Notícias

12/03/2006 | 16h00m - Publicado por: Claudia Dias | Foto: Fotomontagem

Indústria da plástica faz dos famosos as maiores vítimas

Indústria da plástica faz dos famosos as maiores vítimas - Fotomontagem

Lipoesculturas parceladas em 10 vezes. Isso é o que algumas mulheres ouvem, por telefone, ao procurarem clínicas para fazer o tratamento. Normalmente, anúncios desse tipo são publicados aos montes, principalmente nas revistas de beleza. Isso tudo se deve ao fenômeno do crescimento da procura por plásticas, na incansável busca pelo corpo perfeito.

O que a maioria dessas pessoas não sabe, no entanto, é que essa busca enlouquecida pode ter um preço muito mais alto do que se imagina. Segundo médicos ouvidos pela reportagem de OFuxico, não existe procedimento cirúrgico sem riscos, e a plástica não foge à regra.

Cirurgias mal-sucedidas podem resultar em deformidades, trazer sérias conseqüências emocionais e levar até a morte, segundo adverte o livro Bonito é Ser Você, do cirurgião plástico Rolando Zani. Em 37 anos de profissão, Zani acrescenta que tem observado cada vez mais a banalização da medicina da beleza.

"A busca de um ideal estético ilusório atingiu tal exagero, que qualquer pneuzinho ou pé-de-galinha já é motivo para uma corrida, até irresponsável, rumo a uma mesa de cirurgia. Existe um marketing violento por trás disso. E profissionais que querem ganhar dinheiro rápido e fácil", constata o cirurgião.

O meio artístico costuma ser freguês de carteirinha desses tipos de cirurgias. Afinal, os famosos vivem da imagem, que está sempre expostas na vitrine televisiva.

Na onda do estica e puxa, artistas como Dercy Gonçalves, Tônia Carrero, Clodovil, Cauby Peixoto, Hebe Camargo, Lady Francisco e tantos outros, mudaram bastante a fisionomia original. A mudança, de tão radical, devido às constantes plásticas faciais, acabam tirando a expressão deles. O resultado, é o chamado efeito Coringa, aquele personagem do Batman.

Contrariando essa estatística, porém, ainda tem artista que comunga da mesma opinião do Dr. Zani. Luiza Tomé, por exemplo, é radicalmente contra as cirurgias, principalmente no caso de mulheres mais jovens.

“O que a gente vê hoje, por aí, é um exagero muito grande, uma verdadeira loucura. São meninas, que não têm o que consertar, apelando para a cirurgia. Ou querem ficar com o corpo maravilhoso, ou querem colocar peito. Acho que a natureza é muito sábia".

"Tudo bem que é mais fácil fazer uma cirurgia do que malhar e tomar conta do que come, mas isso tem que ter um limite”, diz a atriz, que estará na próxima novela da Record, Cidadão Brasileiro, e exibe uma forma invejável, mesmo depois de três filhos. Ela mesma conta que não faria nenhuma plástica.

“Sou completamente contra. Não faria nada no meu corpo. Tenho muito medo de entrar numa mesa de cirurgia com uma cara e sair, sem conhecer a mim mesma”, brinca.

Já para Eliane Giardini, encontrar a medida certa é uma tarefa muito difícil, nos dias de hoje. “Existe todo um culto à beleza, que acaba banalizando as cirurgias. Mas, acho que isso depende de cada um”, diz a atriz, que brilhou como a bela viúva Neuta, de América.

Ao contrário de Luiza, Eliane diz que apelaria para a cirurgia, se não estivesse satisfeita consigo mesma. “Acho que a gente tem que se sentir bem. Eu faria o que fosse necessário, com certeza”, dispara. O que ela não faria nunca? “Uma cirurgia total de rosto. Detesto essas coisas que repuxam demais a pele da gente”, conclui.

Outra que condena os exageros, mas se diz favorável às plásticas – ela mesma já fez uma lipo - é Cissa Guimarães.

“Eu sou a favor da plástica, mas sem exageros. Está certo que tem a coisa da vaidade, que é até legal, mas a gente tem que cuidar mesmo é do espírito. Se sentir bonita é uma coisa que vem de dentro para fora, e isso depende da alma da gente".

"Acho que a busca pelo corpo perfeito deve passar, acima de tudo, pela busca da saúde”, comenta. Ela também não descarta a possibilidade. “Não digo que não faria, porque já fiz uma lipo. Não sou totalmente contra, mas há mulheres que viram verdadeiros monstros, depois da cirurgia”, diz.

Quem acha que essa preocupação é coisa das mulheres mais velhas, engana-se redondamente. Carol Castro, a Mercedita de Bang Bang, defende as vaidosas: “Acho que a gente tem que se sentir bem. É claro que não precisa exagerar, mas tem gente que acha legal fazer plásticas. Por enquanto, eu não penso nisso, mas acho que faria, se algo em mim me incomodasse”, dispara.

Cirurgião das estrelas acha procura natural

 

Para o cirurgião plástico carioca, Volney Pitombo – o preferido das atrizes, no momento –, esse movimento de procura é muito natural. Os exageros são parte de uma minoria, que não deve ser considerada nas estatísticas.

 

 “O que existe é um movimento universal consciente e saudável de cuidado com o corpo, que reflete uma característica típica de nossa época. Há algumas situações em que esse cuidado torna-se exagerado e extravagante, mas são exceções, uma minoria insignificante”, diz ele a OFuxico.

 

Ainda segundo Volney, na época do verão, os consultórios são tomados por um público de menor idade. As mais velhas deixam as cirurgias para a época do inverno.

 

“O que acontece, na verdade, é que, nos meses do verão, os pacientes mais jovens têm férias escolares mais longas e há uma maior exposição do corpo nessa época do ano. Portanto, as cirurgias de contorno corporal, como cirurgias de mama e lipoaspiração, são mais visadas. Já nos meses de inverno, a grande procura por cirurgias plásticas é de pacientes mais maduros, que necessitam de mais cuidados com o rosto”, explica.

 

Dicas básicas antes de procurar um cirurgião plástico:

Antes de se submeter a qualquer tratamento, no entanto, os pacientes devem se informar à exaustão sobre os riscos da cirurgia, como será o pós-operatório, se ficarão com seqüelas e, principalmente, se vão conseguir obter o resultado que esperam com o tratamento.

Há muitos mitos envolvendo a plástica, na grande maioria reforçados por revistas especializadas que vendem as cirurgias como um procedimento simples e a melhor opção para alcançar o ideal da perfeição, tão almejado nos nossos tempos.

"A lipoaspiração, por exemplo, não funciona como método de emagrecimento, mas muitas pacientes ainda pensam que podem ficar com um corpo de garotinha. Setenta por cento das pessoas que já fizeram uma lipoaspiração, declararam esperar mais dos seus resultados", conta Rolando Zani, no livro.

Os pacientes devem ter noção de que milagres não são possíveis, no ramo da operação plástica. Pelo contrário, a plástica tem mais limites do que indicações. Estima-se que 20% das cirurgias estéticas realizadas no Brasil sejam desnecessárias.

De acordo com Zani, tais operações não são indicadas, por exemplo, para pessoas que estão mais de 20% acima do seu peso ideal. Nesses casos, antes de fazer a cirurgia, é recomendável emagrecer.

Cuidados antes da operação

Escolha um cirurgião capacitado:

Peça indicações com amigos e conhecidos que já realizaram o mesmo tipo de cirurgia, e com médicos de confiança. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também pode ser uma base para consulta, pois conta com uma lista que reúne 3.300 especialistas em cirurgia plástica. Procure saber se o médico indicado é membro da SBCP.

Avalie o hospital:

É importante informar-se sobre a idoneidade do hospital ou da clínica que fará a operação. O estabelecimento deve ter alvará de funcionamento em dia, e ser bem equipado para responder a emergências.

Esclareça suas dúvidas:


Na primeira consulta, o médico deverá responder todas as suas indagações numa linguagem compreensível. Pergunte onde vão ficar as cicatrizes; quais os riscos; como será o pós-operatório, se ficarão hematomas e por quanto tempo; se é possível alcançar os seus objetivos e desejos; quais as possíveis intercorrências e complicações.

Faça uma auto-análise:

Analise a viabilidade dos seus desejos (nem tudo é possível com uma simples operação), e avalie sua saúde física e psicológica. Observe ainda se você terá condições de cumprir o repouso e os cuidados pós-operatórios recomendados.

Conheça alguns famosos que já fizeram plástica:

Mariana Kupfer – lipoaspiração e colocação de próteses de silicone

Gretchen – lipocirurgia no abdômen, prótese de silicone, boca, bumbum e seis lipoesculturas

Xuxa – prótese de silicone e redução do abdômen 

Jackeline Petkovic – plástica no nariz

Cláudia Raia - plástica no nariz

Susana Werner – plástica nas orelhas

Beth Guzzo – duas lipoaspirações

Leonor Corrêa – redução do estômago

João Gordo – redução do estômago

Clodovil – papada do pescoço, bolsas do olho

Ângela Bismarki – lipoaspiração e lipoescultura

Gugu – lipocirurgia no abdômen, pálpebras e implante de cabelo

Luciano, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano – lipocirurgia no abdômen

Sula Miranda – lipoescultura, prótese de silicone e rinoplastia

Nani Venâncio – prótese de silicone e rinoplastia

Cauby Peixoto - levantamento dos supercílios, colocação de fios, remoção de excesso de pele das pálpebras superiores, lipoaspiração de queixo

Carla Perez - tratamento de gordura e celulite, plástica no nariz, tratamento de pele, prótese dos seios, lipoaspiração. Saiba mais:
Veja a transformação de Carla Perez

Joana Prado – prótese de silicone e bumbum. Saiba mais:
Veja a transformação de Joana Prado

Michael Jackson: o recordista 

 

E já que estamos falando de estética, não poderíamos deixar de comentar o caso do astro internacional Michael Jackson. Confira esse vídeo que retrata as mudanças de fisionomia de Michael Jackson, desde os tempos de menino até os dias de hoje. Vale a pena conferir!

Veja as várias faces de Michael Jackson

Elas usam silicone:

  • Daniela Faria
  • Josiane Oliveira, ex-BB
  • Deborah Secco
  • Kelly Key
  • Vera Fischer
  • Solange Frazão
  • Ana Maria Braga
  • Monique Evans
  • Gigi Monteiro
  • Danielle Winits
  • Sheila Carvalho
  • Maria Paula
  • Luiza Ambiel
  • Daniela Freitas

  •  

    Instagram

    Instagram

    • Depois do sucesso no Brasil, com mais de 100 mil espectadores, agora é vez dos Estados Unidos. O espetáculo Baixa Terapia, com Antônio Fagundes, fará peças em Orlando, Boston e Miami nesta semana e o ator mandou um recadinho para nós do OFuxico. Confira!
    • @simaria levou seus seguidores à loucura, ao postar essa foto um tanto ousada. Confira mais clicando em #OFuxico!
    • @travisscott e @kyliejenner esbanjaram sensualidade, na capa da mais recente edição da revista GQ. Leia a matéria completa sobre o assunto em #OFuxico!
📷: Reprodução/@gq
    • Fiquem ligadinhos!!!
    • Protagonista de O Tempo Não Para, @juulianapaiva está curtindo a festa de lançamento da próxima novela das 19h. Vídeo da repórter @flaviacirino
    • Em O Tempo Não Para, próxima novela das 18h, @felipessimas será Elmo, um amigo daqueles que todo mundo gostaria de ter. Vídeo da repórter @flaviacirino
    • @montaleonebruno contou à reportagem de OFuxico que sua namorada, Sasha, curtiu seu visual para a novela O Tempo Não Para, que estreia dia 31. Vídeo da repórter @flaviacirino

    OFuxico