Notícias

23/11/2005 | 09h02m - Publicado por: Elba Kriss | Foto: Divulgação / Rede TV!

João Kleber: “Sou um artista censurado”

João Kleber: “Sou um artista censurado” - Divulgação / Rede TV!

João Kleber, apresentador dos programas Tarde Quente e Eu Vi Na TV, na RedeTV!, está indignado com o fato de o Ministério Público ter retirado a primeira atração do ar e ainda punir a emissora com o corte de 25 horas do sinal. Porém, o que deixou o artista ainda mais indignado foi o Eu Vi Na TV também ter sido tirado do ar, na noite de segunda-feira, dia 21.

Segundo ele, a decisão também partiu do Ministério Público, já que o órgão ordenou que a atração faça os Testes de Fidelidade 'somente com homens e não com mulheres'. O apresentador considera isso censura e preconceito. Como a RedeTV! não teria tempo de editar o programa, adequando-o à determinação, achou por bem não exibi-lo na noite de ontem. A solução foi esticar o SuperPop em cerca de 45 minutos e, na sequência, exibir o jornal Leitura Dinâmica, que antes só entrava após JK, à 1h30, das segundas-feiras.

O Eu Vi na TV dava em torno de 6 pontos de média, ficando na vice-liderança no IBOPE. O Superpop gira por volta de 3. Porém, ontem, chegou a 4.

Toda a confusão começou quando o sinal da RedeTV! foi desligado pela justiça, às 21h de segunda-feira, dia 14, só retornando às 22h do dia seguinte. Isso ocorreu devido ao descumprimento, pela emissora, de uma ordem judicial determinando que, no lugar da atração Tarde Quente, o canal exibisse um programa educativo fornecido pelas ONGs. No dia 8, a RedeTV! tirou do ar o Tarde Quente, mas colocou no horário a reprise de um de seus programas, a série Vila Maluca. Dessa forma, descumpriu a determinação da justiça.
 
Ontem, sobrou também para o Eu Vi na TV, o que deixou João Kleber, que acaba de chegar de Portugal, onde faz uma versão lusa do Teste de Fidelidade para a TVI, mais indignado ainda.

Em conversa com a reportagem de OFuxico, o apresentador, que tem contrato por mais quatro meses com a emissora, falou sobre o assunto. Ele diz estar disposto a gravar o Teste de Fidelidade apenas com homens, mas a RedeTV! ainda não o procurou para definir o que fazer.

OFuxico: Como você vê tudo isso que aconteceu com você e a RedeTV!?
João Kleber: Isso é censura. Nós temos o direito de livre expressão e meus diretos foram colhidos. Colocaram por aí que o João Kleber tirou a RedeTV! do ar. Eu não tiro ninguém do ar. Eu sou subordinado e meu programa é gravado. Quem tem culpa é quem colocou o programa no ar.

OF: Como fica sua situação na emissora?
JK: Acho a atitude do Ministério Público uma censura total. Mas a RedeTV! fez um acordo com o MP para que a tevê pudesse voltar ao ar. Esse acordo diz o seguinte: o João Kleber deve retirar as pegadinhas e a partir do dia 5 de dezembro a emissora deve exibir programas educativos. Mas aí, nesse acordo, tem um outro adendo, que tem relação com o Teste de Fidelidade, no Eu Vi Na TV. Eles dizem que o programa só pode testar homens. Isso também não é preconceito? Como é que se censura um programa assim? Esse acordo a RedeTV! assinou, eu não.

OF: Você deveria ter assinado?
JK: Eu não assinei porque meus advogados acharam uma situação ditatorial grave.

OF: Por isso o Eu Vi na TV não foi exibido na segunda-feira, dia 21?
JK: Sim, como só se pode testar homens e não mulheres, e meu programa já estava gravado decidiram não exibir. São mais de duas horas de programa. Não dava para editar, ia ficar com pouco tempo de duração.

OF: Você se sente culpado pelo que aconteceu?
JK: Culpado, eu? Como vou me sentir culpado? A própria direção da emissora diversas vezes me elogiou. Eles sempre elogiaram minhas pegadinhas e o teste de fidelidade.

OF: Até quando vai seu contrato com a RedeTV?
JK: Tenho contrato até o dia 31 de março de 2006 e estou cumprindo-o. Se me pedirem para gravar o teste de fidelidade só com homens, eu gravo. Agora, isso não quer dizer que eu não vá lutar pelos meus direitos.

OF: Você então gravaria contrariado?
JK: Não digo contrariado. Essa palavra tem duplo sentido. Eu vou gravar porque sou contratado da emissora. Mas vou lutar pelos meus direitos de liberdade. Estou à disposição da RedeTV!, e se eles mandarem eu cumprir o acordo que eles fizeram, eu cumpro. Mas que eu acho preconceito, eu acho.

OF: A RedeTV! não entrou em contato com você para agendar uma gravação, já nesse novo formato de programa?
JK: Não.

OF: Você vai entrar em contato com eles?
JK: Se eles mandarem gravar o programa só com homens, eu gravo, porque tenho um contrato. E eles têm esse acordo com o ministério, com o qual eu não concordo. Aliás, estou entrando com um agravo na justiça pedindo meus direitos de liberdade de expressão artística.

OF: Em Portugal você comanda o Fiel e Infiel, um programa semelhante ao que é exibido no Brasil. Você tem esse tipo de problema lá?
JK: Quando esse assunto explodiu, recebi todo o apoio da TVI. Eu já deveria estar lá de novo para gravar meus especiais de final de ano. Lá não existe esse tipo de censura, o país é extremamente democrático. Meu último programa lá deu 50 % de share (número de aparelhos ligados). Aqui, sou um artista censurado.


 

Instagram

Instagram

  • Repost @estherrocha : Delícia de visita com direito a um@montão se brigadeiros deliciosos que adoçou a redação e o meu coração... Esses dois lindos são os idealizadores do @empoderadxsbr , um site lindo, bem feito e do bem que é o novo parceiro de @site_ofuxico . E eu só festejando os amigos que a vida@me dá🙏😘😍
  • A @clau_music fez questão de divulgar seu mais recente videoclipe, feito para a música Pouca Pausa, para os seguidores de #OFuxico. Confira!
  • Ainda na noite da última quarta-feira (13), @danielsaboya agitou o YouTube Space, no Rio de Janeiro, comemorando, entre outras coisas, seus dez milhões de inscritos, no YouTube, sendo dono do maior canal de dança do mundo. Confira um pouco do que aconteceu, no evento!
  • Nossa deliciosa tarde de festinha junina... clima gostoso na redação.
  • @ararocha20 trouxe complemento gostoso para nosso  Almocinho festa junina na redação...
  • Almocinho festa junina na redação...
  • @joaoguilherme divulga música inédita e manda recado ao OFuxico!!!

OFuxico