Imprimir

Notícias

16/06/2017 | 11h50m - Publicado por: Flávia Almeida | Foto: Reprodução/Facebook/Manoel Soares

Jornalista que divide comando do Encontro relembra passado difícil

Manoel Soares foi contratado recentemente como repórter

Jornalista que divide comando do Encontro relembra passado difícil  - Reprodução/Facebook/Manoel Soares
  • Amei0
  • Curti0
  • Feliz0
  • Triste0
  • Nervoso0
  • Surpreso0

A caminhada de Manoel Soares não foi nada fácil. É ele mesmo quem se apresenta.

"Sou nascido na Bahia e criado no Rio Grande do Sul, sempre na favela. Era gago na infância. Adulto, fui pedreiro, vendedor ambulante, tentei trabalhar como segurança... Cheguei a ser morador de rua. Não dei certo como bandido porque tinha muito medo. Esse crachá aqui é da minha mãe, dona Ivonete. A ela eu devo tudo o que sou".

Repórter recém-contratado do Encontro com Fátima Bernardes, na Globo, o jornalista, que completa 37 anos de uma rica existência no próximo domingo (18), assumiu na  quinta-feira (15), a apresentação do programa ao lado de Ana Furtado e Lair Renó na folga da chefe. 

"Quando fui chamado para o programa, fiquei três dias com dor de barriga. Imagine agora o nervosismo! A naturalidade dela, o jeito com que faz o jornalismo dialogar com o entretenimento, me encantam. Eu dizia: um dia ainda vou trabalhar com essa mulher. Agora, olho para Fátima e não consigo registrar. Ela ainda é um pouco virtual para mim", disse ele ao jornal Extra.

Manoel sabe da responsabilidade pelo que conquistou.

"O mérito de eu estar aqui não é meu. É de Milton Gonçalves, Zezé Motta, Lázaro Ramos. Vem de pensadores acadêmicos, militantes sociais negros e periféricos que lutaram para isso. Ter a amizade de MV Bill, de Mano Brown, de gente que construiu minha formação como indivíduo, causou isso. Estou num programa de muita visibilidade, isso é muito forte para mim. Meu nervosismo, meu medo de viver esse momento não é pela fama. É que eu tenho noção do que está acontecendo, do que isso representa".

Inicialmente repórter da RBS, afiliada gaúcha da Rede Globo, por 15 anos, Manoel começou a fazer links para vários programas da emissora. E chegou ao Profissão Repórter, com Caco Barcelos, em 2011. Em abril, ele assumiu a reportagem do Encontro em São Paulo, onde atuava Felipe Andreoli (que migrou para o Esporte Espetacular, ao lado de Fernanda Gentil).

"Profissionalmente, sempre tive a obsessão por diminuir a distância entre o morro e o asfalto, levar a televisão para a periferia. Vivia entre o lixo e o luxo. Pessoalmente, minha meta era tirar minha família da miséria absoluta, em que a gente chegava a disputar comida com os ratos".

O jornalista promete seguir os conselhos da mãe. 

"Quando soube da novidade, minha mãe me disse: 'Vá lá e se comporte'. Sei bem do que ela está falando. Não tem a ver com a bronca maternal, mas com fazer o que precisa ser feito. Vou fazer, e com leveza. Nunca abrirei mão dos valores que trouxe de casa. Ela batalhou muito, abandonou meu pai para afastar meus irmãos e eu da violência doméstica. Ele terminou assassinado. O que eu faço hoje é pelos meus quatro filhos. Este é um momento novo para a minha família, mas não quero o peso de ser 'o messias', 'o enviado'. Até porque eu preciso ser feliz".







Instagram

Instagram

  • @aldairplayboy também colocou todo mundo para dançar, durante sua incrível apresentação, no evento no CTN, em São Paulo, que também contou com a participação de Devinho Novaes
  • @xandaviao agitou a madrugada deste sábado (18), com um super show no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo. Na ocasião, ele interpretou sucessos de todas as fases do Aviões do Forró
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • @RenatoAragão fala da emoção de estar mais uma vez no #CriançaEsperanca, uma ideia que ele teve há mais de três décadas
  • Olha só o recadinho que a dupla #Sandro&Gustavo mandou para os leitores de OFuxico!
  • @projota fez questão de convidar os seguidores de #OFuxico para conferir sua mais nova música de trabalho, Sr. Presidente, que já conta até com videoclipe. Confira mais!
  • Confira suposta lista de participantes de #AFazenda! Quem você gostaria que estivesse na nova edição do programa?
📷: Divulgação/Record TV

OFuxico