Notícias

20/12/2010 | 14h28m - Publicado por: O Fuxico

Insensato Coração - Cenografia e produção de arte

Insensato Coração - Cenografia e produção de arte

Cenografia e produção de arte

O trabalho de cenografia e produção de arte da novela está dividido em várias frentes. O diretor de arte Mario Monteiro, parceiro dos autores e do diretor desde a época de Dancing’ Days, conta que o ponto de partida é uma ajustada sintonia.

“Renovação a cada novo trabalho é a palavra de ordem”, explica o diretor Dennis Carvalho, que considera a obra de Gilberto Braga e de Ricardo Linhares uma crônica social e um grande mural da sociedade carioca contemporânea, feitos com crítica ácida e sempre bem-humorada.

De acordo com Mario Monteiro, a modernidade é um traço forte dessa novela e está presente até mesmo nos cenários mais tradicionais, como a mansão de Vitória (Nathalia Thimberg).   

“Em Insensato Coração, tudo é detalhadíssimo, pois há muitos escritórios e muitas empresas. Tudo leva uma marca ou um logotipo, nos uniformes, no material de escritório ou em crachás. Mas acho que o trabalho com os aviões reais foi especialmente grandioso, pois cada detalhe foi cenografado por nós”, conta Tiza Oliveira, que divide a produção de arte com Silvana Estrella.

Há duas cidades cenográficas construídas no Central Globo de Produção, em Jacarepaguá. Na primeira delas foi reproduzido um trecho do Horto, bairro onde moram personagens como Natalie (Deborah Secco), Douglas (Ricardo Tozzi) e Gabino (Guilherme Piva) – dono de um bar onde rolarão tardes e noitadas de samba. Com seis mil metros quadrados, essa cidade conta com casas, prédio, estabelecimentos comerciais e uma praça. A outra cidade, de 10 mil metros quadrados, abriga dois importantes cenários: o shopping do grupo Drumond e a boate/clube Barão da Gamboa. O projeto do shopping conta com uma garagem, um estacionamento externo para 40 veículos, um restaurante, uma lanchonete e um foyer com 220 metros quadrados. A torre do shopping, que na ficção terá 40 andares, foi construída em uma maquete para ser inserida no cenário por meio de computação gráfica.

A entrada do shopping será requintada, com restaurante e lanchonete estilosos. A inspiração veio de Nova Iorque, com adaptações ao universo carioca, e estão sendo criados e desenvolvidos pela produção de arte talheres, louças, logomarcas e até mesmo as comidas do cardápio.

O Barão da Gamboa reproduz uma fachada neoclássica do século XIX, característica do bairro da Gamboa, na zona portuária do centro do Rio. O ambiente externo tem bares e uma piscina de 12 metros quadrados. No interior, há um bar, sala de sinuca, pista de dança para 200 pessoas e um palco com plateia de 250 lugares.

“As obras começaram em setembro e foram concluídas no final de dezembro”, diz Mario Monteiro, o criador do projeto.  Para decorar o local, a produção de arte apostou em acessórios específicos para cada ambiente da boate, a exemplo dos 400 copos com formatos, cores e texturas diferentes.

*Estão sendo produzidos 112 cenários por onde os personagens de todos os núcleos circularão ao longo da trama inteira.


 

Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico