Notícias às 21:58

JK: Juscelino é empossado presidente do Brasil

Divulgação/TV Globo

A partir da próxima quarta-feira, dia 8, na minissérie JK, da Globo, depois de enfrentar muitos adversários, Juscelino (José Wilker) consegue a indicação como candidato à Presidência do Brasil e é eleito defendendo a democracia e a mudança da capital do país para Goiás.

Inicia-se então uma série de conspirações visando impedir sua posse. JK enfrenta acusações de que teria enriquecido ilegalmente e duras críticas dos integrantes da UDN, principalmente de Carlos Lacerda (José de Abreu).

Até mesmo o então presidente, Café Filho, forja uma grave doença para assim se isentar dos acontecimentos. Não são apenas os problemas políticos que afligem Juscelino. Luisinha (Eva Wilma) sofre de câncer, fazendo com que Sarah (Marília Pera) precise do marido por perto.
 
O problema de saúde da sogra não tem solução, mas a crise política caminha para um desfecho pacífico. Sob o comando do General Lott (Cecil Thiré), soldados tomam as ruas do Rio de Janeiro em tanques para impedir o golpe. Café Filho tenta retornar ao poder, mas é impedido e aprova-se um estado de sítio que perdura até o dia da posse do presidente eleito, dois meses depois.

No Palácio

No dia 31 de janeiro de 1956, Juscelino se dirige para o Palácio Tiradentes com a esposa, Sarah, e as filhas, Márcia (Andréia Horta) e Maria Estela (Samara Filippo). D. Júlia (Ariclê Perez) dispensa o carro oficial e faz questão de ir assistir ao filho em um carro de praça, acompanhada de Naná (Denise del Vecchio) e Júlio Soares (Tato Gabus Mendes). No Palácio, JK é recebido por políticos, amigos e parentes. Enquanto isso, do lado de fora, o povo se aglomera e canta “Peixe Vivo”. O presidente vai para a sacada com os familiares e saúda a multidão. Junto a uma árvore, mais afastada, está Marisa (Letícia Sabatella), acenando e sorrindo para Juscelino.

Festa para Juscelino

Para comemorar a vitória, políticos e convidados reúnem-se em um baile, no Palácio do Itamaraty. A recepção conta com a presença de diplomatas, intelectuais, empresários e políticos, como Alkmim (Paulo Betti), Benedito Valadares (Otavio Augusto), Augusto (Antonio Calloni) e Yeda Schmidt (Alessandra Negrini), além, entre outros, de Genaro (Adriano Stuart), Celita (Marília Gabriela) e Luis Felipe Cavallini (Paulo Nigro) e de Jorge (Hugo Carvana) e Camilinha Sampaio (Xuxa Lopes). Salomé (Deborah Evelyn) também participa da festa e conhece, apresentado por Yedda, o médico Raul (Daniel Dantas).

Os dois dançam durante o baile e ele elogia a habilidade da enfermeira na pista de dança. Encantado, ele confessa que já a conhecia de vista da Casa de Saúde e a convida para jantar.

 

Notícias Relacionadas