Notícias às 12:14

Império: Cláudio fica entre a vida e a morte

Império/TV Globo
Cláudio (José Mayer) vai ficar entre a vida e a morte em Império, novela exibida na Globo na faixa das 21h. Tudo acontece no bar do Manoel (Jackson Antunes) quando Felipe (Laércio Fonseca) aparece por lá para provocar Enrico (Joaquim Lopes), que está preparando petiscos no local.
 
"Se o seu petisco é tão bom… Eu vou querer comer… Seu Enrico", diz, libidinoso.
 
O chef fica possesso e sai empurrando o ex-empregado porta afora. 
 
"Não adianta, eu não desisto, eu só vou parar quando conseguir o que quero!", avisa Felipe, que é já tem Enrico partindo para cima dele. 
 
Manoel tenta separar, diz que não se briga com cliente no bar, mas o rapaz dispara.
 
"Quem? Aquele ali? (aponta Felipe) Isso não é um cliente, é um safado, pervertido, um frutinha que quer sentir o peso da minha mão…", afirma o chef, que se atira sobre Felipe e eles voltam a ficar engalfinhados.
 
Manoel consegue separar os dois e Enrico mando o ex-empregado ir embora. 
 
"Vou, mas antes quero avisar uma coisa: eu dei uma chance e você desperdiçou, Enrico… Mas se você não é meu, então não vai ser de mais ninguém… De hoje, você não passa, Enrico!", avisa o obcecado.
 
Leonardo (Klebber Toledo) e Etevaldo (André Gonçalves) presenciam a ameaça. Preocupado, o louro liga para Cláudio e conta o que acabou de ver. Tenso, o festeiro corre para Santa Tereza.
 
Enquanto isso, Enrico faz sucesso com seus petiscos. Os clientes do bar comemoram. Até que Felipe volta ao local. 
 
"Eu estou aqui! Eu voltei! Pro tudo ou nada! Como é que é? Vem cá, vem!…", brada o cozinheiro. 
 
Manoel servindo com o espeto os últimos salsichões, pede que o maluco vá embora. Enrico sai do interior do bar, bastante alterado. 
 
"Ah, é? Tá me provocando? Pois eu tou aqui! Pronto pra quebrar sua cara, Felipe! E vai ser agora!", garante o chef, que vai em direção ao ex-empregado.
 
Cláudio, aflito, corre para o filho, chamando-o. Enrico olha pro pai, e Felipe aproveita a distração: pega o espeto vazio que Manoel deixou sobre uma mesa ali na calçada e vai golpear Enrico. Cláudio vê, grita pelo filho, se joga na frente do dele. Felipe perfura o festeiro na altura do rim. Enrico desesperado segura o pai.
 
O chef olha para o pai, com a roupa agora cheia de sangue. E Cláudio, no chão, fecha os olhos. Em choque, Felipe joga o espeto no chão e sai correndo. Leonardo, desesperado, pede que liguem para a ambulância. Enrico sofre um ataque histérico, chorando e tentando reanimar Cláudio. 
 
"Abre os olhos… Tá ouvindo? Acorda! Não pode morrer! Não vai morrer assim… por minha causa!", diz, aos prantos.
 
Manoel, então, manda que o filho do festeiro vá chamar Xana (Ailton Graça), que já foi enfermeiro. E ele o faz.
 
"Xana é você? É? Me ajuda! Meu pai sofreu um atentado… e está morrendo! Se você é enfermeiro como o Manoel falou", diz o chef. 
 
Xana sai correndo para ajudar, faz o primeiro atendimento até a ambulância chegar.
 
Como Enrico está catatônico, Leonardo avisa Beatriz (Suzy Rêgo) do acontecido. De repente, o chef pega o celular e fala com a mãe. 
 
"Mãe! Mãe… A desgraça aconteceu… O que o pai tanto temia se confirmou. É! O Felipe… Ele cumpriu a promessa, feriu o pai, e agora… (explode) O pai tá morrendo!", grita.
 
A ambulância chega e Xana vai acompanhando Cláudio. Sem forças, o chef é levado para o hospital por Leonardo e Etevaldo. Lá, Enrico encontra a mãe e a irmã. 
 
"Eu que fui o culpado, só eu, devia ter ouvido o pai quando me alertou sobre o perigo que era Felipe, mas não ouvi, e fiz tudo errado, eu…", diz, aos prantos. 
 
Beatriz e Bianca (Juliana Boller) tentam acalmar o rapaz. 
 
"Mas eu podia ter impedido! O cara veio, me disse desaforo! O pai se jogou na hora que o psicopta tava com um espeto! Foi rápido! E o sangue! Um horror!".
 
Ainda abalado, Enrico, todo sujo de sangue, aceita o conselho da mãe para ir para casa, tomar banho e trocar de roupa. E ele aceita novamente ser levado por Leonardo e Etevaldo. Lá no hotel, a dupla diz que vai esprá-lo na recepção do hotel, mas o chef surpreende.
 
"Leonardo! Não faz sentido os dois ficarem lá embaixo, estão dando uma força pra mim… Podem esperar aqui, só vou tomar uma ducha rápida", afirma o rapaz.
 
Enquanto isso, no hospital, Beatriz e Bianca recebem as piores notícias do médico. 
 
"As notícias não são boas. Ele perdeu um rim. E perdeu muito sangue… Infelizmente, o hospital está com o estoque praticamente zerado deste sangue do tipo dele, que é o mais raro, O negativo…", conta o doutor. 
 
Beatriz troca um olhar com Bianca e se toca.
 
"É o mesmo que o do Enrico. (ao médico) O filho dele… Mas será que… será que o Enrico…", analisa a mulher de Cláudio.
 
"Se é o mesmo sangue, liga então pra ele, mãe. Liga!", pede Bianca.
 
Mas o mais improvável acontece. Ao saber que o pai precisa de seu sangue, Enrico estanca. 
 
"E então, Enrico? Perguntei se você vai doar sangue e salvar o seu pai…", diz Beatriz. 
 
Só que o filho não se mexe. De repente, ele sai correndo, deixando todos pasmos. Vicente (Rafael Cardoso) que está no hospital, se dispões a conversar com o rival.
 
Ao vê-lo, Enrico se irrita. Mas Vicente avisa que veio em missão de paz. 
 
"Só quero me entender com você, ninguém aqui vai brigar… Nenhum de nós tem que provar que é mais macho que o outro… Mas se você, Enrico, acha isto tão importante… então deve mostrar valentia é salvando a vida do seu pai! Porque com certeza restou um pingo de nobreza em você, que continua a ser filho do seu Cláudio e herdou o que seu pai tem de melhor… Por isso, Enrico, eu te peço: basta um gesto, uma atitude sua… para impedir a morte de quem te ama", discursa Vicente.
 
Enrico, transtornado, rebate. 
 
"Não… Eu não quero o amor dele… Esse amor, não! Não quero ouvir mais nada… Eu não posso… Eu não admito que você venha se meter, então sai daqui, me deixa, eu já falei, eu não…", brada o chef. 
 
Mas Vicente continua firme.
 
"Eu me meto, sim, tenho que interceder pelo seu Cláudio, que fez tudo de bom por mim, e mais ainda pelo filho dele, a vida inteira… Quer prova maior do amor de pai do que defender a cria a ponto de pôr em risco a própria vida? Eu fiquei sabendo de tudo pelo Leonardo e Etevaldo, que foram testemunhas do crime, me contaram… Mas, mesmo que ninguém me falasse nada, eu ia voltar a insistir com você: o laço entre pai e filho dura pra sempre, não adianta mentir pra si mesmo… Eu vou esperar você lá dentro, pra que dê essa força pra dona Beatriz e, da forma mais digna, devolva a vida ao seu pai, doando o sangue. Posso contar com você?", indaga Vicente.
 
Enrico explode, dá um berro, e foge do hospital. Beatriz se choca. 
 
"Como o Enrico faz uma coisa dessas num momento tão delicado? Que filho é este que botei no mundo?", chora a mulher de Cláudio, sem saber onde encontrar o filho. 
 
Vicente pede que Maria Clara (Andreia Horta) ligue para o ex. E acaba dando certo: a designer descobre que Enrico está na casa dos pais e Beatriz vai pra lá.
 
Ao chegar em casa, a mulher de Cláudio chama pelo filho. Enrico, que está no quarto dos pais, pega um porta-retrato com a foto do cerimonialista. Faz carinho na foto. Depois pega o travesseiro de Cláudio, abraça e chora. Beatriz chega furiosa. 
 
"Você não tem vergonha? O que é que há com você? Sempre se orgulhou de ser homem, muito homem, mais do que qualquer um… E está aí, se acovardando, frouxo, fugindo de tudo, do seu pai… deixando ele morrer! Pra que esse choro de criança? Suas lágrimas de dor ou arrependimento não salvam nem mesmo a você, quanto mais o seu pai… (grita) Eu falei o seu pai! Aquele que você tanto rejeitou! Pois seja homem de verdade pelo menos uma vez na vida, e mostra que é o filho amado que o seu pai e eu criamos com tanta dedicação e carinho… Faz esse gesto de compaixão para com o seu pai… Vai doar seu sangue e salvar a vida dele!", ordena a mãe do chef.
 
Enrico tenta falar algo, não consegue, ainda tomado pela emoção. Beatriz não deixa por menos.
 
"Eu só quero que diga sim. Sim! Você vai fazer isso, não é, Enrico? Vai?", indaga a mulher de Cláudio.
 

Notícias Relacionadas