Notícias

09/11/2012 | 08h15m - Publicado por: Gabriel Sobreira/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Intimidade com personagem faz Glória Menezes criar brincadeiras precisas

Gravação de Louco Por Elas é marcada por integração do elenco

Intimidade com personagem faz Glória Menezes criar brincadeiras precisas - Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

A riqueza de detalhes é uma faca de dois gumes. Por um lado, encanta com a qualidade nos mais diversos campos. Por outro, exige uma maior preocupação em pormenores que não afetariam tanto o contexto geral. Essa dualidade está presente na gravação do episódio Glórias, de Louco Por Elas, que irá ao ar a partir do próximo dia 13 na Globo, e a qual nossa reportagem acompanhou. Para João Falcão, autor e diretor de núcleo da produção, essa busca pelo perfeccionismo é a principal diferença na atual temporada do seriado.

"É a busca dos detalhes com a cena, o texto e os personagens. Também na criação, assim como na interpretação e direção", conta.

Intimidade com personagem faz Glória Menezes criar brincadeiras mais precisasAo que tudo indica, os diretores Flávia Lacerda e Allan Fiterman levaram a sério as orientações do autor. Ao iniciar os trabalhos, eles ensaiam as falas e posições indicadas no roteiro para cada um dos sete atores em cena: Glória Menezes, Eduardo Moscovis, Deborah Secco, Luisa Arraes, Laura Barreto, Fabio Enriquez e Raquel Bonfante, que vivem, respectivamente, Violeta, Léo, Giovana, Bárbara, Theodora, Bruninho, namorado de Bárbara, e Carolina, amiga de Theodora. Na trama, todos estão sentados à mesa na casa da personagem Violeta para discutir como reduzir os gastos da família. A diretora pede silêncio.

"Atenção, gravando!", frisa.

Na história, Giovana, uma workaholic, está tensa com a situação financeira do clã. Leonardo, seu ex-marido, que compartilha da mesma preocupação, começa a listar os itens que serão economizados por todos. Nisso, Violeta, a avó coruja, cruza a cozinha e vai até a mesa onde estão seus familiares para dar o seu ponto de vista.

"Posso começar antes do combinado? Senão fica muito estranha a fala se eu iniciar aqui, parada", questiona Glória Menezes, em tom de humor.

Posicionada na ilha de edição, a diretora aceita a sugestão e comanda.

"Fabinho, vem mais um pouquinho para a esquerda. Para a outra esquerda", corrige ela, referindo-se à direita do ator Fabio Enriquez.

O cenário que retrata a cozinha da casa de Violeta está cheio de bibelôs, pratos decorativos nas paredes, porcelanas em formas de frutas espalhadas e comidas de verdade servidas aos atores.

Intimidade com personagem faz Glória Menezes criar brincadeiras mais precisas"Posso desenhar nas contas?", pergunta Laura Barreto, entre risos. Depois de pequenas modificações e muito ensaio, os trabalhos continuam.

"Pronto. Vamos lá, galera", avisa a diretora para sua equipe.

Bem perto de completar uma hora de gravação para a cena, Flávia Lacerda pede para que os atores repitam suas falas a fim de encontrar o melhor ângulo e a entonação mais acertiva.

"Coce a cabeça para parecer mais desesperado", pede para Eduardo Moscovis.

"Lu, pode parecer mais impaciente", destaca, referindo-se à atriz Luisa Arraes, que vive uma adolescente revoltada, que estava ali a contragosto.

"Fabinho, aqui você pode dar mais uma voltinha", explica para o ator Fabio Enriquez, que em um dado momento da cena, na pele de seu personagem, se levanta para corrigir o pai de sua namorada.

Na gravação, o que se percebe é que cada ator está à vontade, tanto com os colegas de cena quanto com seus respectivos papéis.

"O conhecimento que a gente tem dos personagens hoje nos dá liberdade de criar coisas que na primeira temporada a gente não tinha coragem de fazer. Temos mais segurança e as brincadeiras ficam mais precisas", destaca Glória Menezes.

De fato, essas brincadeiras e os momentos sérios entre o elenco são intercalados naturalmente sem atrapalhar o desenvolvimento da gravação.

"Hoje em dia, nós fazemos e somos a família", completa a atriz, entre risos, que encerra a primeira etapa do trabalho com um brinde coletivo.

Glória Menezes faz 78 anos com direito a beijo do marido, Tarcísio Meira
Glória Menezes se diverte com as maluquices de Violeta em Louco por Elas

Instagram

Instagram

  • #gretchen convida rodo mundo pra assistir a estreia de #Osgretchen , hoje no #multishow @mariagretchen
  • @guguliberato manda o recado!!! Todo mundo ligado no @powercouplebrasil , na próxima terça-feira, na @recordtvoficial Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli
  • @guguliberato fala sobre sua participação no comando do @powercouplebrasil #recordtv  Video do reporter Luigi Civalli

OFuxico