100% brasileiro Zé Carioca e outros tantos personagens nessas décadas todas que fica até difícil listar todos eles. Mas os amiguinhos da ficção criados dentro de um mundo mágico fundado por Walt Elias Disney marcaram e continuam marcando a vivência de muita gente.

Foi assim que o garoto nascido em Chicago e criado na pequena cidade de Marceline, no Missouri, tornou um curioso sobrenome em algo com um grandioso impacto mundial.

Após o diagnóstico de um câncer no pulmão, Walt Disney acabou morrendo no dia 15 de dezembro de 1966, aos 75 anos. E nesta quinta-feira (5), se estivesse vivo, o visionário cineasta completaria 118 anos de um legado único muito difícil de medir.

Walt Disney World Resort tem oferta de ingressos

Confira abaixo as proezas de Walt Disney que modificaram o mundo:

Talento desde o início

Walt Elias Disney

Filho Elias e Flora, Disney não teve uma infância tão fácil. Na fazenda da família, em Marceline, ao lado do irmãos Roy, Raymond, Ruth e Herbert, ele ajudava nos trabalhos da casa enquanto vivia com uma criação mais severa por parte do pai.

Apesar das dificuldades, o patriarca conseguiu pagar a ele algumas aulas de artes na Kansas City Art Institute (Instituto de Arte da Cidade de Kansas) onde colocou em prática sua criatividade e dom para o desenho.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o artista falsificou a sua idade, trocando o ano do nascimento de 1901 para 1900 tendo, assim, 17 anos legais para entrar para a Cruz Vermelha e ajudar nas batalhas. Ao lado de um amigo da escola, eles embarcaram na jornada.

De volta aos Estados Unidos, Walt Disney trabalhou em agências publicitárias, em uma companhia cinematográfica até colocar o seu negócio em prática com o irmão Roy. A dupla, então, criou a produtora Laugh-O-Gram para a criação de curta-metragens animados. 

Na época, as animações eram vistas como uma espécie de tirinhas de jornais em movimento usadas durante os intervalos de filmes, anúncios e etc.

Revolucionário

A Branca de Neve foi o primeiro longa-metragem animado da história

Sempre pensando grande, o empresário já estava com o seu estúdio a todo vapor, com vários funcionários e um certo estrelato provindo de suas tentativas anteriores ao lado do amigo Ub Iwerts – também co-fundador da Laugh-O-Gram.

Em 1937, uma ideia considerada maluca no período, revolucionou não só as expectativas ao redor de Walt Disney como também a maneira de se enxergar a indústria cinematográfica. Baseado nos contos dos Irmãos Grimm, chegava ao cinema a adaptação de A Branca de Neve e os Sete Anões, o primeiro longa-metragem em animação da história. Apesar dos profissionais e críticos esperarem um fracasso, uma reviravolta aconteceu. A produção fez tanto sucesso que lucrou, naquele momento, cerca de 1 bilhão de dólares e os aplausos do público. 

Posteriormente, o Sr. Disney entendeu que era possível estender para além de alguns minutos uma narrativa desenhada, sendo prova disso os filmes da Cinderela, A Bela Adormecida, A Bela e a Fera, Aladdin, A Pequena Sereia, Alice No País das Maravilhas.

Um universo mágico

Walt Disney World

Você acha que parou por aí? Que nada! A visão do diretor foi muito além dos estúdios e das inúmeras estatuetas do Oscar que ganhou (aliás, Walt Disney é a pessoa com o maior recorde na Academia, tendo ganhado 22 prêmios de 59 nomeações). Em 1955, depois do projeto ter começado em pequena escala, ele inaugurou a Disneylândia, na Califórnia. Com ingressos custando um dólar para adultos e alguns centavos às crianças, o evento foi até transmitido ao vivo pelas emissoras dos Estados Unidos.

Atualmente, o complexo de parques se expandiu em um nível considerável. O mais famoso fica em Orlando, na Flórida, com o memorável Magic Kingdom. Os outros saíram do país e foram parar na França, China e no Japão.

O império

Walt Disney logo

Atravessando gerações, a The Walt Disney Company – fundada em 1923 – é uma referência no mundo do entretenimento e negócio. Uma de suas compras mais famosas foi a Pixar, ocorrida em 2006, que resultou na junção dos dois estúdios e nos longas queridinhos como Carros, Wall-E, Up – Altas Aventuras, Coco, Moana, Monstros S.A. e por aí vai. Foi a porta de entrada da Disney no mundo das animações 3D.

Além da Pixar, existem no catálogo das subsidiárias a Lucasfilm, Marvel, ABC, Maker Studios, Fox Family Worldwide e 21st Century Fox.

Pensando no avanço das coisas, este ano foi lançado o serviço de streaming da empresa, o Disney+, que já conta com conteúdo original e produções antigas. Ainda existem os trabalho em live-action: Cinderela, A Bela e a Fera, O Rei Leão, Dumbo, Christopher Robin, Aladdin e etc.

 

Notícias Relacionadas