Notícias às 11:52

Internado com pneumonia, Nelson Mandela respira sem dificuldades

Getty Images

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, foi internado na quarta-feira (27), por conta de uma recaída de pneumonia, mas respira sem dificuldades, de acordo com informações de Mac Maharaj, porta-voz da presidência sul-africana. 

Aos 94 anos, Mandela passou por um processo de drenagem para eliminar um acúmulo de líquido provocado por uma infecção pulmonar (derrame pleural).

"Ele respira sem dificuldades e responde bem ao tratamento", garante o porta-voz, que prefere não revelar o nome do hospital onde Mandela se encontra, mas especula-se que ele deve estar em Pretória, onde esteve nas últimas vezes que precisou de tratamento médico, ou em Johannesburgo, onde reside quando não está em Qunu (sul).

"Não queremos divulgar o hospital para garantir que os médicos se concentrem no trabalho e queremos também proteger sua intimidade", afirmou Maharaj.

Saúde debilitda
Em dezembro de 2012, Nelson Mandela esteve internado no Hospital Militar de Pretória, na África do Sul, primeiramente por conta de uma infecção respiratória e, depois, por causa de uma cirurgia para a retirada de cálculos renais. No início de março, Mandela passou um dia internado no mesmo hospital de Pretória, para uma bateria de exames. O porta-voz da presidência, na época, disse que sua saúde vive sob a vigilância da equipe médica.

Notícias Relacionadas