Notícias

14/09/2013 | 12h06m - Publicado por: Belisa Taam/ PopTevê para O Fuxico | Foto: Luiza Dantas/ Carta Z Notícias

Íttala Nandi curte o tempo livre para exercitar seu lado "mestre cuca"

Atriz ensina sua receita de filet mignon

Íttala Nandi curte o tempo livre para exercitar seu lado \

A  intimidade com os palcos é semelhante à que Íttala Nandi tem com a cozinha. A intérprete de Madame Catherine de Dona Xepa se mostra à vontade quando tem um tempo livre para colocar em prática suas habilidades gastronômicas. Toda a adoração pela culinária vem de tradição familiar.

"Minha avó tinha um restaurante e hoje minha irmã também tem. Além disso, minha mãe e tias eram excelentes cozinheiras", conta.

Porém, a atriz se restringe a um tipo de especialidade.

"Gosto de cozinhar pratos salgados. Não sei fazer um doce sequer", revela. 

Por isso, ela não perde tempo e se adianta para preparar um filet mignon, que já está temperado desde o dia anterior com sal e pimenta do reino. Alguns  ingredientes especiais são colocados na hora do preparo: a canela, para dar uma cor a mais na carne, e o curry. Para o acompanhamento, Íttala cozinha um arroz regado de passas e nozes.

"Coloco as passas e nozes na hora para dar um sabor especial", conta. 

Enquanto coloca as tiras da carne na frigideira, que está com a temperatura elevada, Íttala relembra o começo de sua carreira artística.

"Comecei como contadora no Teatro Oficina", recorda ela, que saiu de Caxias do Sul, sua cidade natal, para São Paulo, onde deu início à trajetória.

"O desejo do meu pai era que eu administrasse os negócios da família. O meu lado artístico não foi influenciado pelos meus familiares", conta.

Hoje, comemorando 50 anos de carreira, Íttala reforça a pitada de sorte que a vida lhe deu.

"Já substituí duas atrizes, que estavam em cartazes na época, mas que, por motivos de saúde, não puderam atuar", conta ela, enquanto põe o azeite na frigideira. 

Um de seus papéis mais marcantes, a Joana de Direito de Amar, de 1987,  surgiu através do convite do diretor de núcleo Jayme Monjardim.

"Foi ótimo interpretar a Louca do Sobrado, que gritava sem parar ao ficar confinada na torre. Várias gerações me reconhecem por esse personagem", recorda. 

Depois de deixar a carne fritando por alguns minutos, Íttala abaixa o fogo para as tiras não passarem do ponto e acrescenta mais algumas pitadinhas de curry e canela.

"Só dou uma passadinha mesmo na carne porque, se deixar muito tempo,  fica mais dura", explica. 

Atualmente, Íttala vê na estilista Catherine um papel diferente de tudo que já viveu.

"É uma experiência nova para mim interpretar alguém mais 'dondoca' ", revela, ao finalizar a carne. Depois, fica atenta também ao arroz, que já está quase seco. 

Na reta final da novela, que termina no final de setembro, Íttala não tem tempo para descanso. Isso porque está totalmente focada em seus futuros projetos.

"Estou dando entrada nos editais da Funarte para inscrever algumas peças. Quero muito fazer a adaptação sobre a vida de Lou Andreas Salomé", torce, no momento em que retira o arroz da panela, colocando os ingredientes que ainda faltam.

E, finalmente, saboreia o prato.

"É simples, mas eu acabo o sofisticando", avalia. 

Filet mignon e arroz com passas e nozes

Ingredientes do filet mignon:
300 g de filet mignon
Canela 
Curry
Sal
Pimenta do reino
 
Modo de fazer:
Corte o filet mignon em tiras finas e coloque-as no tabuleiro já com o sal e pimenta do reino. Antes de fritar, adicione o azeite na frigideira em uma temperatura elevada. Depois que a carne atingir o ponto ideal, acrescente uma pitada de canela e curry

Ingredientes do arroz

2 xícaras de chá de arroz
4 colheres de sopa de óleo de soja
2 dentes de alho 
1/2 cebola
4 xícaras de chá de água fervente
Sal
Nozes e passas

Modo de fazer
Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Em seguida,  refogue cebola e alho no óleo e misture o arroz previamente lavado. Jogue água fervente e espere levantar a fervura para colocar sal. Após essa etapa, o arroz só pode ser retirado quando estiver seco. Por fim, acrescente as passas e nozes.

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico