Notícias

19/01/2006 | 15h00m - Publicado por: Flávia Almeida

Joãosinho Trinta está pronto para o Carnaval

Falar em carnaval carioca e não citar Joãosinho Trinta, é o mesmo que o amante do futebol ir ao Rio e não conhecer o Maracanã. Conhecido como Mago do Carnaval, o carnavalesco, já restabelecido de uma temporada internado no Hospital Sarah Kubitschek,em Brasília, prepara sua volta à Marquês de Sapucaí.

Uma prévia de emoção que Joãosinho sentirá aconteceu no dia 12,  quando ele participou do ensaio do bloco Badalo de Santa Teresa, no bairro onde mora. Faz dois meses que o carnavalesco voltou ao Rio de Janeiro, depois de quase um ano no Sara. Uma das primeiras providências de Trinta foi visitar o barracão da escola de samba Unidos de Vila Isabel, onde ainda trabalhava quando teve o segundo Acidente Vascular Cerebral (AVC), em novembro de 2004.  Em franca recuperação do derrame cerebral, Joãosinho Trinta já faz planos para assistir aos desfiles de 2006 na Sapucaí.

“Se Deus quiser estarei assistindo ao maior espetáculo da Terra. Já fui ao barracão, o carnaval de 2006 não é de trabalho, mas de volta por cima. Vou desfilar no bloco pelas ruas de Santa Teresa e, na Vila, será um recomeço”, disse o Mago do Carnaval a OFuxico .

Apesar de ainda usar a cadeira de rodas, Trinta já caminha amparado por uma bengala. Ele não lamenta sua situação física e diz que a vida ainda lhe reserva grandes coisas.

“Mais do que nunca, vou vivendo cada dia com intensidade, admirando cada gesto, cada ação do ser humano”, filosofou.

Mago de fato e direito

De origem pobre, o maranhense João Clemente Jorge Trinta saiu de sua cidade natal aos 18 anos e mudou-se para o Rio de Janeiro na intenção de se tornar bailarino. Estudou balé na academia de Eduardo Sena e em 1956 ingressou através de concurso público no Corpo de Balé do Teatro Municipal. Nesta época, conheceu os cenógrafos Arlindo Rodrigues e Fernando Pamplona que, além de trabalharem nas cenografia do teatro, ainda decoravam os bailes e as ruas da cidades para o carnaval. Em 1963 Arlindo Rodrigues o convidou para auxiliá-lo na criação e nas alegorias para o desfile do Acadêmico do Salgueiro, onde estreou no carnaval.

A criatividade de João mudou a folia carioca. Foi ele quem criou os carros alegóricos. É dele também a célebre frase: “Quem gosta de miséria é intelectual”, em resposta aos ricos carros alegóricos criados para a Beija-Flor.

Em 1993 sofreu uma isquemia, recuperando-se parcialmente nos anos seguintes. Em 2003, Joãosinho foi o primeiro carnavalesco a aceitar a merchandising e o patrocínio de grande empresas para uma escola de samba, a Grande Rio, de onde foi afastado em 2004 acusado de ser “delirante”. Em novembro deste mesmo ano sofreu mais um AVC, sendo liberado do CTI poucos dias depois. Certo de que teria uma melhor recuperação, Joãosinho foi para Brasília, se tratar no Hospital Sara Kubitschek, referência em fisioterapia.

 

 

Instagram

Instagram

  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Veja, clicando em #OFuxico, os looks que as celebridades escolheram, para a segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr.
📷: Brazil News
  • As gravidinhas e futuras mamães de primeira viagem @isisvalverde e @sabrinasato fizeram questão de prestigiar o leilão do Instituto Neymar Jr. Confira tudo em #OFuxico!
📷: AgNews
  • Saiba tudo que rolou, na segunda edição do leilão do Instituto Neymar Jr., que aconteceu na noite da última quinta-feira (19), em São Paulo, no #OFuxico!
📷: AgNews
  • Na ocasião, @luansantana ainda cantou, junto com o

OFuxico