Notícias

20/12/2010 | 14h24m - Publicado por: O Fuxico

Insensato Coração - Quem escreve e Quem dirige

Insensato Coração - Quem escreve e Quem dirige

Quem escreve

Gilberto Braga

Antes de ser autor de novelas, Gilberto foi professor de francês e crítico de teatro do jornal O Globo. Ele estreou na TV Globo em 1973, com uma adaptação para o programa Caso Especial. Depois disso, passou a escrever alguns episódios, com destaque para As Praias Desertas.  A experiência pioneira como autor de novelas foi em 1974 com Corrida do Ouro, que escreveu em parceria com Lauro César Muniz. Em seguida, vieram algumas adaptações de obras da literatura brasileira, como Helena, Senhora e seu grande sucesso Escrava Isaura.
    
Dona Xepa, Dancin’ Days, Água Viva, Brilhante, Louco Amor, Corpo a Corpo, Vale Tudo, Celebridade foram algumas das obras marcantes de Gilberto. As minisséries também fazem parte de seu histórico. A primeira delas nasceu em 1986 e foi batizada como Anos Dourados. Depois vieram Anos Rebeldes, O Primo Basílio, Labirinto e tantas outras com sua marca registrada: a crítica social e política.

Sua última obra para a TV, Paraíso Tropical, exibida em 2007, também foi escrita em co-autoria com Ricardo Linhares, seu atual parceiro em Insensato Coração. A dupla formou-se em 1991, quando Ricardo trabalhou como um dos colaboradores de Gilberto na novela O Dono do Mundo.  


Ricardo Linhares

Ricardo Linhares começou a escrever para o teatro com uns 15 anos de idade. Aos 19, foi trabalhar na televisão como roteirista de programas didáticos. Chegou à Globo em 1983, aos 21 anos, para trabalhar no Caso Verdade e, posteriormente, no Viva o Gordo. Formado em Jornalismo, Ricardo sempre pensou em ser escritor, por isso participou de concursos literário, sendo premiado em alguns deles. Depois disso, nunca mais parou.
O primeiro trabalho como colaborador veio em 1984, na minissérie A Máfia no Brasil, uma adaptação do livro de Edson Magalhães. A sua primeira novela, ainda como colaborador, foi O Outro, de Aguinaldo Silva, em 1987. Após dois anos, veio Tieta, de uma parceria firmada com Aguinaldo Silva e Ana Maria Moretzsohn. Em 1990, escreveu Lua Cheia de Amor em co-autoria com Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmen Barbosa.

Em 1998, Ricardo Linhares assinou sozinho a novela Meu Bem Querer. A sua segunda obra foi Agora É Que São Elas, exibida em 2003. No ano seguinte, passou a integrar a equipe de colaboradores de Celebridade, trama escrita por Gilberto Braga. O sucesso desta parceria levou os dois a trabalharem em co-autoria na novela Paraíso Tropical, em 2007. Em seu currículo estão 14 novelas, como colaborador, co-autor e autor titular, além de minisséries e programas especiais.
 
Que dirige

Dennis Carvalho
Há mais de 30 anos dirigindo novelas, minisséries, seriados e programas de tevê, Dennis Carvalho repete em Insensato Coração a parceria de Paraíso Tropical, última vez que levou às telas um texto dos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares.

Dennis começou sua carreira como ator aos 12 anos de idade, atuando na novela Oliver Twist, uma adaptação do livro de Charles Dickens. A história foi exibida na tevê Paulista, onde trabalhou durante anos, inclusive como dublador. Era dele a voz do Cabo Rusty do seriado Rin-tin-tin.

Na Globo, são quase 30 novelas, atuando, dirigindo ou exercendo as duas funções ao mesmo tempo. A primeira delas foi Pecado Capital, em 1975, quando interpretou o personagem Nélio Porto Rico. Já a estreia como diretor foi em 1977, na produção Sem Lenço, Sem Documento. Dennis dirigiu 18 novelas, seis minisséries, três seriados e outros tantos episódios de Você Decide e Caso Especial, além de musicais e do programa Video Show.

Fora da telinha, Dennis atuou no cinema e no teatro. A primeira peça foi em 1969, Hair. Na década de 80, sua atuação chamou a atenção dos críticos na peça Campeões do Mundo, de Dias Gomes. No cinema, trabalhou em longas como Elas, Ninguém Segura Essas Mulheres, Beijo na Boca, A Partilha e Se Eu Fosse Você.

 

Instagram

Instagram

  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV
  • @anamaria16 ensina aos repórteres e aos participantes do Superchef Celebridades a fazer a melhor coxinha do Brasil 📽 @flaviacirino
  • @robertoljustus e @ticipinheiro comemoraram os oito aninhos de #RafinhaJustus, neste sábado
Foto: Manuela Scarpa/Brazil News

OFuxico