Notícias

23/11/2005 | 19h28m - Publicado por: Carlos Ramos

Ivete Sangalo incendeia ensaio do Ara Ketu

O Ensaio do Ara Ketu foi um verdadeiro mix do melhor axé baiano com a nata do samba carioca. E Ivete Sangalo, uma das convidadas especiais, mais uma vez incendiou a platéia do Canecão, zona sul do Rio, que já estava para lá de aquecida com as apresentações de Dudu Nobre, Simone, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão e, claro, a banda anfitriã. Toda essa galera se apresentou na noite da última terça-feira, dia 22, já passava das 2h desta quarta-feira, quando os últimos espectadores, como Taís Araújo e Lázaro Ramos, foram embora da casa de shows.

Ivete, que na noite anterior havia se apresentado no programa de Hebe Camargo, no SBT, em São Paulo, voltou ao Rio na parte da manhã de terça-feira e passou o dia todo nos estúdios da Globo, gravando o primeiro dos quatro especiais de música que apresentará na emissora. Diante da receptividade, a baiana, depois de elogiar a história do Ara Ketu que conta com 25 anos de estrada, fez um mimo aos cariocas, cantando um versinho de Aquele Abraço, de Gilberto Gil.

“O Rio de Janeiro continua lindo...”.

Ivete saiu apressada após sua apresentação. Mas seu irmão e empresário, Jesus Sangalo, afirmou que não passa de especulações as notas publicadas dizendo que ele e Aloysio Legey, diretor do especial que a cantora está gravando como apresentadora, tenham se desentendido.

“Não tem nada disso. O Legey é meu amigo. Tudo é pura especulação, para não dizer mentira. Ivetinha já gravou o primeiro programa, na quarta (23) grava o segundo e fica no Rio até terminar a gravação dos quatro especiais”, afirmou Jesus Sangalo, com exclusividade para OFuxico.

Axé, Samba e Suor

Não teve quem ficasse parado diante de tanta agitação. Famosos como Lázaro Ramos e Carlos Bonow, por exemplo, suaram, literalmente, a camisa, tanto na hora do axé quanto do samba. Suas namoradas, Taís Araújo e Alexia Deschamps, também seguiram no ritmo dos amados.

“Como bom baiano, acompanho o Ara Ketu há muitos anos. Vou em cima do trio, em baixo e, claro, na pipoca (local que fica fora das cordões de isolamento), que é o melhor”, contou Lázaro para OFuxico.

Taís Araújo também é velha companheira da banda que está lançando o 14º disco de sua carreira: Ara Ketu 2005.

“Sou amiga dos donos do Ara Ketu, o seu Geraldo e a dona Vera. No carnaval da Bahia só vou no bloco deles”, resumiu Taís, que dançou a noite toda na companhia de Geraldo, Vera, da irmã Cláudia e da tia materna Heloísa, além, é óbvio, do namoradão, Lázaro. Quando o casal chegou ao Canecão, a apresentação de Zeca Pagodinho estava começando. Taís, ao ouvir a voz do sambista, não se conteve:

“Lázaro, é o Zeca! Vamos correr lá para ver”.

Isabel Fillardis também não fez por menos. Ao lado do marido, Júlio César, se esbaldou ao som de velhos e novos sucessos da banda baiana, que no atual disco agrega solos de guitarra, romantismo, percussão, sopros e arranjos vocais, numa mescla de axé, com reggae e ska.

“Passei o carnaval de 2005 na Bahia, no trio do Ara Ketu. Eles são maravilhosos. Estou em aberto para o folia de 2006. Quem sabe não repita a dose?”

Outros famosos também comprovaram que não existe rivalidade entre baianos e cariocas, pelo menos quando o assunto é agitação musical. Adriana Bombom, mulher de Dudu Nobre, mostrou que tem samba no pé tanto na apresentação do marido e dos outros sambistas tradicionais como Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, bem como quando Simone também comprovou que já deixou de ser uma estranha no ninho do mundo do samba.   

Ara Ketu

Depois de 25 anos de estrada, o Ara Ketu já provou que não é mais um desses grupos que surgem e passam tão rápido quanto amor de Carnaval. Nessa mania de rotular tudo o que vem da Bahia como fruto do modismo da axé music, é bom lembrar que o Ara Ketu surgiu em 1980, quando muita gente, que hoje é sucesso graças ao remelexo dos quadris, ainda era bebê. Fundamentado nas raízes da música africana, seu nome é uma homenagem ao povo Ketu, da Nigéria, e foi formado com o objetivo de valorizar e promover a cultura afro-brasileira.

Famoso no Brasil e no exterior, por conjugar o suingue da música afro-pop-baiana com a cadência das baladas românticas, a banda é formada por Tatau (voz), Zeu Góes (baixo), Raimundo Bentes (sax), Alexandre Cortes (teclado), Birro Pacheco (guitarras), Gil Resende (bateria) e Marão (percussão) e vem arrastando multidões por onde passa.
 
No ensaio da noite de terça-feira, 22, a platéia se agitou ao som das famosas músicas da banda como Ara Ketu Bom Demais; Pra Levantar Poeira, Ara Ketu Dez, Pipoca, Mal Acostumado, entre outras, além do repertório do novo disco, como Pergunte Pro Seu Coração, música de trabalho e já embalada nas rádios de todo o país.
 

Instagram

Instagram

  • Princesa Charlotte demonstrou todo seu espírito de liderança durante o casamento real, ao dar uma 'bronca' em uma das daminhas de honra que queria entrar antes da hora certa. Quer saber mais? Leia em OFuxico! (📷: @kensingtonroyal)
  • Gleici Damasceno, campeã do BBB18, apareceu de visual novo. O que acharam? 😍 (📷: Reprodução / Instagram)
  • Uma das convidadas do casamento de Príncipe Harry e Meghan Markle leiloou a bolsa que ganhou de lembrança por participar da cerimônia e conseguiu cerca de R$ 116 mil pela venda. Saiba mais em OFuxico! (📷: Reprodução)
  • Quer saber tudo sobre o casamento de MC Guimê e Lexa? Venha conferir em OFuxico! (📷: Manuela Scarpa / Brazil News)
  • Apenas alguns dias depois de se tornar a Duquesa de Sussex, Meghan Markle foi
  • @luisasonza apostou em uma boate de São Paulo, como cenário para seu novo videoclipe, feito para a música Devagarinho. Confira uma foto dos bastidores de tal projeto!
📷: Divulgação/Will Aleixo
  • Barraco,  briga e afastamento no #PowerCoupleBrasil  #DiegoGrossi x #AndersonFelicio

OFuxico