Notícias

20/12/2010 | 14h21m - Publicado por: O Fuxico

Insensato Coração - Curiosidades

Insensato Coração - Curiosidades

Curiosidades

Gilberto Braga trabalha com Dennis Carvalho desde a novela Corpo a Corpo. Entre eles, tudo é resolvido em comum acordo. Na escalação, por exemplo, se o Dennis quer um ator e Gilberto quer outro, partem para um terceiro. Mas em geral, tem gostos parecidos.

Gilberto Braga não fala com os atores. Ele acha que o ator deve conversar com o diretor, por isso seu contato é estritamente com Dennis. “Tenho sugestões a fazer a toda a equipe que realiza a novela, mas faço-as através do Dennis”, diz.


O título Insensato Coração é uma homenagem ao grande Dorival Caymmi.


A TCA, companhia de aviação comercial de Odete Roitman, de Vale Tudo, estará de volta em Insensato Coração.


A locação do horto, bairro na Zona Sul do Rio, foi uma escolha inusitada. Ricardo Linhares estava num restaurante japonês que fica numa fronteira meio indefinida entre Horto e Jardim Botânico. Perto, num bar, havia um grupo tocando samba na calçada. Daí ele teve a idéia de localizar o núcleo popular na região e o Gilberto topou. O Horto tem características de cidade do interior, uma arquitetura diferenciada, casario antigo, que está sendo reproduzido na cidade cenográfica. É um bairro aconchegante e simpático.  


A Globo comprou um avião cenográfico especialmente para a gravação das primeiras cenas da novela, quando o casal protagonista, Marina e Pedro, se conhece. O avião-cenário é bem maior do que um avião real – apesar de guardar as mesmas proporções - e isso melhora sensivelmente as condições de trabalho   

A abertura da novella terá música de Maria Rita. Maria Betânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Renato Russo e Mart´nália, entre outros, integram a trilha Sonora.

As gravações de Insensato Coração começaram em Florianópolis, em setembro. A viagem para Santa Catarina exigiu das duas equipes – cenografia e produção de arte – uma ação integrada. Os ambientes escolhidos como locação para as cenas passaram por diferentes modificações até entrar no clima, na cor e na temperatura da novela.


Eriberto Leão, o piloto Pedro, teve aulas de pilotagem. Giovanna Lancellotti e Jonatas Faro que vivem, respectivamente, Cecília e Rafa, aprenderam manobras de wakeboard. Guilherme Piva, o Gabino, dono de um bar, teve aulas com um garçom. Paola Oliveira (Marina), Lázaro Ramos (André) e Leonardo Carvalho (William) puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo do design. Eles visitaram escritórios reais, conversaram com consultores desta área e receberam dicas de profissionais renomados no mercado. Cristiana Oliveira, que interpretará uma presidiária, esteve em presídios femininos para sentir na pele a realidade dessas mulheres.

As gravações começaram no final de setembro, quando a equipe de produção, sob a batuta da gerente de produção Carla Mendonça, partiu rumo a Santa Catarina. Tudo o que foi usado pelos profissionais foi transportado em três caminhões, cheios de peças de cenografia, produção de arte, figurino e caracterização - além material de suporte para engenharia, efeitos especiais e fotografia. Na primeira etapa da viagem foi realizada a captação de imagens de vários pontos de Florianópolis. Na cidade são ambientados acontecimentos importantes que se estendem por, pelo menos, 60 capítulos. É na ilha onde vive a família Brandão e é lá que alguns encontros de Marina (Paola Oliveira) e Pedro (Eriberto Leão) ocorrem.  

A estadia no sul do país chegou ao fim na primeira semana de novembro. Neste período, cerca de mil profissionais da Globo foram deslocados para a capital catarinense. Alguns atores que, na trama, moram em Florianópolis passaram por lá, entre eles Eriberto Leão, Antonio Fagundes, Glória Pires, Fernanda Paes Leme, Fernanda Machado e Deborah Evelyn.

Praias, pontes, praças, boates e hotéis foram alguns dos locais escolhidos para servir de locação para as cenas rodadas em Florianópolis. Foram 26 pontos da cidade visitados, além de muitas ruas e avenidas, que ajudarão o telespectador a conhecer um pouco mais da ilha onde parte da história se passa.  

A população local também estará em Insensato Coração. Quase mil figurantes fizeram parte das cenas iniciais da novela, especialmente em festas, passeios por praias e sequências gravadas em locais emblemáticos da capital, como o Mercado Público, a Lagoa da Conceição e a Praia Mole.  
 

Instagram

Instagram

  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • Filha caçula de @eliana é pura fofura na festa do irmão mais velho, Arthur 
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News
  • @oceara e @misantosoficial realizaram uma festança para @valentinamunizreal. Veja tudo no #OFuxico 
Foto: Leo Franco/AgNews
  • @marinaruybarbosa e @brumarquezine arrasam na Grécia! Confira as fotos no #OFuxico 
Fotos: Reprodução/Instagram
  • @fatimabernardes é pura elegância no lançamento do livro Poesia que Transforma, de @brauliobessa, na Livraria da Travessa, no Barra Shopping, Rio de Janeiro.

Foto: Wallace Barbosa/AgNews
  • @simoneses e @simaria cantando dutente coletiva de imprensa em São Paulo
  • @simoneses e @simaria se encontraram com a imprensa em São Paulo para falarem da volta aos palcos. Ambas soltaram as vozes!

OFuxico