Notícias às 17:25

Joyce Ribeiro estreia como escritora

Divulgação

O público estava com saudade de Joyce Ribeiro na tela do SBT. A jornalista acaba de voltar de sua licença maternidade e está curtindo seu retorno e uma novidade: lança, no próximo dia 21, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro Chica da Silva – Romance de uma Vida, publicado pela editora Planeta.

Em conversa com OFuxico, Joyce contou como foi seu retorno ao trabalho e também falou um pouco sobre sua nova empreitada.

“Voltei ao trabalho na semana passada, após minha licença maternidade. Lorena está com 5 meses e está na fase de se adaptar também com minha volta ao trabalho. Estamos nos primeiros dias, testando essas horas longe. Fiquei longe de tudo o tempo necessário para ela e para mim, mas quando a gente trabalha desde cedo e está acostumada, não dá pra ficar parada. Voltei!”, disse Joyce.

Sua filha mais velha, Maria Luísa, de 3 aninhos, não sentiu ciúme com a chegada da irmã.

“A convivência entre elas é surpreendente. Malu não teve ciúme, não manifestou nada disso. Na gravidez ainda não se ligava do que ia acontecer. Quando Lorena nasceu e ela viu o bebê, ela enlouqueceu, só quer sair se a irmã for junto, tudo é pela irmã. Às vezes prefere até não sair para ficar com a irmã. Ela está agora esperando ansiosa que a Lorena comece a andar para poder fazer mais brincadeiras ainda. São duas grandes amigas”.

Joyce contou que seu livro, primeiro de muitos que certamente virão, vai mostrar um outro lado de Chica da Silva, que muitos não conhecem.

“É meu primeiro livro, um romance baseado na história não só do amor de Chica com João Fernandes, mas também mostrando outras coisas que não apenas o lado sensual que enlouquecia e despertava o desejo dos homens. Os traços mais marcantes da personalidade dela são inspiradores até hoje: a determinação, a forca num meio  que nada favorecia a mulher. Ela cresceu escrava, teve dois donos, teve relacionamento com os dois donos. A imagem só do lado sexual não faz jus com quem ela foi. Teve 13 filhos com João Fernandes e mais um com seu antigo patrão. O que ela mais queria era encaminhar os filhos nos estudos, algo muito avançado para a época. Com 9 filhas, ela se emprenhou muito para que todas também tivessem condições de estudos dignos. Os filhos homens foram com o pai para a Europa e as meninas não tinham preocupação de estudos no século 18. Mas todas estudaram em convento. Saíram para casar ou seguir carreira religiosa”.

Ainda sobre a publicação, Joyce destaca que Chica tornou-se uma grande administradora.

“Chica foi mulher de negócios, cuidou da herança da família e administrou todo o patrimônio da família. Não desistiu, mesmo em situação de regime escravocrata. Ela acreditou que podia viver aquele amor e não ser apenas uma opção, coisa que na época era muito comum entre os ‘donos de escravas’. E junto com João Fernandes ela conseguiu construir sua família, nos moldes tradicionais da época”.

Joyce afirmou que o livro não é uma biografia.

“Não é uma biografia,  não conto todos os passos que ela deu na vida. É uma história romanceada da vida dessa mulher incrível”.

Serviço:
Chica da Silva – Romance de uma Vida
Lançamento: 21/03 às 19h
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Piso Teatro
Av. Paulista, 2073 – Consolação – SP

Joyce Ribeiro dá à luz Lorena
Âncora do SBT, Joyce Ribeiro é vítima de racismo nas redes sociais
Jornalista Joyce Ribeiro estreia seu programa de entrevistas na internet, o Joyce Entrevista
Após ter bebê, Joyce Ribeiro está de volta ao SBT

 Joyce Ribeiro estreia como escritora

Notícias Relacionadas