Imprimir

Notícias

10/03/2017 | 14h08m - Publicado por: Flávia Almeida/Ará Rocha | Foto: Divulgação/TV Globo

Jorge Fernando se recupera de um AVC

O diretor luta contra sequelas

Jorge Fernando  se recupera de um AVC - Divulgação/TV Globo
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

Há pouco mais de um mês, Jorge Fernando sofreu um AVC. Desde então ele está cercado de profisssionais para que sua recuperação aconteça o mais breve. O diretor teve sequelas no lado esquerdo do corpo, que comprometeram os movimentos e a fala.

"Ele está fazendo fono e fisioterapia todos os dias. Já está falando melhor. Ele é uma pessoa muito ativa e sente falta da rotina dele", disse a mãe do artista, Hilda Rabelo, ao jornal Extra.

A publicação destaca que Jorge só tem saído de casa para se consultar com médicos. Ele passa os dias em sua cobertura no Leme, na Zona Sul carioca, onde é assistido por dois enfermeiros que se revezam e uma cozinheira que prepara a dieta balanceada necessária nesta fase. 

"Ele já estava num processo de emagrecimento, mas perdeu bastante peso", disse Hilda.

No próximo dia 17, estreia no Rio de Janeiro o musical Vamp, que saiu da TV para os palcos pelas suas mãos. Mas é um assistente de Jorginho que vem cuidando de tudo. 

"Ele não está em condições de trabalhar como sempre fez. O que ele precisa, a Maria, irmã dele faz. Ele diz que uma é a mãe de rezar, que sou eu, e a outra a mãe de fazer", justificou Hilda, de 92 anos.

Em outubro do ano passado, Jorge Fernando ficou internado por causa de uma inflamação no pâncreas.

O que é um AVC?

Popularmente conhecido como "derrame cerebral" ou, simplesmente, "derrame" o AVC - Acidente Vascular Cerebral está entre as principais causas de morte no mundo. No Brasil, quase 90.000 pessoas morreram em conseqüência de AVC em 2002, enquanto o IAM - Infarto Agudo do Miocárdio foi responsável por um pouco mais de 60.000 mortes.O AVC é, também, um dos principais responsáveis por deixar o paciente incapacitado para realizar suas atividades habituais. De acordo com o grau do AVC, ou seja, da extensão e localização da área do cérebro atingida, ele pode fazer com que as pessoas fiquem totalmente dependentes de terceiros, sem condições, às vezes, de sair da cama, ou pode ser tão discreto ao ponto de não deixar nenhuma seqüela ou deixar uma leve perda de força na mão.Estima-se que a maioria dos indivíduos que sofrem um "derrame" demora, em média, 12 horas para chegar a um hospital ou que apenas 30% das vítimas são levadas ao hospital nas primeiras 6 horas, sendo que o ideal é que eles recebessem o tratamento adequado até 3 horas após o início do AVC.

Há dois tipos de derrame: o hemorrágico e o isquêmico e devem ser atendidos de modo diferente e com urgência. Na presença de sinais de AVC deve ser realizada imediatamente uma tomografia, exame essencial para a determinação do tipo do derrame. Confirmado o diagnóstico, o paciente é levado à UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, onde o médico aplica o remédio específico para conter o problema. Com essa agilidade e cuidados deveriam ser atendidos todos os casos de AVC.







Instagram

Instagram

  • Hoje é dia de estreia em grande estilo!! @Neide Boa Sorte​ está de volta, agora com boletins diários! 
De segunda à Segunda, sempre às 8h da manhã! 
https://youtu.be/XvGd49QXb8o
  • @ladyfontenelle e @jonathancostaoficial celebram dois anos de Salvatore 📷: Divulgação/AgNews/Anderson Borde
  • @sandyoficial brilha em apresentação especial com a banda Angra
📸Manuela Scarpa/Brazil News
  • @latino e sua noiva estiveram em São Paulo para começar um tratamento de rejuvenescimento com laser. O cantor brincou com o especialista. Confira!
  • A dupla @cleitonecamargooficial mandou um recado aos leitores do #OFuxico! Confira
  • Fiquem ligadinhos! Segunda-feira tem Live no OFuxico com @aloisiochulapa e @luisaalbu, ex- Power Couple
  • @micheltelo e @tatafersoza aproveitaram uma folguinha para brincar com os filhos, em um shopping do Rio de Janeiro. Confira tudo sobre o passeio em #OFuxico!
📷: AgNews

OFuxico