Notícias às 09:00

Juliana Paiva comenta o sacrifício que fez para fazer Malhação

Luiza Dantas/Carta Z Notícias

De minissaia, barriguinha de fora e mexendo o corpo ao som de um funk, Fatinha, personagem de Juliana Paiva em Malhação, enlouquece os colegas do colégio. Somado aos trajes, inconvenientes para uma sala de aula, o comportamento ousado da garota faz com que as meninas a vejam como a periguete da vez. A atriz defende a personagem:

"Ela gosta de se mostrar, mas é uma defesa. Na verdade, ela é introspectiva", insiste a atriz.

Analisando-a desde o jeito de andar até os fios de cabelo mais claros do que ela estava habituada, a atriz descobriu "três Fatinhas em um corpo só". Segundo ela, a primeira seria a Maria de Fátima, devido à criação tradicional dos pais em casa. A segunda, seria a "facinha" do colégio, como os amigos de turma costumam dizer. Por fim, vem a própria Fátima, que nem mesmo ela conhece ainda, o que, para a atriz, é a característica mais difícil de compor. De todas as diferenças entre ela e a personagem, como jeito de se vestir, andar e falar, Juliana aponta o perfil expansivo como o principal contraste.

Juliana Paiva diz que sua personagem em Malhação gosta de se mostrar mas é introspectiva"Ela chega em quem quiser. Já eu, não. Gosto de ser conquistada", revela, com sorriso tímido.

 A habilidade de interpretar essas três personalidades ao mesmo tempo tem feito com que Juliana, aos 19 anos, seja um dos destaques da atual fase de Malhação. Após a última temporada, em que o ambiente central da história era a faculdade, o folhetim da Globo voltou ao cenário escolar, com tudo o que a garotada tem direito – festas, paqueras, fofocas e muita diversão.

Com o elenco quase todo bem jovem, é possível sentir o clima que envolve a adolescência.

"Nós temos de mostrar que somos realmente uma turma de colégio. Hoje, somos uma galera de verdade. Quando termina a gravação, a gente já marca de se encontrar", valoriza a atriz, que só tem elogios para o núcleo da trama.

"Todo mundo vem gravar com um sorriso no rosto", anima-se.

Viver a Fatinha frente as câmaras trouxe novo estilo para Juliana. Mas, para ela, mudar o visual não é novidade. A composição da sua última personagem na tevê, a Valquíria, de Ti-Ti-Ti, fez com que agora ela não levasse um choque tão grande ao se ver loura no espelho.

Para compor a roqueira Valquíria, apaixonada por moda, ela teve de cortar os fios – que batiam na cintura – na altura dos ombros, além de clarear as madeixas.

"Foi a minha primeira mudança radical. Nessas horas, temos de nos despedir temporariamente das nossas vaidades para dar espaço ao personagem que está vindo", filosofa.

 Já o papel atual exigiu mais do que a mudança de visual da atriz. Com traços delicados e estilo romântico, Juliana entrou em outro universo – o do funk.

 "É mais uma brincadeira de sedução do que qualquer outra coisa", garante.

Mesmo tendo feito dança quando mais nova, a atriz precisou de aulas para alcançar o rebolado impecável. Tudo sem se tornar vulgar.

"Aprendi com a minha professora, que até a maneira de jogar o cabelo ajuda na sensualidade da dança", ensina.

O corpo de modelo de Juliana, já explorado em diversas passagens nas passarelas e ensaios fotográficos, causa inveja ao mostrar a barriguinha na tevê. Aos 9 anos, a atriz iniciou a carreira de modelo. Mas, foi no palco que ela encontrou a sua vocação. Quando se mudou com a família para Fortaleza, no Ceará, começou a estudar interpretação e ingressou em grupos de teatro. Ao retornar para o Rio de Janeiro, aos 14 anos, estava certa de que seria atriz.

"Me apaixonei pela arte. Não teria como seguir outra carreira", recorda. Juliana, que está na sua quarta novela, teve passagem em algumas peças e pelo cinema, como intérprete de Tize, no longa Desenrola.

Mas, de todos os personagens, Juliana destaca Valquíria e Fatinha, que, de tão diferentes dela, trazem novas maneiras de trabalhar a carreira.

"Não temos nada a ver. Só somos fisicamente parecidas", garante.

 "Malhação" – Segunda a sexta, às 17:15 h, na Globo.

Juliana Paiva já está sentindo saudades das gravações de Ti-ti-ti
Audiência: Malhação cai e marca 11 pontos no terceiro capítulo
 

Notícias Relacionadas