Notícias

12/11/2012 | 16h04m - Publicado por: Caroline Borges/ TV Press para O Fuxico | Foto: Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Juliane Araújo faz aulas de etiqueta para personagem de Lado a Lado

Atriz quer aproveitar ao máximo sua estréia com grande papel em TV

Juliane Araújo faz aulas de etiqueta para personagem de Lado a Lado - Pedro Paulo Figueiredo/ Carta Z Notícias

Fazer televisão pode ser o sonho de muitos atores, mas Juliane Araújo sempre manteve sua carreira focada no teatro. A atriz nunca ambicionou estar diante das câmaras. Mas, após o incentivo de um amigo, a intérprete da doce Alice, de Lado a Lado, decidiu fazer seu cadastro no banco de atores da Globo e uma semana depois foi chamada para um teste de elenco. Sem grandes expectativas, ela ficou surpresa ao ser aprovada para a atual trama da seis.

"Sempre achei que isso fosse acontecer naturalmente", ressalta a atriz, que acumula apenas uma pequena participação na novela Rebelde, da Record, em seu currículo. 

Na trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage, Juliane dá vida à ingênua Alice, prima de Laura, interpretada por Marjorie Estiano. Confidente da protagonista, a personagem é a representação da mulher submissa do início do século passado, acanhada e sempre obediente.

"É uma espécie de contraponto ao modernismo da personagem da Marjorie, sempre muito forte e madura. Já o meu papel, é muito mais sensível e romântico. É uma jovem de 18 anos descobrindo a vida", compara.                 

A pouca experiência na área televisiva foi um entrave para Juliane no começo das gravações. Algumas noções de posicionamento de câmara e termos técnicos não faziam parte do cotidiano da atriz, que foi se familiarizando aos poucos com o ambiente.

"Eu tinha uma tensão tão forte no começo que me bloqueava. Acho que nas três primeiras semanas eu estava apática. Mas agora estou mais tranquila e estudando mais para enriquecer a personagem", acredita a atriz, que não deixa de observar e aprender a partir da atuação de seus companheiros de cenas, como Marjorie Estiano e Isabela Garcia. 

Para dar vida a uma jovem dama da sociedade do início do século XX, Juliane frequentou, junto com todo elenco, palestras sobre a história do Brasil com o jornalista e historiador Eduardo Bueno durante o tempo de preparação da novela. Além disso, participou de aulas de como se portar em público, para aprender a sentar, abaixar e andar com delicadeza.

"É uma novela muito bonita. E a movimentação antigamente era muito sutil. Fazer uma novela de época requer muita responsabilidade com os pequenos gestos", afirma.

A vida profissional de Juliane começou cedo, aos nove anos, quando ingressou no curso de Teatro. Desde então, a atriz emendou diversas peças e fez muitos trabalhos publicitários. Aos 12 anos, chegou participar de alguns testes para televisão, mas todos sem muito sucesso.

"Sou muito tranquila quanto ao percurso das coisas na vida. Nunca fui de buscar. Hoje faço novela e amanhã posso acabar voltando para o teatro. Sou focada no agora", aponta. Paralelamente à carreira de atriz, Juliana também trabalhava na produção de eventos para ganhar maior autonomia financeira diante da instável carreira artística.

"Fazia eventos para não precisar sobreviver só do teatro. Já cheguei a receber 15 reais para ficar com espetáculo em cartaz em Niterói", lembra a atriz, que apesar das dificuldades sempre contou com o apoio da família para seguir no teatro.  

O futuro na televisão ainda é bastante incerto para Juliane, que prefere não planejar seus próximos projetos. Após o fim da novela, a atriz pretende cursar Artes Cênicas na Unirio para se aperfeiçoar na profissão.

"Cheguei a fazer testes, mas não passei. Quero tentar de novo. Ainda tenho muito para estudar. Tenho apenas 23 anos e meu caminho está longe do final", planeja.     

Lado a Lado - Segunda a sábado, às 18 h, na Globo.

Instagram

Instagram

  • Na noite da última quarta-feira (25), aconteceu a inauguração do Boots Club, a boate do pai de Neymar Jr., no Rio de Janeiro. Muita gente famosa compareceu, inclusive os ex-BBBs desta edição. Venham ver  as fotos no site OFuxico! (Crédito 📸: Thyago Andrade/BrazilNews)
  • Wesley Safadão descobre sexo do terceiro filho em Chá Revelação e reação do cantor é tão engraçada que vira meme na internet. Quer saber mais? Venha conferir no site OFuxico! 😂 (Crédito das fotos: Reprodução/Instagram)
  • Com todo o seu carismático jeito de ser, @kaysar.dadour tem recebido muito carinho dos fãs. Confira, em #OFuxico, o que o sírio tem feito, já como vice-campeão do #bbb18!
  • Quer saber o que @gleicidamasceno anda fazendo, depois de ter se tornado a campeã do #bbb18? Clique em #OFuxico e veja!
  • Pouco menos de uma semana depois do término do #bbb18, #OFuxico decidiu mostrar um pouco do que @tio_ayrton e @anaclaraac estão fazendo, fora da casa mais vigiada do Brasil. Confira nossa matéria especial!
  • #OsGretchens estreou na última segunda-feira (23) no Multishow e nós, do OFuxico!, fizemos um resumão de tudo o que rolou e, claro, não poderia faltar os memes da galera na web. Corre para o site conferir! 😉
  • #gretchen convida rodo mundo pra assistir a estreia de #Osgretchen , hoje no #multishow @mariagretchen

OFuxico