Notícias

20/12/2010 | 14h26m - Publicado por: O Fuxico

Insensato Coração - Caracterização e Figurino

Insensato Coração - Caracterização e Figurino

Caracterização e Figurino

Bom gusto é a palavra-chave nesta trama. Em parceria, Fernando Torquatto, que assina a caracterização, e Helena Gastal, a figurinista da novela, têm papel fundamental na materialização dos personagens que povoam a imaginação dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

A história, ambientada no Rio de Janeiro e, em parte, em Florianópolis, se passa nos dias atuais e começará a ser exibida no auge do verão. Esses fatores serão facilmente percebidos nas roupas, na maquiagem, nos cortes de cabelo e nos acessórios dos personagens. Tecidos leves e coloridos foram escolhidos especialmente para as cenas realizadas em locações como praias e festas no balneário.

Torquatto, que trabalha com Núbia Mazia, supervisora de caracterização, ressalta que os esmaltes, em alta na moda atual, terão atenção especial para ajudar a compor os looks. Além disso, em suas apostas, estão as sombras coloridas.

Helena Gastal também faz as suas investidas. Com base nos perfis dos personagens e em tendências do próximo verão europeu, a figurinista lança mão de macacões, pantalonas e roupas curtas.

Logo nos primeiros capítulos, quando grande parte dos acontecimentos se concentra na capital de Santa Catarina, o público vai poder conhecer personagens do núcleo jovem, como Leila (Bruna Linzmeyer) e Cecília (Giovanna Lancellotti). Leila adora moda e tem um pezinho no rock’n’roll. Ela é resultado de uma mistura pop, permitida às jovens com sua personalidade e antenadas ao mundo da moda. Leila usará transparências e jaquetas curtinhas e justas. Já Cecília, de personalidade mais romântica, leva para a forma de se vestir, maquiar e enfeitar essa maneira de ver a vida.

Quando estiver em Florianópolis, a protagonista Marina (Paola Oliveira) vai deixar um pouco de lado o seu estilo, que transita entre o clássico e o moderno, para usar peças mais claras e coloridas. Ligada ao universo das artes plásticas e do design, leva estas referências para as roupas sóbrias. Peças fluidas, sedas e macacões vêm acompanhados de uma maquiagem sem exagero. Esta jovem mulher preza pela qualidade e tem grande apuro por formas bem definidas, sem perder a doçura e a feminilidade. As jóias e bijus foram escolhidas com muito cuidado e grande parte das peças foi fabricada exclusivamente para a personagem. O minimalismo está presente em seu cabelo, curto e naturalmente loiro. A maquiagem é composta de tons neutros. Em um evento logo no começo da trama, a mocinha aparecerá vestida elegantemente de smoking.

Bibi (Maria Clara Gueiros), a prima e grande amiga de Marina, é sinônimo de extravagância. Exuberante e muito segura de si, a ricaça usa o que tem vontade, e isso vale para cores, texturas, estampas e modelos distintos. Mas todas as suas peças e acessórios são de grife e custam muito caro. Imitá-la não é tarefa fácil. Bibi é ruiva e adora brincar com apliques no cabelo de corte chanel longo. Não é de se estranhar que seus penteados mudem tão radicalmente do dia para a noite. Bibi usa muito brilho, dourado em excesso e estampas variadas de animais.  

A moda folk estará representada na personagem Irene (Fernanda Paes Leme), uma jovem naturalmente sensual. Como o pai trabalha numa fábrica de cerâmica, a proximidade com este universo inspirou a escolha de seu estilo. Cintos largos, peças estampadas com quadriculados, jeans, shorts curtos e camisetas decotadas fazem parte de seu guarda-roupa. Irene mora perto da praia e por isso usa pouquíssima maquiagem e tem os cabelos levemente queimados do sol e iluminados com fios dourados.

Glória Pires, a Norma, vai aparecer no começo da história totalmente sem vaidade. Com o tempo e a paixão por Léo (Gabriel Braga Nunes), Norma vai se tornar mais feminina e passar a usar vestidos com estampas de pequenos florais que ajudarão a dar um tom discretamente charmoso a seu visual.      

Natalie (Deborah Secco) é uma personagem muito popular. Antenada mas sem condições financeiras para comprar peças de grandes marcas ou assinadas por estilistas, ela se vira como pode, ajustando o guarda-roupa ao apertado orçamento. Loiríssima, Natalie está quase sempre com os olhos bem marcados, em contraste com os tons rosados na boca, no rosto e nas unhas. “Rata de academia”, ela sabe que a beleza abre portas e que seu corpo pode e deve ser exibido. Por isso, abusa do figurino ajustado, curto e muito decotado. Natalie também usa muito brilho e passeia pelo exagero.

Uma mulher cosmopolita, urbana e com toques de romantismo. Esta é Carol (Camila Pitanga). O cabelo ganhou fios assimétricos e o seu jeito de vestir é chique e informal, com saias curtas e pantalonas, duas peças que marcam seu figurino. À noite, Carol aposta em vestidos e roupas mais românticas. Quando se encontra com André (Lázaro Ramos), por quem é apaixonada, escolhe vestidos leves e esvoaçantes. A irmã de Carol, Alice (Paloma Bernardi), traz para a novela a moda esportiva: malhas, tênis com jeans e peças de street wear. Estudante de Educação Física e adepta de um estilo de vida extremamente saudável, Alice tem uma caracterização que ressalta a sua juventude e frescor.

Wanda (Natália do Vale) é uma mulher madura, embora não tenha deixado de lado a jovialidade e a sensualidade. Ao longo da trama, ela passará por mudanças notáveis em relação ao figurino e à caracterização, mas no começo da história usará roupas mais vaporosas, com acessórios. Wanda adora decotes e escolhe modelos que a deixam com um ar mais jovial, revelando que ali ainda existe uma mulher pulsante e cheia de vida.
Os cabelos mais curtos marcam presença em muitas mulheres da história, como Haidê (Rosi Campos), Clarice (Ana Beatriz Nogueira) e Daisy (Isabela Garcia). Dos mais populares aos mais endinheirados, com poucas exceções, os personagens seguem a mesma linha de estética, que preza por um visual limpo e contemporâneo, sem muitas interferências.

Muitas referências da moda dos anos 60 farão parte do figurino de Eunice (Deborah Evelyn). Ela se veste de forma contida e tradicional. Seu cinto combina com o sapato, que combina com a bolsa e com os detalhes de tudo o que veste. Eunice gosta das roupas com caimento ajustado, como as saias-lápis, tubinhos secos e malharia clara. Já Luciana (Fernanda Machado), sua irmã, é uma típica “patricinha”.

A toda poderosa Vitória (Nathalia Thimberg) é moderna. Por isso, não poderia ser uma daquelas senhoras que vivem de tailleur e pérolas. Com os fios brancos assumidos, obviamente com muito estilo, Vitória ganha acessórios com desenhos diferenciados e roupas com cortes assimétricos e sobreposições, além de malharia para usar em casa.  
 Entre os personagens masculinos, Pedro (Eriberto Leão) é um homem que cuida de sua aparência sem nenhum exagero. Por ser piloto, está sempre barbeado e com o cabelo cortado. Ele é viril e educado, o arquétipo do homem tradicional. O rapaz não liga para moda. Ele prefere o conforto e não tem nenhum compromisso com o universo fashion. Pedro só compra o que vai usar.

André (Lázaro Ramos) é objetivo e leva a vida sem sentimentalismos. É conquistador e, por isso, vaidoso. Elegantíssimo, está sempre com boa aparência e o figurino caprichado, em tons de preto, branco, cinza, azul marinho e bege.

Léo (Gabriel Braga Nunes) é sedutor, mas esconde um lado sombrio, reforçado por peças de cores escuras. O visual, marcado por um corte de cabelo cerrado, reflete traços da personalidade fria e calculista do vilão.  

Raul (Antonio Fagundes) apresenta-se de forma naturalmente elegante. Já seu irmão, Umberto (José Wilker), carrega no figurino marcas de sua malandragem. Raul veste-se de maneira mais sóbria, com cores fechadas. Umberto usa terno e camisas com leves estampas.   

 

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico