Notícias às 11:00

José de Abreu sobre A Regra do Jogo: ‘Reflexo do público’

Divulgação/TV Globo

Em entrevista ao OFuxico, José de Abreu esbanjou simpatia para falar sobre o milionário Gibson Stewart, personagem que interpreta na nova novela das 21h da Globo, A Regra do Jogo, e aproveitou a ocasião, entre outras coisas, para encher toda a equipe de produção e seus colegas de elenco no folhetim de elogios. 

"Ainda não dá para fazer um balanço exato sobre a novela, são poucos dias de exibição, mas a trama é muito boa, sofisticada, vai ser de alto nível de um modo geral. O elenco também foi escolhido a dedo, e está muito apaixonado. A Cássia Kis Magro, por exemplo, foi monstruosa, principalmente na cena com o Romero Rômulo (Alexandre Nero), no hospital", disse o conhecido ator. 

José de Abreu sobre A Regra do Jogo: 'Reflexo do público'Cenas fortes e texto de João Emanuel Carneiro

Se depender da maneira como já ingressou na história, vendo uma das filhas, Nelita, que sofre de bipolaridade, ficar completamente enlouquecida durante um jantar de família, José promete não só dar um show de atuação, mas também passar por fortes emoções na frente das câmeras. 

Segundo o ator, este tipo de cena não tem como ensaiar muito, e faz parte, de certa forma, da maneira como o autor João Emanuel Carneiro opta por construir os roteiros que escreve, que são sempre cercados de total mistério, até mesmo para os atores, que, ao contrário do que muita gente pode pensar, têm recebido os capítulos aos poucos.

O próprio intérprete de Gilbson, por exemplo, só leu 18 até o momento, e acha isso muito bom para o trabalho, já que, além de ser uma forma mais honesta de se construir um folhetim, as novelas, desde sempre, são obras abertas, e podem ir mudando ao longo de sua exibição.

"O João dá os capítulos suficientes para a gente conseguir trabalhar, isso é ótimo, porque instiga o ator, dá medo, insegurança, e, nas novelas, o erro é legal, ator aprende a viver e ser melhor desta forma, além de ter que segurar a ansiedade, o que também é ótimo para a vida de um modo geral, ainda mais para mim, que sou geminiano (risos)", falou José, que já havia trabalhado com Carneiro na novela Avenida Brasil, em que interpretou o personagem Nilo.

 Relação entre o milionário e a filha Nelita

Um dos assuntos que promete prender a atenção dos telespectadores durante a história é a relação entre pai e filha interpretados por Abreu e Bárbara Paz. Mesmo sendo a primeira vez que está trabalhando com a colega, ele disse que já conhecia a atriz pessoalmente, e os dois vêm conversando muito (de maneira bem legal e aberta, segundo o próprio) para conseguirem compor, da melhor forma possível, seus personagens, além de deixarem o público bem informado sobre a doença abordada neste núcleo. 

"É complicado, pois é um problema que não tem cura. Se a família realmente quisesse ajudar a Nelita, ninguém poderia beber, por exemplo, dentro da casa, mas o Gibson não tem disponibilidade para a família, ele só se importa com o dinheiro, é um homem de negócios, politicamente conservador e muito careta, que possui outros tipos de preocupações que não envolvem a filha, e tem uma reputação à zelar. Além disso, fica claro, na história, que ele tinha preferência pela outra filha, Kiki, que, aparentemente, foi sequestrada e morta, mas todo mundo sabe que ela vai entrar na trama mais para frente. Não sei de onde vem essa implicância com a Nelita, que tem muito ressentimento e mágoa do próprio pai", falou o ator, dando alguns detalhes essenciais para a compreensão de seu personagem. 

Preparação para entrar em cena

Para se preparar para o trabalho, José de Abreu contou que leu muito, principalmente algumas biografias de pessoas que se tornaram importantes milionários, para aprender como se "alcança" tal estágio, além de contar com o apoio de seus próprios colegas. Renata Sorrah (que interpreta sua esposa no folhetim e com quem já havia contracenado), por exemplo, chegou a oferecer sua própria casa para os ensaios com a família da qual faz parte na trama, que também ficou, inclusive, bem unida e com laços fortes fora das telinhas, e conversam muito, até por meio das novas tecnologias, para deixarem a atuação ainda mais aprimorada. 

Semelhanças e diferenças com o personagem

Já ao ser questionado sobre as diferenças e semelhanças entre seu jeito de ser na vida real e a maneira como o milionário Gibson costuma agir, o ator foi categórico, e, todo risonho, deixou claro que não tem nada a ver com o personagem, o que é muito benéfico para o trabalho. 

"Estou longe de ser rico (risos). Não temos muitas semelhanças, sou mais paizão que o Gibson, estou sempre presente, a família é essencial na minha vida", falou ele, antes de contar que não costuma comparar os personagens que faz, procura considerar cada um por si só, obtendo conhecimento e aprendizados de cada experiência, separando umas das outras.

Recepção do público

Sobre o modo como o público deve receber seu papel, José de Abreu disse para OFuxico que, infelizmente, ainda existe muitas pessoas na sociedade bem parecidas com o milionário, que têm usado muito a internet para ganharem voz.

"O João Emanuel escreveu esta novela para mostrar como a sociedade realmente é. A trama é um verdadeiro reflexo do público, que, mesmo que não façam modificações em suas vidas, pelo menos devem refletir sobre a maneira como vivem, pensar sobre o fato de que estão se vendo na telinha, mesmo que de forma um pouco diferente de como tudo realmente é", finalizou o ator.

José de Abreu critica Anitta e Luan Santana
José de Abreu é visto em clima de romance na praia
José de Abreu é assaltado no Vietnã e causa polêmica ao comparar país com São Paulo
Morando em Paris, José de Abreu volta ao Brasil para gravar Favela Chic

Notícias Relacionadas